Tecnologia na educação: Capacitar os professores com ferramentas de ensino eficazes

Tecnologia na educação: Capacitar os professores com ferramentas de ensino eficazes

A incorporação da tecnologia no ensino é um conceito relativamente recente. Especialmente com a introdução da Inteligência Artificial, a utilização de aplicações tecnológicas aumentou no meio académico.

A aprendizagem e o ensino foram ambos revolucionados. No entanto, o único foco deste artigo será o aspeto do ensino. Atualmente, os professores têm muito mais autoridade do que antes. Podem também ensinar de uma forma melhor e mais aperfeiçoada.

Todos estes benefícios serão explicados nas próximas secções deste artigo. Portanto, se é professor e quer melhorar a eficácia dos seus métodos de ensino, então este conteúdo vai ser-lhe útil.

Benefícios da tecnologia na educação

A tecnologia, como as ferramentas e o software em linha, tem amplas aplicações. Afecta o sector educativo no seu todo. Por isso, pensámos que, antes de abordarmos os benefícios para o ensino, deveríamos apresentar-lhe alguns benefícios gerais da tecnologia na educação.

O principal tipo de tecnologia que vamos abordar neste artigo são as ferramentas em linha.

  • Podem melhorar o empenhamento e a participação global dos alunos
  • Os alunos podem ter experiências de estudo personalizadas, desenvolvidas especificamente para eles.
  • As ferramentas em linha permitem o acesso a um vasto conjunto de recursos informativos. Este acesso não é possível com os métodos tradicionais.

Estas são algumas das vantagens gerais que o sector académico está a obter ao incorporar ferramentas em linha no seu fluxo de trabalho.

Tipos de ferramentas de ensino eficazes

É aqui que começamos a falar do que realmente interessa, que são as ferramentas de ensino. Para as compreendermos completamente, precisamos de falar sobre alguns dos seus tipos mais comuns. De seguida, apresentamos esses tipos.

1. Sistemas de gestão da aprendizagem

Uma ferramenta de gestão da aprendizagem refere-se normalmente a um software que gere as identificações dos alunos e acompanha o seu desempenho. Além disso, os membros do corpo docente podem atribuir tarefas aos estudantes utilizando estas ferramentas.

Estas ferramentas são uma das aplicações mais utilizadas nos estabelecimentos de ensino superior, como colégios e universidades. Todos os processos de atribuição de tarefas são automatizados e coisas como a assiduidade dos alunos e as notas dos testes são actualizadas aqui.

Exemplo

O Google Classroom é um sistema de gestão da aprendizagem eficaz, uma vez que possui uma interface simples e pode ser utilizado por qualquer pessoa. Permite-lhe controlar a assiduidade dos alunos, atribuir-lhes trabalhos de casa ou tarefas e muito mais.

2. Ferramentas de colaboração e comunicação

Nestes tempos digitais, os alunos e os professores não se limitam a comunicar apenas durante uma aula. Podem manter-se ligados durante todo o dia para trocarem informações. Isto é possível graças às ferramentas de cooperação e comunicação.

Pode utilizar estas ferramentas para criar e gerir aulas em linha e ensinar à distância. Os alunos podem até interagir consigo durante estas aulas em linha, o que torna estas ferramentas extremamente úteis. As características destas ferramentas facilitam tanto os professores como os alunos.

Exemplo

O Microsoft Teams é um bom exemplo de ferramentas de colaboração e comunicação. Foi amplamente utilizado na pandemia de Covid para o ensino em linha e provou ser um meio eficaz para as aulas. Pode até definir um calendário que mantém os alunos actualizados sobre as aulas que devem frequentar e quando.

3. Adaptive Learning Platforms

As plataformas de aprendizagem adaptativa permitem experiências de estudo personalizadas para os alunos. Estas ferramentas utilizam a IA para compreender o calibre e as necessidades dos alunos e fornecer-lhes soluções educativas em conformidade.

Esta elevada personalização na educação melhora o desempenho dos alunos. E a principal vantagem é que também reduzem a carga de trabalho dos professores. Devido a estas vantagens, espera-se que o mercado da tecnologia educativa atinja mais de 350 mil milhões de dólares até 2025.

Exemplo

A Knewton é uma plataforma adaptativa que estabeleceu parcerias com várias instituições. Está praticamente a ser utilizada na indústria para melhorar a experiência de alunos e professores de igual modo.

4. Detectores de duplicação

Os verificadores de duplicação ou de plágio são ferramentas que podem detetar se um aluno plagiou conteúdo de outra fonte. Esta prática é bastante comum entre os estudantes. Procuram algo na Internet e copiam o conteúdo para utilizarem nos seus trabalhos académicos.

Os verificadores de plágio estão agora a controlar esta prática, uma vez que conseguem analisar em profundidade e descobrir o conteúdo copiado. Os professores podem utilizar estas ferramentas para ensinar aos seus alunos uma lição sobre honestidade e moralidade académicas.

Exemplo

O detetor de plagio da Prepostseo é um verificador de duplicação credível. Analisa uma grande parte da Web para encontrar correspondências. Depois disso, também mostra as fontes de onde o conteúdo foi retirado. Desta forma, os professores podem obter relatórios pormenorizados.

Capacitar os professores com a tecnologia

Nesta secção, discutiremos alguns benefícios adicionais que os professores obtêm com a utilização de ferramentas como as acima referidas. Apresentámos algumas aplicações práticas das ferramentas em linha para capacitar os professores.

1. Simplificar as tarefas administrativas e o planeamento das aulas

No ensino, a gestão de vários assuntos relacionados com os alunos é uma tarefa secundária. O principal objetivo do ensino é transmitir informações aos alunos.

No entanto, as questões administrativas e de gestão ocupam muitas vezes tanto tempo dos professores que o seu desempenho como educador é afetado.

As ferramentas e tecnologias mais recentes resolveram este problema. Atualmente, todas as tarefas administrativas são tratadas por estas ferramentas. Também pode programar as suas aulas aqui e ser lembrado automaticamente no futuro.

2. Criar aulas interactivas

Com a utilização de ferramentas e tecnologias de ponta, os professores podem agora criar meios de comunicação interactivos.

Esta tecnologia permitiu que os professores melhorassem significativamente os seus métodos de ensino. Este tipo de conteúdo é muito popular entre os alunos, porque está completamente de acordo com as suas necessidades.

3. Comunicação efectiva com os alunos e os pais

Como explicámos numa das secções anteriores, a comunicação entre professor e aluno foi levada ao nível seguinte por estas ferramentas. Mas uma vantagem adicional desta funcionalidade é o facto de os pais também poderem estar a par do desempenho dos seus filhos.

As ferramentas novas e melhoradas enviam automaticamente relatórios e actualizações de assiduidade aos pais para que estes se mantenham informados. Isto pode incomodar alguns alunos, mas é o que os faz continuar.

Tendências futuras em ferramentas e tecnologias de ensino

Depois de conhecer os imensos benefícios das ferramentas de ensino, pode estar a perguntar-se como é que ainda há espaço para melhorias. Bem, a tecnologia de inteligência artificial é ainda muito recente e está a evoluir rapidamente. Por isso, o futuro das ferramentas de ensino tem um enorme potencial.

Eis alguns dos possíveis avanços que as ferramentas de ensino poderão registar.

1. Aplicações de aprendizagem automática

Atualmente, os robôs inteligentes só podem processar informações textuais. Mas graças ao processamento de linguagem natural e à aprendizagem automática, em breve poderão também avaliar outros tipos de dados. Isto poderá permitir-lhes dar aulas e interagir completamente com os alunos.

2. Realidade virtual na sala de aula

A Realidade Virtual ainda está a ser utilizada em alguns locais de estudo, mas com a introdução da IA, tem o potencial de se transformar completamente. A mistura de RV e IA pode dar origem a uma experiência de aprendizagem que é personalizada e educa os alunos com a ajuda de um ambiente artificialmente construído.

3. Internet das coisas

A Internet das Coisas ou IoT refere-se à tecnologia de objectos físicos que possuem elementos sensoriais que lhes permitem ligar-se à Internet. Isto está a transformar o panorama educativo. Por exemplo, os quadros interactivos permitem que os alunos estudem à distância de uma forma eficaz.

A tecnologia vai substituir os professores?

Como as coisas estão a evoluir agora, a indústria educativa está destinada a ser revolucionada. Mas devido à falta de elementos emocionais nos robots e nas ferramentas tecnológicas, a necessidade de professores não vai desaparecer. No entanto, a forma como os professores educam vai ser muito afetada.

Conclusão

Os avanços tecnológicos tiveram um grande impacto nos professores, mas de uma forma positiva. Os professores têm beneficiado imenso com a integração da tecnologia no ensino. Por esse motivo, explicamos neste artigo algumas aplicações comuns e os seus exemplos práticos para que possa também adotar métodos de ensino modernos.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe uma resposta