/

O que é Antropologia da Saúde?

Antropologia da saúde é uma subárea ou campo da Antropologia que se dedica ao estudo das práticas de saúde e doença em sociedades humanas. Ela busca entender como as diferentes culturas compreendem e lidam com questões de saúde e doença, bem como como essas compreensões são influenciadas pelo contexto social, político e econômico em que ocorrem. Neste sentido, o corpo enquanto referencial simbólico é um dos grandes temas deste campo.

Uma das principais contribuições dela é o reconhecimento de que há múltiplas formas de entender e abordar a saúde e a doença. Diferentes culturas possuem diferentes sistemas de crenças e práticas médicas, e esses sistemas podem ser muito diferentes dos modelos ocidentais dominantes. Esse campo da Antropologia valoriza essas diferenças e busca compreender como elas se encaixam no contexto cultural mais amplo.

Além disso, tal subárea da Antropologia também se preocupa com as desigualdades de saúde e como elas são influenciadas por fatores sociais, econômicos e políticos. Por exemplo, estudos têm mostrado que as taxas de doença e mortalidade podem ser mais elevadas em comunidades de baixa renda e minorias étnicas, refletindo desigualdades estruturais mais amplas. Antropologia da saúde busca compreender essas desigualdades e trabalhar para promover a justiça e a equidade na saúde.

Outra área importante de estudo dentro desse campo é o papel da tecnologia médica e dos sistemas de saúde em diferentes contextos culturais. Por exemplo, algumas tecnologias médicas podem ser vistas como milagrosas em algumas culturas, enquanto são rejeitadas em outras. A Antropologia da saúde busca compreender essas diferenças e como elas afetam o acesso e o uso de tecnologias médicas.

Em resumo, tal Antropologia é uma disciplina interdisciplinar que busca compreender as complexas interações entre a saúde, a doença e a cultura. Por meio de estudos assim que é possível pensar de maneira interdisciplinar com outras ciências no sentido de compreender melhor como cada cultura lida com corpo, doença e saúde.

Referências

ALVES, Paulo César B.; RABELO, Miriam Cristina. Antropologia da saúde: traçando identidade e explorando fronteiras. Editora Fiocruz, 1998.

 

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile