Educação no campo: O ensino de sociologia na educacação básica do campo

A Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) figura enquanto política educacional que fere os direitos dos sujeitos do campo, pois os princípios difundidos por tal Reforma desconsideram os pressupostos concernentes a uma educação do/no campo, uniformizando as diversas realidades socioeducacionais compartilhadas por camponeses e camponesas. Nesse sentido, o presente livro problematiza as implicações dessa Reforma do nível médio para a educação básica do campo, evidenciando sua incidência no trabalho pedagógico, na constituição curricular e na formação discente direcionada para contextos rurais. Também aborda o processo de implementação desse novo ensino médio e a prática do ensino de professoras de sociologia que atuam em diferentes escolas do campo, objetivando problematizar como está se dando a institucionalização dessa política educacional nas realidades estudadas, observando como a Reforma tem incidido ou não na prática do ensino de sociologia das professoras entrevistadas.

Para tanto, consultou-se a Lei 13.415/2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC – Ensino Médio), o Guia de Implementação do novo Ensino Médio, as Referências Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos e a Resolução nº 3 de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). E foi realizado entrevistas com cinco professoras de sociologia que atuam em escolas básicas do campo, adotando o procedimento metodológico da entrevista com perguntas abertas, acompanhada da análise qualitativa do conteúdo. Os dados foram interpretadas com o auxílio teórico de pesquisadores e pesquisadoras da área das ciências sociais e da educação. Os resultados da pesquisa indicam frágeis processos de implementação desse novo ensino médio, os quais estão centrados apenas na mudança do livro didático, contribuindo, dessa forma, com o adensamento das desigualdades socioeducacionais ao desconsiderar os pressupostos compartilhados pelo paradigma da educação do/no campo. Assim, um ensino de sociologia escolar na educação básica do campo que dialogue com a episteme presente nos saberes e práticas camponesas configura-se enquanto uma alternativa de resistência à padronização educacional imposta por esta Reforma.

Sobre o livro:

O livro em questão traz, no âmbito da Sociologia da Educação, uma grande problemática transversaliza o debate contemporâneo: os princípios epistemológicos do ensino de Sociologia em contextos educacionais rurais. Este é o cerne do livro de Ozaias Antonio Batista, que se propõe a problematizar e aproximar tais princípios do paradigma da educação do campo, tendo como principal cenário reflexivo a atual Reforma do ensino médio.

Destinada não apenas àqueles já inseridos no debate da educação do campo, mas também àqueles que desejam se aproximar dessa discussão, esta produção apresenta uma pesquisa qualitativa que mobiliza análise documental, consultando o marco legal da Reforma, além de entrevistas com professoras de Sociologia que atuam em escolas rurais. São mobilizados conceitos e categorias das Ciências Sociais e da Educação, áreas que se dedicam teórico-empiricamente à compreensão dos fenômenos intrínsecos aos contextos e sujeitos que integram as realidades socioeducacionais rurais.

No desdobramento da obra, além da denúncia e detalhamento do caráter classista da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são apresentados estudos de caso que demonstram como o ensino de Sociologia, aplicado à educação no campo, é capaz de produzir autoestima, mobilização, engajamento e pertencimento entre setores camponeses egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Os depoimentos trazidos pelos informantes projetam para o espectro sensível da luta por educação no campo de qualidade e o ensino de Sociologia é um importante colaborador nesse processo.

Os resultados da pesquisa indicam processos frágeis de implementação desse novo ensino médio, contribuindo assim para o adensamento das desigualdades socioeducacionais ao desconsiderar os pressupostos compartilhados pelo paradigma da educação do/no campo. Portanto, um ensino de Sociologia escolar na educação básica no campo que dialogue com a episteme presente nos saberes e práticas camponesas configura-se enquanto uma alternativa de resistência à padronização educacional imposta por esta Reforma.

O livro foi publicado em 2023 em e-book, pela Editora Athenas.

Sobre o autor:

Ozaias Antônio Batista é  Professor e Pesquisador-Extensionista com vínculo ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN). Ozaias possui título de Doutor em Ciências Sociais pela UFRN, além de Mestre e Licenciado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Membro ativo do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN) e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia (GPEA/UFERSA).

Além de suas atividades acadêmicas, Ozaias coordena de forma colegiada o Programa de Extensão Cultura, Educação e Ruralidades, evidenciando seu compromisso com a integração entre academia e comunidade e sua preocupação em desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a valorização das culturas locais.

Com experiência como professor em diversos níveis de ensino, incluindo ensino médio, superior e educação a distância, Ozaias leciona disciplinas das áreas de Sociologia, Sociologia Rural, Ciências Sociais, Educação e Educação do Campo. Seu interesse por temas como Ciências Sociais e Educação, cultura e imaginário poético, e cultura, educação e ruralidades, reflete sua busca constante por atividades de pesquisa, ensino e extensão que promovam uma compreensão aprofundada e crítica da sociedade e suas dinâmicas.

 

O livro pode ser baixado AQUI ou clicando na Imagem.

 

CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR O LIVRO

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile