Aprenda a pronunciar nomes e sobrenomes de autores estrangeiros

Aprenda a pronunciar nomes e sobrenomes de autores estrangeiros

Aprenda a pronunciar sobrenomes estrangeiros

As ciências humanas desde a época da sua criação se propõe a ser um corpo de conhecimento orientado sob uma ética cosmopolita. Desta maneira é comum que os autores tenham as mais diferentes nacionalidades e cujos seus idiomas sejam pronunciados nos mais variados idiomas. Tanto professores e alunos tem dificuldades de pronunciar tais nomes visto que a maioria destes não são da nossa língua materna. Neste post iremos apontar uma plataforma que contém um banco de dados gigante e que mostra a pronúncia correta de cada nome.

pronuncia

Gostaria de partilhar com os companheiros das Ciências Sociais uma ferramenta muito útil: um site de pronúncia de nomes próprios em várias línguas. Particularmente, esse site tem me ajudado muito, especialmente nas aula de Sociologia Alemã dos anos 20, onde tenho tido acesso a autores que eu não conhecia, bem como autores cuja pronúncia de seus nomes eram duvidosas.

Para pronunciar sobrenomes estrangeiros você precisa conhecer a plataforma Forvo. Nela é possível encontrar um vasto banco de dados contendo vários nomes e sobrenomes em idiomas diferentes. Selecione um nome ou sobrenome e escolha a pronúncia de acordo com o idioma. Os interessados em aprender a pronúncia de um determinado autor é só ir ao site FORVO , digitar o nome e depois clicar no play para ouvir a pronúncia.

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
Leave a response comment1 Response
  1. Léa Paraense Serra
    novembro 23, 23:55 Léa Paraense Serra

    Que legal compartilhar, obrigada.

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: