/

O que é proletariado?

O que é proletariado? O proletariado é uma das categorias mais importantes da teoria marxista, e se refere à classe social que vende sua força de trabalho em troca de um salário. O conceito foi desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels em suas obras, principalmente em “O Manifesto Comunista” e “O Capital”. Segundo Marx, o proletariado é a classe que possui apenas sua força de trabalho como mercadoria, e que, portanto, está à mercê dos donos dos meios de produção, que são os capitalistas.

Michael Löwy, em “A teoria da revolução no jovem Marx”, destaca a importância do conceito de proletariado na obra do jovem Marx, antes da elaboração de sua teoria da mais-valia. Para Marx, o proletariado é a classe que tem potencial revolucionário, pois é a classe que mais sofre com a exploração capitalista e que, portanto, tem mais interesse em transformar a sociedade. Segundo Löwy, o proletariado aparece como sujeito histórico da revolução social, como classe capaz de realizar a transformação radical da sociedade (LÖWY, 2015).

A condição proletária é marcada pela falta de controle sobre os meios de produção e pela necessidade de vender a própria força de trabalho para sobreviver. Essa condição, por sua vez, gera uma série de consequências, como a alienação do trabalhador em relação ao produto de seu trabalho e a exploração por parte dos capitalistas. Como afirma Marx, o proletariado sofre toda a brutalidade da exploração capitalista sem ter outro recurso senão a sua própria força de trabalho. (MARX, 2013).

Além disso, o proletariado é uma classe em constante crescimento, já que a acumulação de capital tende a expulsar trabalhadores de setores que se tornam obsoletos e a incorporá-los em setores que demandam mão de obra. Como aponta Engels, a produção capitalista desenvolve constantemente, em uma escala cada vez maior, a grande indústria e, portanto, o proletariado (ENGELS, 2010).

Outro aspecto importante do conceito de proletariado é sua relação com a luta de classes. Segundo Marx, a história da humanidade é a história da luta de classes, e a classe que possui o poder econômico é também a classe que detém o poder político. Nesse sentido, a luta do proletariado é a luta por sua emancipação, por sua libertação da exploração capitalista e por sua conquista do poder político. Como afirma Marx, os proletários nada têm a perder a não ser as suas correntes. Têm um mundo a ganhar (MARX, 2013).

Por fim, é importante destacar que o conceito de proletariado não se limita apenas aos trabalhadores da indústria, mas engloba também os trabalhadores do setor de serviços, do comércio e até mesmo os desempregados. Como afirma Löwy, a ideia de que o proletariado seria uma classe restrita à indústria manufatureira não é compatível com a evolução histórica do capitalismo(LÖWY, 2015). Assim, o proletariado é uma classe social heterogênea, composta por diferentes grupos de trabalhadores que compartilham a condição de vender sua força de trabalho.

Em suma, o proletariado é uma categoria central da teoria marxista, que se refere à classe social que vende sua força de trabalho em troca de um salário. Essa classe é marcada pela falta de controle sobre os meios de produção, pela exploração capitalista e pela alienação do trabalhador em relação ao produto de seu trabalho. No entanto, o proletariado também é a classe que tem potencial revolucionário, pois é a classe que mais sofre com a exploração capitalista e que, portanto, tem mais interesse em transformar a sociedade.

Sugestão de atividade:

Para trabalhar o conceito de proletariado em sala de aula, sugere-se a realização de uma pesquisa sobre a condição dos trabalhadores no Brasil e no mundo, com o objetivo de identificar as principais características da classe trabalhadora e as lutas por seus direitos ao longo da história. A pesquisa pode ser feita em grupos, utilizando fontes variadas, como jornais, revistas, livros e sites especializados. Ao final, os grupos podem apresentar suas conclusões em forma de relatório ou apresentação oral, destacando as semelhanças e diferenças entre a condição dos trabalhadores no Brasil e em outros países, e as possibilidades de transformação social a partir da luta dos trabalhadores por seus direitos.

Referências bibliográficas:

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.

LÖWY, Michael. A teoria da revolução no jovem Marx. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile