O que é Anomia?

Anomia – Émile Dukheim

Cristiano Bodart, doutor em Sociologia (USP)

Nesse vídeo apresentamos alguns elementos para compreender esse concento durkheimiano tão importante na teoria positivista sociológica, anomia.

No vídeo o prof. Dr. Cristiano das Neves Bodart apresenta uma conceituação cunhada por Émile Durkheim nas obras “Da Divisão Social do Trabalho” (1893) e “Suicídio” (1897). Apresenta o como a moral está relacionada a esse conceito que está presente na Sociologia desde sua origem enquanto ciência.

O vídeo é um subprojeto do Blog Café com Sociologia coordenado pelos seus editores, Roniel Sampaio e Cristiano das Neves Bodart.

Confira outros vídeos do canal do Blog Café com Sociologia. Se gostar, dê um “joinha” e siga o canal para acompanhar o que estaremos abordando nos próximos vídeos. 

 

O conceito de anomia foi, na Sociologia, cunhado por Émile Durkheim nas obras “Da Divisão Social do Trabalho” (1893) e “Suicídio” (1897) e depois utilizado na obra “A Educação Moral” (1902), onde abordou o papel da moral no combate ao estado anômico. Para esse sociólogo, a anomia é uma situação social produzida pelo enfraquecimento dos vínculos sociais e pela perda da capacidade da sociedade regular o comportamento dos indivíduos, gerando, por exemplo, fenômenos sociais como o suicídio. Trata-se de uma ausência de um “corpo de normas sociais” capaz de regular o convívio social marcado pela “solidariedade”.

Para Durkheim, a anomia é apenas um estágio temporário, um produto de rápida mudança social, perda de fé (no sentido mais amplo) e tradição. Para ele, essa fase ultrapassou o momento em que grupos de interesse determinam novas regras para regular as “desordens” da sociedade, confirmam novas tradições ou consolidam tradições estabelecidas. Nesse sentido, a anomia será um demônio de longa data na sociedade moderna, caracterizada por uma rápida mudança social, que leva a desordens sociais devido a uma forte crise (ou falta de consciência coletiva).

 

Gostou? Siga nosso canal, curta nossos vídeos e os compartilhe com amigos.

Assista também “O que é Coesão Social” AQUI

Nosso canal pode ser acessado AQUI

ando nos próximos vídeos. 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile