Aprenda a pronunciar nomes e sobrenomes de autores estrangeiros

Aprenda a pronunciar sobrenomes estrangeiros

As ciências humanas desde a época da sua criação se propõe a ser um corpo de conhecimento orientado sob uma ética cosmopolita. Desta maneira é comum que os autores tenham as mais diferentes nacionalidades e cujos seus idiomas sejam pronunciados nos mais variados idiomas. Tanto professores e alunos tem dificuldades de pronunciar tais nomes visto que a maioria destes não são da nossa língua materna. Neste post iremos apontar uma plataforma que contém um banco de dados gigante e que mostra a pronúncia correta de cada nome.

Gostaria de partilhar com os companheiros das Ciências Sociais uma ferramenta muito útil: um site de pronúncia de nomes próprios em várias línguas. Particularmente, esse site tem me ajudado muito, especialmente nas aula de Sociologia Alemã dos anos 20, onde tenho tido acesso a autores que eu não conhecia, bem como autores cuja pronúncia de seus nomes eram duvidosas.

Para pronunciar sobrenomes estrangeiros você precisa conhecer a plataforma Forvo. Nela é possível encontrar um vasto banco de dados contendo vários nomes e sobrenomes em idiomas diferentes. Selecione um nome ou sobrenome e escolha a pronúncia de acordo com o idioma. Os interessados em aprender a pronúncia de um determinado autor é só ir ao site FORVO , digitar o nome e depois clicar no play para ouvir a pronúncia.

O grupo porta dos fundos, fez uma esquete muito engraçada de como a pronúncia dos nomes podem variar de lugar para lugar e também como pode ser engraçado se levarmos muito a sério a pronúncia de nomes estrangeiros.

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile