O Marco Civil da internet está sendo discutido e encaminhado para aprovação. Acompanhamos uma chuva de desinformação. Até que ponto o anti-esquerdismo vira um coral da ignorância? Muitas das matérias legislativas atuais são dotadas de uma política-partidária vazia que cria discursos falaciosos. Evidentemente muitos estão mais preocupados em combater as pessoas do que as ideias.
Um exemplo claro disso é o marco civil, que está há muito tempo em discussão dos mais variados segmentos sociais (para mais detalhes acesse https://edemocracia.camara.gov.br/ ). Não é um projeto do governo é um projeto de iniciativa popular que foi “adotado” por um deputado governista. Isso tem sido o suficiente pra tirar o foco da discussão.
Uma direita a qual é representada por Bolsonaro é tão contraditória que vai de encontro aos princípios liberais de Norberto Bobbio: “Democracia é sobretudo as defesas das regras do jogo”. O Marco civil representa justamente a defesa das regras do jogo. Ainda assim, preferem rotular o feito como “Ditadura comunista do PT”, dar adjetivos é mais conveniente do que argumentar, não concorda?
Pra entender melhor, buscaremos ser didáticos:
O que é Marco Civil da internet?
Se antes a internet não era regulada por princípios norteadores, agora tem. Antes não existia nem direitos e nem deveres para os usuários, que por sua vez ficavam reféns dos abusos dos sites e dos provedores de internet. Pra se ter uma ideia, em casos de controvérsias judiciais era necessário abrir uma ação judicial no país da empresa prestadora do serviço. O Gmail prejudicou você? vá até os EUA e abra uma ação com base nas leis estadunidenses . Em suma enquanto o Projeto de Lei não for sancionado o internauta ficará desamparado, sem direitos nem garantias civis.
São verdadeiras as críticas ao Marco Civil? Existe uma série de campanhas dentro e fora da internet buscam barrar o projeto, as alegações são as mais variadas possíveis, mas será se elas estão presentes no texto da lei?
No vídeo abaixo, faz algumas críticas ao projeto e a partir disso vamos buscar a coerência com o texto da câmara. Vejamos o vídeo:
Vamos recortar algumas pontos da fala do deputado e buscar o correspondente no Marco Civil da Internet:
I- Afirmação “Regular é Censurar” Cria-se um sinônimo que orienta um discurso de forma descontextualizada. Regular significa criar regras para que não fiquemos vulneráveis aos abusos de quem quer que seja na internet.
Veja o que diz o o documento:
“Art. 3º A disciplina do uso da Internet no Brasil tem os seguintes princípios: I – garantia da liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição; ”
II- Afirmação “Prefiro que o Obama leia meus emails.” Clara alusão à subserviência aos interesses imperialistas. A NSA foi denunciada por um cidadão estadunidense de nome Snowden que desmascarou o sistema de espionagem em seu país contra cidadãos, aliados e principalmente brasileiros.
III- Afirmação “Uma quadrilha indicada pelo PT” A quadrilha mencionada é justamente o comitê gestor que existe desde 1995 e envolve vários segmentos da sociedade para discutir soluções técnicas para melhoria da internet brasileira. Funciona com uma espécie de conselho e assessora várias instituições em materiais a internet. Pelo jeito, o deputado não se simpatiza com democracia participativa, muito menos com democracia. Ele é um dos grandes opositores da Comissão Nacional da Verdade e defende a ditadura de 1964 sempre que é oportuno. Contraditório, não?
IV- Afirmação “[…]Eles podem invadir a tua privacidade e acabar com tua vida” Por ignorância o deputado está sendo contra sua própria privacidade, tendo em vista que o documento diz:
“Art. 8º A garantia do direito à privacidade e à liberdade de expressão nas comunicações é condição para o pleno exercício do direito de acesso à Internet.”
Considerações finais
O documento causa incomodo porque dá fim a muitos privilégios das grandes coorporações de telecomunicações. Pelo jeito, o lobby para o arquivamento da proposta tem sido gigantesco, afinal tem muito poder em jogo. Todavia, os argumentos contra o projeto são tão pífios que assim que um crítico tem acesso ao documento, fica com vergonha de ter falado tanta asneira sem sequer ter lido o documento.
É a favor ao projeto? “É cubano! É cubano rapaz! Vai pra Cuba!” O mantra predileto do deputado, continua sendo mais fácil que argumentar.
Link do PL completo:
https://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=517255
Até quando eu não estou a par (minimamente, ao menos) do assunto, tenho um critério fácil para definir "de que lado fico": procuro logo saber "de que lado o deputado Jair Bolsonaro está? Contra ou A favor? Contra, ah!, então sou a favor!"!!! Não falha nunca!!! Não me reconheceria se um dia tivesse alguma interseção ideológica com este senhor!
Parabéns pela receita de bolo.
Lixo de Texto, não falou nada. Clássico Pau Mandado.
Adolfo, com esse tipo de comentário você só reforça o que foi escrito. Além de adjetivos, você tem argumentos ou contra-argumentos?
Conte mais Adolfo. Se o texto não falou nada que você tenha um ponto de vista ( a favor ou contra) é porque certamente não leu ou o sabe fazer coerentemente.
A direita que flerta com o fascismo é assim, raivosa, violenta, desarticulada e sem argumentos!
A esquerda também tem suas receitas prontas. Vide o comentário lá em cima. Todo cesto tem suas laranjas podres.
A esquerda também tem suas receitas prontas. Vide o comentário lá em cima. Todo cesto tem suas laranjas podres.
Ótimo texto, claro e objetivo. Pena muita gente se negar a entende o obvio! Chega cansa tentar explicar. =/
Gente por favor, assistam a vídeo do canal do otário. Lá vocês vão encontrar informações decentes.