O que é ressocialização?

ressocialização

Para compreender ressocialização, é necessário entender preliminarmente o que é socialização. A socialização é o processo pelo qual as pessoas aprendem os valores, normas e habilidades sociais necessárias para serem membros ativos e bem-sucedidos de uma sociedade. Ela começa no nascimento e continua ao longo da vida, através de interações com familiares, amigos, professores e outros membros da comunidade. Quando o sujeito aprendeu condutas das quais estão em desacordo com as normas sociais, o sujeito passa por um processo tutelado pelo Estado no qual chamamos de ressocialição.

Ressocialização é um processo no qual o sujeito que foi afastado das condutas e expectativas normais da sociedade são  “reensinados” e “reinseridos” na sociedade. Neste sentido, ressocialização é um processo muito mais sofisticado porque é necessário “desaprender” para “reaprender” padrões e normas sociais. Assim, a ressocilização parte do pressuporto que é necessário reinserir o sujeito na medida em que tais sujeitos que são estigmatizados e marginalizados tendem a ter dificuldades de seguir normas de contextos sociais que não lhes reconhecem como sujeitos. Por exemplo, um sujeito que ingressa em contexto de conflito com a lei pode encontrar naquela situação um acolhimento que poderia ter encontrado em outros contextos.

Em resumo, a ressocialização é um processo pelo qual indivíduos que foram afastados da sociedade são reinseridos na sociedade de maneira controlada. Ela é vista como uma forma de diminuir a reincidência e promover a reintegração social, mas pode ser ineficaz ou até mesmo prejudicial se não levar em consideração as necessidades e circunstâncias individuais dos indivíduos e se não considerar os fatores externos que podem afetar o processo de ressocialização. Portanto, a ressocialização é um processo extremamente delicado e difícil de se implementar.

As estratégias de ressocialização são usadas para ajudar as pessoas que tiveram problemas com a lei ou que foram excluídas da sociedade de alguma forma a se readaptarem e a se reintegrarem à sociedade. Algumas das principais estratégias de ressocialização incluem:

  1. Educação e treinamento: As pessoas podem receber aulas e treinamentos para aprender habilidades novas ou aprimorar as que já possuem, como habilidades de trabalho, leitura e escrita, ou informática. Isso pode ajudá-las a encontrar emprego e a se sustentar financeiramente.
  2. Terapia e tratamento de saúde mental: As pessoas que tiveram problemas com a lei ou que foram excluídas da sociedade muitas vezes precisam de ajuda para lidar com problemas de saúde mental, como transtornos mentais ou dependência de drogas. A terapia e o tratamento de saúde mental podem ajudá-las a se recuperar e a se reintegrar à sociedade.
  3. Programas de trabalho e voluntariado: Os programas de trabalho e voluntariado podem ajudar as pessoas a se reintegrarem à sociedade ao lhes oferecer a oportunidade de fazer algo útil e de sentir que fazem parte de um grupo.
  4. Programas de aconselhamento e suporte: Os programas de aconselhamento e suporte podem ajudar as pessoas a enfrentar os desafios de se reintegrar à sociedade e a aprender as habilidades necessárias para serem bem-sucedidas.

Essas são apenas algumas das estratégias de ressocialização que podem ser usadas. Cada pessoa é única e pode precisar de um conjunto diferente de estratégias para se readaptar e se reintegrar à sociedade de maneira bem-sucedida.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile