Identidade” e classe social: Uma análise crítica para a articulação das lutas de classes e antiopressivas

Identidade” e classe social: Uma análise crítica para a articulação das lutas de classes e antiopressivas

 

O livro de Carlos Montaño trabalha numa trincheira ideológica de suma importância para a esquerda, mexendo no nervo central da luta pela emancipação da classe trabalhadora na atualidade. O rigor intelectual e a fundamentação teórica apurada marcam o texto do autor no enfrentamento de um tema polêmico e, acima de tudo, necessário.

Tratando de uma das principais dimensões do irracionalismo contemporâneo, a crítica geral do autor concentra-se na pós-modernidade, detalhando as diferenças entre identidade e sua transmutação em identitarismo, o segundo correspondendo a uma redução, fragmentação (e isolamento) da identidade e diminuindo – ou, na maioria das vezes, anulando – sua importância e articulação para as lutas de classes.

O livro contribui decisivamente para esse movimento crítico, consolidando uma análise na contracorrente da “lógica” pós-moderna e compõe uma (ainda insuficiente) safra de trabalhos que optam por um combate ao irracionalismo contemporâneo, ao invés de somar-se a autores que privilegiam construir obras com uma adesão acrítica ao movimento hegemônico pós-moderno, propagado nas esquerdas há, no mínimo, cinco décadas.

Dividido em duas partes, o livro anuncia no próprio título sua hipótese principal: articular lutas de classes e lutas antiopressivas, por meio de uma análise crítica: as lutas de classes trazendo a discussão sobre a exploração na sociedade capitalista, e a identidade fundamentando o debate sobre as opressões, no sentido de lutas que têm sua particularidade, mas não podem deixar de ser consideradas no contexto da classe social.

Adquira AQUI

  • Autor: Carlos Montaño
  • Prefácio: Angélica Lovatto
  • ISBN: 978-65-89805-05-2
  • Editora: Anita Garibaldi
  • Ano de publicação: 2021
  • Edição:
  • Páginas: 416
  • Dimensões: 23cm x 16cm x 2,5cm
  • Peso: 635g

Live de lançamento:

Acessar a live de lançamento AQUI

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile