Dinâmica preconceito

Dinâmica preconceito: como trabalhar preconceito em sala de aula? Neste post é possível pensar de forma bem humorada e ao mesmo crítica por meio da dinâmica preconceito. Confira os passos a seguir. Faça um exercício de imaginação com seus alunos para que eles reflitam sobre sobre seus preconceitos. Para isso, narre a a situação. Você pode escrever o perfil das pessoas no quadro ou simplesmente lê-las uma a uma, com o cuidado de no final da dinâmica computar quantos “votos” teve cada uma das pessoas.

Houve uma catástrofe nuclear, o futuro da humanidade esta em jogo existe um abrigo subterrâneo que pode abrigar somente seis pessoas faça sua escolha e destaque somente seis:
1.(  ) Jovem aristocrata, homossexual dono de uma escola para moços.
2. (  ) Negro, pastor, teólogo, revolucionário e pacifista condenado por causar desordem publica.
3. (  ) Artesão desempregado, amigo de ladrões, condenado á morte.
4. (  ) Músico filho de uma mulher com sífilis, surdo, temperamental.
5.(  ) Homem, que fora uma criança difícil não falou ate os três anos de idade, disléxico, reprovado na escola fundamental, anarquista perseguido pelo FBI.
6.(  ) “Nerd” tímido, pouco popular na escola, desobedeceu a seu pai e abandonou a faculdade no terceiro período de matemática para estabelecer seu próprio negocio baseado numa invenção revolucionaria.
7. (  ) Estudioso, portador de múltiplas deficiências, causadas por uma doença rara, degenerativa, paralisante e sem cura.
8. (  ) Estudioso, não fuma e nem bebe, solteiro, grande organizador, autor de um famoso livro autobiográfico intitulado “Minha Luta”.
9. (  ) Filho adotivo da aristocracia, grande administrador, admirador da música e do teatro,construiu grandes obras em seu governo sendo também musico e poeta.
10. (  ) Moço tímido na adolescência foi soldado e trabalhador voluntário, filho de aristocratas, teve educação esmerada, engenheiro civil, empresário bem-sucedido pai de 12 filhos.
11.(  )  Prostituta perseguida e condenada a morte pela justiça.
12.(  ) Filho de imigrantes, foi coroinha, atleta, graduado em direito, condenado a 15 anos de prisão, tendo sido anistiado.
13.(  ) Órfã de pai, tímida, fez voto de castidade e tinha problemas cardíacos.
14. (  ) Órfã criada em um orfanato, foi adotada varias vezes, até se casar aos 16 anos. Atriz e viciada em drogas.
15.(  ) Viciado em cocaína, especialista em sexualidade, fumante de cachimbo inveterado.
16. (  ) O pai recusou-se a reconhecer sua paternidade, ainda jovem foi acusado de atentado ao pudor, volúvel, inconstante sendo pintor deixou muitas obras inacabadas.

Terminado de ler ou escrever os perfis, enumere no quadro a quantidade de votos que grupo de pessoa obteve e revele cada uma das personalidades:

1-Platão  filósofo grego – por ter sido um dos maiores filósofos da humanidade.

2-Martin Luther King – Nobel da Paz por ter liderado o movimento que abalou as estruturas do racismo nos Estados Unidos no anos 60.
3-Jesus – por ser o maior pacifista de todos os tempos.
4-Beethoven – por ser um dos maiores compositores de todos os tempos .
5-Albert Einstein físico alemão – pai da teoria da relatividade, considerado um dos maiores físicos da humanidade.

 

6-Bill Gates, dono da Microsoft  Por ter sido responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional mais usados em nossos  pessoais no nosso século.
7-Stephen Hawking – por ser o maior físico depois de Einstein.
8-Adolf Hitler
ditador alemão responsável pela ideologia nazista, por ter comandado o extermínio de mais de 6 milhões de judeus nas câmaras de gás nos campos de concentração na Segunda Guerra Mundial.
9-Nero, imperador romano que colocou fogo em Roma e perseguiu os cristãos – por ser o mais cruel e louco de todos os imperadores romanos, tendo criado o Coliseuon de milhares de cristãos foram trucidados e ter incendiado
Roma.
10-Osama Bin Laden – por ser o maior líder terrorista da história recente. 
11-Maria Madalena – por ter sido injustamente julgada  e só recentemente reconhecida como amiga e seguidora de Jesus.

 

12-Fidel Castro, ex-presidente socialista, radical e vitalício de Cuba – por ser responsável pela revolução socialista em Cuba. 

 

13-Madre Tereza de Calcutá – por ter sido Nobel da Paz e ter dedicado a sua vida aerradicar a pobreza, mortalidade e a fome.

 

14-Marilyn Monroe, por seu trabalho como atriz de filmes famosos, por seu envolvimento com drogas, acusada pelo FBI por espionagem e pelo seu suicídio.

 

15-Sigmund Freud – por ser considerado o pai da psicanálise moderna.

 

16-Leonardo da Vinci – por ser considerado um gênio do Renascimento.

Gostou da dinâmica preconceito? Poste nos comentários qual foi o resultado com sua turma. 

 

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

8 Comments

  1. Que dinâmica sensacional! Uma vez meu professor a colocou em uma prova, mas nunca nos disse qual era a resposta “certa” ou que era uma dinâmica e tinha todo um contexto.
    Farei com meus alunos. MUITO OBRIGADA pelo compartilhamento! O blog é incrível!

  2. Como assim Maria Madalena foi injustamente julgada pela igreja católica? Ela é uma GRANDE Santa, muito venerada pela igreja, uma das maiores, tanto que é a única tirando os 12 considerada como discípula de Jesus, pelo amor de Deus, viu? Se for lacrar, lacre direito, não precisa mentir. A dinâmica é legal, mas oh fora viu.

  3. Por favor, pode esclarecer as seguintes questões, colocadas por um aluno que participou na dinâmica?

    Com excepção da pessoa com o número 8 – Adolf Hitler – como é possível afirmar que os dados apresentados identificam, univocamente, determinada pessoa?
    Em função do enunciado “… o futuro da humanidade esta em jogo…”, é possível abordar a questão assumindo, por exemplo, que haverá mais abrigos e, portanto, não serão só estes 6 os sobreviventes da catástrofe nuclear?

    Obrigado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile