O que é Sociedade do espetáculo?

O que é Sociedade do espetáculo?

O vídeo traz uma entrevista com a professora Dra. Fernanda Feijó (UFAL) e com a graduanda em Ciências Sociais Larissa Lopes (ICS-UFAL), que tratam do conceito “sociedade do espetáculo”.

Por meio do vídeo, que apresentamos a seguir, você irá entender o conceito sociedade do espetáculo, criado por Guy Debord (1931-1994). Grosso modo, são abordados os seguintes assuntos ao longo de 5 minutos de vídeo: Contexto da criação do conceito, a definição e a atualidade do conceito.

O autor definiu o espetáculo como o conjunto das relações sociais mediadas pelas imagens.

Como podemos relacionar esse conceito com a nossa sociedade contemporânea hiperconectada? Tudo isso, e muito mais, você verá no vídeo a seguir.

Quem é o autor em questão?

Guy Debord nasceu em Paris no ano de 1931, foi um autor que escreveu obras baseadas nos escritos de Karl Marx, Sigmund Freud e Mikhail Bakunin. Foi um dos principais pensadores da Internacional Situacionista e da Internacional Letrista. A obra de Guy Debord contribuiu como sendo fundamento para as manifestações de Maio de 68 que se caracterizou como sendo a revolta dos estudantes e da classe trabalhadora francesa que visou mudança no status quo.

A obra mais conhecida de Guy Debord é a Sociedade do Espetáculo publicada no momento que o mundo estava passando pela Guerra Fria. O autor realizou uma profunda critica as duas faces do mesmo problema aquilo que ele denominou como sendo espetáculo. Na qual ocorria no lado ocidental capitalista e o espetáculo socialista. De um lado mostrando as maravilhas da sociedade de mercado e do outro as maravilhas da sociedade controlada pelo estado. Ambos os sistemas utilizavam de propagandas com a finalidade de atingir as mentes dos indivíduos.

Sociedade de espetáculo é desenvolvido a partir do conceito de Marx fetiche da mercadoria. Você irá compreender essa questão melhor no vídeo.

Suas principais obras são:

Sociedade do espetáculo
Comments on the society of the spectacle
Panegyric
El planeta enfermo

Quem são os participantes do vídeo?

Fernanda Feijó – Tem experiência na área de Sociologia, Sociologia da Educação, Sociologia no Ensino Médio, Educação Política. Graduou-se bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr – UNESP), concluiu Doutorado em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia, com projetos de pesquisa na área de Ensino de Sociologia no Ensino Médio pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da mesma instituição. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) atuando com estágio para Ciências Sociais e Filosofia pelo Centro de Educação (CEDU). Compõe o grupo de pesquisadores do Laboratório de Política e Governo da FCLAr – UNESP, pelo qual participou da elaboração e execução do Projeto Parlamento Jovem em Araraquara. É uma das coordenadoras do grupo de Pesquisa “O Ensino de Conhecimentos das Ciências Sociais (ConsCiências-Sociais)”, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFAL.

Larissa Lopes – Graduanda em Ciências Sociais pela UFAL

Conheça mais o Dialogando:

O Dialogando é um canal do YouTube gerenciado por Caio dos Santos Tavares, Graduado em Ciências Sociais (ICS-UFAL) e mestrando em Sociologia (ICS-UFAL). Surgiu de uma necessidade de construir um material didático que teria a utilidade do comprimento da carga horário do Programa de Residência Pedagógica que visa a imersão dos licenciandos no ambiente escolar contribuindo significativamente com o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura.

Aos poucos o projeto foi ganhando forma e apoio de inúmeros alunxs e professorxs da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialmente do Instituto de Ciências Sociais (ICS). Nossa ideia foi a construir um dicionário de conceitos das Ciências Sociais (Ciência Política, Antropologia e Sociologia) e entrevista sobre teorias e temas que norteiam as preocupações dos cientistas sociais. Todo conteúdo áudio visual produzido pelo Dialogando teve com princípio trazer tais assuntos de uma forma clara e objetiva. Ao todo o projeto contou com a participação de 40 pessoas que se disponibilizaram a compartilhar conhecimentos das Ciências Sociais que possam contribuir com as aulas de Sociologia.

Nosso canal oferece a oportunidade de uma aproximação entre a corpo docente e os discentes do ICS-UFAL com a Educação Básica. Portanto, sair dos muros da universidade e procurar transmitir o conteúdo das Ciências Sociais a sociedade civil. Assim, reforçando a importância do conhecimento das ciências sociais e eventualmente apresentando esse olhar de interpretar os fenômenos sociais a um publico que não teve acesso em sua formação básica.

Em cada vídeo é buscado em uma forma rápida e dinâmica apresenta conceitos e teorias fundamentais das Ciências Sociais. Esse recurso didático tem a finalidade de atingir o público do Ensino Médio (alunxs e professorxs).

O Dialogando surge em um contexto de fortes ataques a permanência da Sociologia no ensino médio. Portanto, acreditamos que nossa iniciativa, mesmo que seja singela, possa de alguma maneira contribuir na resolução dos problemas que afligem cotidianamente a permanência da disciplina na educação básica.

Semanalmente são disponibilizados vídeos no nosso canal no You Tube.

O projeto conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas e do Blog Café com Sociologia.

Contatos:

Facebook: facebook.com/caiosantosdialogando
E-mail: [email protected]

Inscreva-se no canal no YouTube!
DIALOGANDO ➡ #COMPARTILHANDOCONHECIMENTO😉

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: