Pátria de chuteiras e a escola que “democraticamente” as forma

Pátria de Chuteiras, escrito por Nelson Rodrigues em 1963, apresenta uma reflexão crítica sobre o futebol no Brasil e a relação do povo brasileiro com a seleção nacional. A obra aborda a ideia de que o futebol é uma espécie de “opio do povo”, que distrai a população dos problemas reais do país. Além disso, o livro também critica o nacionalismo exagerado que muitas vezes é associado ao futebol, levando a uma falsa ideia de união nacional. Em resumo, “Pátria de Chuteiras” chama a atenção para a importância de não se perder a noção crítica e racional diante do fervor patriótico em torno do futebol.
Por Roniel Sampaio Silva
 
Ao contrário do que muitos pensavam, os brasileiros não sustentaram seu comodismo por muito tempo. Como podemos acompanhar nesse ano de 2013, empunhando bandeiras boa parte do país foi às ruaspara protestar, reivindicar novos rumos.  Um dos pontos centrais é a melhoria da educação. Se a educação precisa melhorar qual deveser a postura da escola?
É quase unanimidade entre osprofessores que a educação precisa de uma revolução. A mídia, o governo e a classe política também insistem nisso. Muitas vezes a melhoria da educação se perdenos discursos, nas incoerências. Farei uma breve reflexão sobre uma das muitasleituras possíveis sobre isso.
O que devemos fazer para melhoraro país como professores? Ensinar? Já estamos fazendo isso. Será que estamos ensinando para além das nossas matérias? Ou será que estamos ensinando por um lado e “desensinando” por outro? Ensinar para que? Se queremos um país melhor,estamos ensinando isso na prática?
Nossas práticas têm limitaçõestanto como docente e como pessoa, fazemos parte de um grupo maior a que chamamosde escola. Essa escola é neutra politicamente? Em momentos de manifestações se espalhando portodo país, qual deve ser a postura da instituição? Fazer-se inerte e seguir asaulas “normalmente” como se nada tivesse acontecendo?
Não existe neutralidade. Como diria Desmond Tutu, “O neutro já se decidiu pelo mais forte”. Nesse momento não somos os mais fortes e estamos muito longe de ser. Há uma parte ainda maisfraca: os alunos. Qual deve ser a postura da escola quando os alunos querem iràs manifestações? Ameaçar de suspensão para punir exemplarmente “os baderneiros”que estão querendo mudar um país cujos problemas tanto dizemos repudiar? Qualdeve ser a postura do professor? A de tolerância zero visto que as notasprecisam ser fechadas no prazo?
Não estamos querendo que a escolaencampe o movimento e se comprometa em levar os alunos para rua em razão da granderesponsabilidade civil e criminal que isso pode acarretar. No entanto, é validoa escola criar meios de enclausurar os alunos nos seus muros enquanto estesbuscam a liberdade de mudar a realidade que nossa geração não conseguiu mudar? “Aatividade não estava no calendário e por isso não foi planejada…” Algumintelectual ou oráculo previu as diversas manifestações que estão tomando contado país?
Paradoxalmente, quando sentimos quenossa classe é desvalorizada,algumas vezes nos mobilizamos, fazemos greves e osalunos não tem outra escolha além de acatar nosso ponto de vista. Apenas osprofessores têm autoridade para falar de democracia? Temos respaldo moral pralutar por uma educação melhor se continuarmos democráticos nos discursos e senas nossas práticas buscamos sufocar a democracia para nossos alunos? A vontadedos alunos de partirem pras ruas e lutar por uma educação de qualidade não fazparte da nossa causa?

A escola que não criou meios depropiciar que os alunos pudessem ir ou não às manifestações, encarcerando osestudantes nos seus muros, na semana seguinte libera os mesmos alunos eprofessores para que estes apreciem o patriotismo superficial dos campos defutebol, desacreditando o verdadeiro patriotismo presente nas ruas e dizendoque um jogador de futebol mais vale que um professor.

Em setembro os mesmos alunos serão obrigados a desfilar nas ruas com honras militares valendo ponto na pátria de chuteiras…

Ponto para o Brasil! Viva o patriotismo!

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

18 Comments

  1. sempre me perguntei quando no enino médio que educação estaria recebendo, e sinceramente estava satisfeito.
    Agora mais tarde percebo que fui educado para não pensar mais para agir de acordo com o sistema que e imposto, na maioria das vezes não se educa o aluno para que ele seja protagonista de si mesmo pois a educação serve apenas para propagar culturas e costumes em lucrar imposta pela sociedade.

  2. O ensino precisa ser totalmente reformulado. Primeiro porque se aprende coisas demais, que não serão usadas. Pra que aprender tantos conteúdos complexos de física e matemática? Na minha experiência, se passaram 10 anos que eu me formei no ensino médio e nada mudou! O MUNDO mudou muito!! Só algumas aulas de história e geografia. Poderia-se ensinar mais como lidar com pessoas, como liderar, como usar o excel, como trocar uma lâmpada, como dar palestras, e também sobre politica e leis!.. seria muito mais útil em qualquer profissão que vc seguir, de professor a líder de uma empresa.

  3. O ensino no brasil certamente ainda precisa de melhoras primeiro porque quase não se aprende nada no ensino fundamental então os conteudos do ensino fundamental deveriam pelo menos serem mais complexos nas aulas poderiam ter uma carga horaria maior poderiam ensinar a muitas pessoas que ainda não tenhem acesso a essa tecnologia atual eles poderiam ensinar pelo menos o basico !!!

  4. a educação no brasil esta muito pouca pois quando vamos entrar no ensino médio a aprendizagem esta muito pouca pois no ensino fundamental não aprendemos o suficiente para conseguimos entrar no rítimo de um Eném. eu acho que os alunos devem sim ir protesta na rua pois nos somos o futuro do brasil e queremos ele melhor!!!

  5. a educação no brasil esta muito pouca pois quando vamos entrar no ensino médio a aprendizagem esta muito pouca pois no ensino fundamental não aprendemos o suficiente para conseguimos entrar no rítimo de um Eném. eu acho que os alunos devem sim ir protesta na rua pois nos somos o futuro do brasil e queremos ele melhor!!!

  6. O Brasil é um país que precisa melhorar sua forma de ensino.Muitos jovens quando vão ingressar em uma universidade apresentam dificuldades em certas disciplinas ou conteúdos que muitas vezes o mestre não lecionou por um motivo ou outro.Isso prejudica a nossa sociedade futuramente com problemas desqualificantes de profissionais ou coisa do tipo!!!!

  7. Brasil precisa melhorar a educação, os professores e diretores tem que falar para os alunos o que o país esta se formando, em um país que sempre esconde o dinheiro público, o dinheiro de investimento em hospitais, lazer e até na própria escola, a escola que os professores preferem esconder a realidade, do que levar seus alunos para lutar pelo o que é deles por direito, do que chegar e falar: "Olha, esse é o país que vivemos, o país q ta roubando a dignidade de vocês terem um futuro melhor, lutem pelos seus direitos".

  8. As escolas devem esconder a realidade com medo dos alunos quererem seus direitos, como educação de qualidade e professores que sabem dar aula !

  9. Do que adianta ter liberdade de expressão nas ruas se nas próprias instituições de ensino do país somos obrigados a fazer o que nos ditarem e acreditar no que eles acham correto?!(Não estou falando do ensino que nos passam) E como se colocasse uma corda no nosso pescoço e falasse para irmos onde quiséssemos, mas se passar do ponto permitido somos puxados para onde eles delimitaram.

  10. Sempre me perguntei quando no enino médio que educação estaria recebendo, e sinceramente estava satisfeito.
    Agora mais tarde percebo que fui educado para não pensar mais para agir de acordo com o sistema que e imposto, na maioria das vezes não se educa o aluno para que ele seja protagonista de si mesmo pois a educação serve apenas para propagar culturas e costumes em lucrar imposta pela sociedade.

  11. O ensino precisa ser totalmente reformulado. Primeiro porque se aprende coisas demais, que não serão usadas. Pra que aprender tantos conteúdos complexos de física e matemática? Na minha experiência, se passaram 10 anos que eu me formei no ensino médio e nada mudou! O MUNDO mudou muito!! Só algumas aulas de história e geografia.

  12. o Brasil, apesar de ser um pais em desenvolvimento, tem uma educação meia que precária, não de forma geral, mais em pontos que há baixos investimentos na educação, precisamos evoluir muito, mas isso já tem melhorado muito, pois há alguns anos atras, pessoas que se formavam em faculdades, eram somente aqueles que tinha uma condição financeira boa, mas hoje o governo ja ajuda muito disponibilizando faculdades de bom ensino totalmente de graça, mas mesmo assim, acho que a parte que mais precisa de pessoas qualificadas e na parte de alfabetização.

  13. o Brasil, apesar de ser um pais em desenvolvimento, tem uma educação meia que precária, não de forma geral, mais em pontos que há baixos investimentos na educação, precisamos evoluir muito, mas isso já tem melhorado muito, pois há alguns anos atras, pessoas que se formavam em faculdades, eram somente aqueles que tinha uma condição financeira boa, mas hoje o governo ja ajuda muito disponibilizando faculdades de bom ensino totalmente de graça, mas mesmo assim, acho que a parte que mais precisa de pessoas qualificadas e na parte de alfabetização.

  14. O ensino no Brasil certamente ainda precisa de melhoras primeiro porque quase não se aprende nada no ensino fundamental então os conteúdos do ensino fundamental deveriam pelo menos serem mais complexos nas aulas poderiam ter uma carga horária maior poderiam ensinar a muitas pessoas que ainda não tenham acesso a essa tecnologia atual eles poderiam ensinar pelo menos o básico !!!

  15. Eu acho que este texto tocou num ponto ótimo, pois está mostrando que nós o povo brasileiro mudou e pra melhor pois nós estamos conseguindo abrir os olhos pras coisas que antigamente nós nem nos preocupava como melhorias na saúde, no ensino e etc e eu acho que nós devemos cada vez mais melhorar nos nossos tipos de protestos.

  16. Eu acho que este texto tocou num ponto ótimo, pois está mostrando que nós o povo brasileiro mudou e pra melhor pois nós estamos conseguindo abrir os olhos pras coisas que antigamente nós nem nos preocupava como melhorias na saúde, no ensino e etc e eu acho que nós devemos cada vez mais melhorar nos nossos tipos de protestos.

  17. Eu acho que este texto tocou num ponto ótimo, pois está mostrando que nós o povo brasileiro mudou e pra melhor pois nós estamos conseguindo abrir os olhos pras coisas que antigamente nós nem nos preocupava como melhorias na saúde, no ensino e etc e eu acho que nós devemos cada vez mais melhorar nos nossos tipos de protestos.

  18. Enquanto tem politicos que pegam o dinheiro publico e investem em algo que nao vai ajudar ha ninguem, deveriam investir muito mais na educaçao basica brasileira. A quantidade de professores realmente qualificados para o ensino é pouca para atender as necessidades dos alunos.
    Isso tem que mudar, e nós temos que fazer com que os governantes atendam a essa necessidade.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile