Ensinando a partir da Sociologia da Música
Por Cristiano Bodart
Neste post apresento uma estratégia de ensino aplicável ao ensino de Sociologia escolar. Tal proposta está presente no livro que publiquei sob o título “Usos de canções no ensino de Sociologia” (BODART, 2021a). Nele há dezenas de estratégias para o ensino de Sociologia (pode ser adquirido ).
As escolhas pautam-se em colaborações de Theodoro W. Adorno à Sociologia da Música, mais especificamente em dois trechos de sua obra. O primeiro assim está apresentado:
A Sociologia da Música plenamente executada deveria orientar-se, antes, pelas estruturas da sociedade, que se acham gravadas na música e naquilo que, segundo entendimento mais geral, significa a vida musical (ADORNO, 2011, p. 399).
Nota-se que na Sociologia da Música de Adorno uma preocupação é a relação entre estruturas sociais e a conformação da vida musical. Além disso, para ele, “[…] as relações de produção constituem as condições econômicas e ideológicas às quais se restringe cada som, bem como cada reação a ele” (ADORNO, 2011, p. 400).
Tomando esses pontos, podemos promover uma aula que contribua para que os(as) estudantes entendam a música e a canção como manifestações culturais que, como tais, estão em relação dialética com as estruturas sociais, sendo os aspectos econômicos e ideológicos as chaves para sua compreensão. Compreender essas relações que envolvem a música é uma forma de ensinar aspectos figuracionais da sociedade onde ela está sendo produzida e consumida; o que contribui para o desenvolvimento de um olhar figuracional da realidade social (BODART, 2021b).
Proposta para a aula:
O samba é uma possibilidade interessante (por ser conhecido e ter um histórico marcado por momentos de criminalização antes de sua celebração midiática e veneração do seu glamour no Sambódromo) para explorar, conjuntamente com os(as) estudantes, os aspectos socio-históricos que conformaram esse gênero musical; o que é possível de ser executado a partir de trabalho de pesquisa discente.
Outro gênero musical que pode suscitar interesse dos(as) estudantes é o rap, o qual traz, geralmente, aspectos constituintes da figuração social na qual está inserido. O rap é um gênero que vem atraindo muitos jovens. Inclusive, é recorrente que as canções destaquem o rap como uma forma de luta por direitos sociais, como encontramos, por exemplo, na canção La Batalla (Latina) (2020), de Rafilsqs.
La Batalla (Latina)
Intérprete: Rafilsqs Composição: Rafilsqs […] Por aqui sigo sendo Rafilsqs honesto Com o mic na mão sigo sem desespero Falarei a real sobre esse sistema omisso Persisto em ditar o amor sem parar Qualquer lugar que vá, Jah Jah nos guardará Estrofe, poemas letras que embalam […] |
Como bem afirmou Assis (2020, p. 21),
Os rappers criam representações do real. O Rap consubstancia elementos contraditórios para se pensar a realidade. Portanto, referem-se a ‘representações da realidade social’, sobretudo das classes populares e de como essa música/cultura consegue expressar uma leitura da vida social.
Procedimentos:
Recomendo organizar a turma em grupos e definir alguns problemas de pesquisa a serem respondidos. Lembrando que para a realização do uso da pesquisa como estratégia didática, são necessárias algumas definições para orientar estudantes, sendo elas: o tema, o problema de investigação, o tipo e a metodologia de pesquisa. Apresento duas exemplificações para o ensino de Sociologia da Música a partir da pesquisa.
Exemplo 1:
Quadro 1 – Exemplo 1 de atividade envolvendo Sociologia da Música ‒ Grupo A
Exemplo 1 | |
Grupo A | |
Gênero musical | Samba |
Problema de pesquisa | Por que o samba, até o início do século XX, era criminalizado no Brasil? |
Tipo de pesquisa | Bibliográfica |
Metodologia | Levantamento de artigos acadêmicos e textos em sites que tratam das relações entre o samba e a sociedade brasileira do século XIX e início do século XX;
Leitura flutuante do material coletado; Seleção de textos; Compilação das informações; e Leitura e discussão do que foi compreendido. |
Produto final | Produção de um podcast (ou um cartaz) que explique por que o samba, até o início do século XX, era criminalizado no Brasil. |
Fonte: Elaboração própria.
Quadro 2 – Exemplo 1, de atividade envolvendo Sociologia da Música ‒ Grupo B
Grupo B | |
Gênero musical | Samba |
Problema de pesquisa | Por que as letras do samba tratam, quase sempre, da sociabilidade na favela e das dificuldades de seus moradores? |
Tipo de pesquisa | Bibliográfica |
Metodologia | Levantamento na internet de entrevistas de sambistas narrando as motivações de suas composições;
Leitura flutuante do material coletado; Seleção de textos e compilação das informações; e Leitura e discussão do que foi compreendido. |
Produto final | Produção de um cartaz que explique por que as letras do samba tratam, quase sempre, da sociabilidade na favela e das dificuldades de seus moradores. |
Fonte: Elaboração própria.
Exemplo 2:
Quadro 3 – Exemplo 2, de atividade envolvendo Sociologia da Música ‒ Grupo A
Exemplo 2 | |
Grupo A | |
Gênero musical | Rap |
Problema de pesquisa | Por que o rap é vítima de preconceito praticado por parte da elite brasileira? |
Tipo de pesquisa | Entrevista semiestruturada |
Metodologia | Identificação de compositores ou intérpretes de rap e seus contatos;
Produção de entrevista semiestruturada atentando-se para o objetivo de responder o problema de pesquisa. |
Produtor final | Produção de um cartaz que explique por que o rap sofre discriminação praticada por parte da elite brasileira. |
Fonte: Elaboração própria.
Quadro 4 – Exemplo 2, de atividade envolvendo Sociologia da Música ‒ Grupo B
Grupo B | |
Gênero musical | Rap |
Problema de pesquisa | Por que o rap não costuma ser escolhido como tema de novelas brasileiras, mesmo quando essas representam questões retratadas nas letras desse gênero musical? |
Tipo de pesquisa | Bibliográfica |
Metodologia | Levantamento na internet de entrevistas de rap narrando as motivações de suas composições;
Leitura flutuante do material coletado; Seleção de textos e compilação das informações; e Leitura e discussão do que foi compreendido. |
Produtor final | Produção de um podcast abordando por que o rap não costuma ser escolhido como tema de novelas brasileiras. |
Fonte: Elaboração própria.
Além dos dois exemplos apresentados, é possível desenvolver as aulas focando nos tipos de instrumentos musicais utilizados por esses gêneros e na relação com a cultura de seus produtores e consumidores. Por exemplo, por que no samba os instrumentos são tradicionais e no rap são modernos? Isso teria relação com o perfil cultural dos produtores e consumidores desses gêneros musicais? Essas e outras questões podem ser levadas pelo(a) docente de Sociologia para a sala de aula.
Diálogos com a BNCC
Competências gerais contempladas nessa atividade: 1, 2, 3, 7 e 9
Competências específicas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: 1 e 3
Habilidades: EM13CHS102; EM13CHS103; EM13CHS104 e EM13CHS303.
Referências
ADORNO, Theodor W. Introdução à Sociologia da música. São Paulo: ENESP, 2011.
BODART, Cristiano das Neves. Usos de canções no ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021a.
BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude, v. 15, edição especial. 2021.
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