Dica de leitura: Teoria sociológica contemporânea

Uma dica de boa leitura, especialmente para quem deseja conhecer as principais teorias e autores contemporâneos da Sociologia, é a obra “Teoria sociológica contemporânea”, organizada por Carlos Eduardo Sell e Carlos Benedito Martins, dois conceituados sociólogos brasileiros.

A formação de um cientista social passa, necessariamente, pela leitura de obras clássicas e contemporâneas. Porém, o primeiro contato muitas vezes é difícil. Um caminho é ler obras que apresentam linhas gerais para buscar familiaridade e se situar no tempo e nos interesses que estiveram presentes na produção dessas obras. A obra em questão é um bom caminho para isso. Para quem já teve contato com os autores clássicos e contemporâneas, a leitura de obras de comentadores reforça a compreensão e abre horizontes interpretativos.

Teoria sociológica contemporânea

 

A obra, que integra a coleção “Sociologia”, traz teorias como Realismo, estruturalismo, pós-estruturalismo, Sociologia simétrica, interacionismo simbólico, etnometodologia, estruturalismo genético, teoria reticular, pós-colonialismo, Escola de Frankfurt, pós-modernidade, etc. Vale conferir!

 

Esta é a primeira publicação brasileira que, de forma coletiva, visa apresentar, de modo amplo e sistemático, o conjunto das teorias sociológicas atuais, fornecendo a estudantes de graduação e pós-graduação de ciências humanas, e ao público em geral, uma visão atualizada, crítica e abrangente das discussões sobre a natureza da ciência sociológica e de suas principais perspectivas e abordagens teóricas contemporâneas.

O que é contemporaneidade?

No contexto da história e da cultura, a contemporaneidade se refere ao período atual em que vivemos, ou seja, o presente. A contemporaneidade é marcada por uma série de transformações sociais, políticas, econômicas e tecnológicas que têm impacto na forma como vivemos e nos relacionamos com o mundo. Ela é influenciada por eventos globais e tendências que se desenvolvem ao longo do tempo, como a globalização, a urbanização, a mudança climática e o aumento da população mundial.

A contemporaneidade também é caracterizada por uma grande variedade de expressões artísticas e culturais, como música, literatura, cinema, teatro, dança e artes plásticas, que refletem os valores, crenças e experiências das pessoas em diferentes partes do mundo.

O termo “contemporâneo” também pode ser usado para se referir a pessoas ou coisas que existem no mesmo período de tempo. Por exemplo, um artista contemporâneo é alguém que está produzindo arte no presente, enquanto um edifício contemporâneo é um edifício que foi construído recentemente.

Em suma, a contemporaneidade é o conjunto de características e tendências que marcam o presente, e que são influenciadas por eventos e transformações globais e locais. Ela é refletida na arte, na cultura e nas relações humanas, e é um fenômeno dinâmico que está em constante mudança. Neste sentido, a sociologia contemporânea busca entender esse momento.

 

Site da Editora Vozes: AQUI

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile