O olhar sobre os fenômenos, especialmente sociais, não pode caracterizar-se como unidimensional, mas possuir como característica uma multiplicidade de ângulos de análise do objeto em estudo.
A foto acima nos fornece uma imagem – estática no tempo e no espaço, característico da fotografia – (Piúma, 22 de Fevereiro de 2010) nos induzindo a interpretar o espaço “projetado” ou “representado” na foto como harmônico, belo e tranqüilo. Tal sentimento é fortemente influenciado pelo foco escolhido pelo fotógrafo (nesse caso eu) escondendo o que eu não quis evidenciar: ao meu lado (3 metros de distância), cinco pessoas sujas, famintas e entregues ao vício – um deles menor de 18 anos.
Utilizo aqui o exemplo da foto como ilustração do que muitas vezes ocorre nas Ciências Humanas: um olhar unidimensional.
Ter um único ponto de observação, utilizar-se de uma única ciência, de um único instrumento de investigação ou uma única teoria é, no mínimo, miopia intelectual. A Sociologia deve buscando fornecer aos educandos uma visão de mundo transdisciplinar, objetivando propiciar um momento onde as diversas visões de mundo sejam expostas, discutidas, questionadas, revalidadas, reformuladas …
Essa multidisciplinaridade e uma coisa que hoje em dia esta acontecendo muito e como você olhar para uma cidade bonita mas você não sabe que ela e a cidade que tem maior índice de pobres do pais então e como se você observasse o mundo a sua volta e olhar se ele tem dois sentidos se ele esta escondendo alguma coisa.
As vezes isso acontece com nos mas nos não percebemos porque isso o propio nome ja diz "MULTI" quer dizer que tem dois sentidos.