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Psicologia histórico cultural: noções básicas

psicologia histórico cultural

A psicologia histórico cultural é uma vertente da psicologia que dá grande importância as interações sociais no desenvolvimento humano. Ela surge como contraponto da psicologia behaviorista e também a psicologia freudiana. Enquanto a psicologia behaviorista dá ênfase no comportamento individual no âmbito do estímulo-resposta e ignora o contexto social, a psicologia histórico cultural parte do contexto de significações de formação da mente a partir da apropriação dos objetos da cultura. Além disso, a psicologia histórico cultural se diferencia da psicologia freudiana por levar em contas aspectos materiais de existência e sem dar tanta e não apenas se deter aos aspectos simbólicos, os quais pode ser vistos como idealismo. Assim, nesta perspectiva da PHC mente e cultura são indissociáveis, uma vez que a mente se dá a partir da apropriação dos objetos da cultura.

Origem

Esta vertente da psicologia surgiu no momento da consolidação da psicologia como ciência na União soviética, no começo do século XX. onde se buscava uma abordagem científica que fosse coerente com os pressupostos epistemológicos do materialismo histórico dialético.  Depois da Revolução Russa, Vygotsky reuniu pesquisadores da psicologia, incluindo seu grande colaborador – Leontiev – para elaborarem estudos que alinhassem a psicologia com os pressupostos de uma mente que fosse formada a partir das interações sociais, para se contrapor a noção liberal.

Formação Humana

A formação humana, para estes autores, parte da ideia de que a humanidade se transformou enquanto espécie a medida em que passou a se tornar social. Diferentemente das outras espécies, os seres humanos precisam do trabalho para satisfazer suas necessidades fundamentais e assim criar-se e recriar-se a partir de novas condições materiais criadas. Neste sentido, quando a humanidade inventa uma tecnologia como a agricultura, ela passa a transformar as condições materiais de existência as quais vão modificá-lo enquanto ser, fazendo assim uma transformação dialética que nos modifica como espécie. Ao longo de toda a história da humanidade, as mais diversas culturas produziram vários objetos que nos permitem transformar o mundo natural e social. Neste sentido, a formação humana diz respeito à apropriação desses objetos da cultura produzido pela humanidade ao longo desses milênios de existência. Portanto, a educação tem o papel fundamental neste processo.

Influências Epistemológicas

A principal influência da PHC são os trabalhos de Marx e Engels no que diz respeito à categoria trabalho e a dimensão ontológica dele. Por meio do trabalho e da análise do materialismo histórico dialético houve avanço para demonstrar e explicar como as interações influenciam a formação da mente e como se dá este processo. Além do Marx outro grande autor é Spinoza que por meio da sua teoria dos afetos influenciou profundamente Vygotsky.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

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