Justiça social e confronto político

A justiça social é um tema central para a sociologia, pois está relacionada com a distribuição de recursos e poder na sociedade. Segundo McAdam, Tilly e Tarrow (2001), a luta por justiça social envolve a mobilização de grupos e indivíduos que se encontram em desvantagem em relação aos demais membros da sociedade, buscando mudar as estruturas políticas e econômicas que perpetuam a desigualdade.

A justiça social é um conceito complexo e multifacetado, que envolve diversos aspectos da vida social. Segundo Tilly (2000), a ela  pode ser entendida como uma luta contra a exclusão social e a discriminação, visando a garantia de acesso igualitário aos recursos e oportunidades disponíveis na sociedade. Para McAdam (1999), a justiça social pode ser vista como uma demanda por igualdade de condições e oportunidades, que envolve não apenas a distribuição de recursos, mas também a transformação das relações de poder que mantêm a desigualdade.

A luta por este tipo de justiça pode assumir diversas formas, desde manifestações pacíficas até conflitos violentos. Segundo Tilly (2006), os movimentos sociais são uma forma comum de mobilização por justiça social, que envolvem a organização de grupos que compartilham uma identidade coletiva e uma demanda por mudanças sociais. Para McAdam (1999), os movimentos sociais são importantes porque são capazes de mobilizar recursos e gerar pressão política, o que pode levar à transformação das estruturas de poder e à conquista de direitos.

No entanto, a luta por tal justiça também enfrenta desafios e obstáculos, como a resistência por parte das elites políticas e econômicas e a repressão por parte das forças de segurança. Segundo Tarrow (1998), a ação coletiva por justiça social pode ser dificultada pela falta de recursos, pela fragmentação dos grupos e pela ausência de estratégias eficazes de mobilização. Além disso, a luta por justiça social pode gerar conflitos e divisões dentro dos próprios grupos, especialmente quando se tratam de demandas divergentes ou conflitantes.

Conclusão

A justiça social é um tema central para a sociologia, que envolve a luta por igualdade de condições e oportunidades na sociedade. A mobilização por ela pode assumir diversas formas e envolver diferentes grupos e indivíduos, mas é sempre uma demanda por mudanças nas estruturas políticas e econômicas que perpetuam a desigualdade. No entanto, a luta por ela  também enfrenta desafios e obstáculos, como a resistência por parte das elites e a repressão por parte das forças de segurança. É importante que a sociologia continue a estudar e analisar a luta por ela , a fim de compreender suas dinâmicas e desafios e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

O porquê de tantos movimentos sociais e outras ações coletivas na sociedade moderna?

O que cria insatisfação social em países como o Brasil? Seria a pobreza ou a desigualdade social ou, ainda, a falta de justiça social?
Poderíamos apresentar aqui as contribuições de McAdam, Tilly ou de Tarrow, mas vamos nos remeter a algo menos “pesado”. O vídeo abaixo nos dá pistas iniciais para a compreensão desses fenômenos.

 

 

Referências

MCADAM, D.; TILLY, C.; TARROW, S. Dynamics of Contention. Cambridge University Press, 2001.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile