Redução de turmas vinculados ao professor para um melhor aproveitamento
Por Roniel Sampaio Silva
Muitos professores, tanto de sociologia como de outras áreas – especialmente aquelas cuja carga horária é pequena – têm se queixado do excesso de turmas e de alunos vinculados ao professor.
Pensando nisso, a equipe do Café com Sociologia pesquisou a legislação de que trata a matéria e redigiu um documento que pode ajudar os professores nessa situação. Tal iniciativa pode ajudar a reverter esse quadro tendo em vista que Sociologia e Filosofia são componentes curriculares recém reimpladados no currículo e isso faz com que haja equívoco da parte dos sistemas de ensino, principalmente pelo fato destes vincularem a um único professo um excessivo número de alunos, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem.
Estamos certos que que o processo de valorização da disciplina é uma longa e árdua jornada e que além dessa iniciativa individual é preciso recorrer à mobilização coletiva para que o direito de alunos e
professores sejam respeitados.
professores sejam respeitados.
Caso os diretores se mostrem intransigentes em relação ao assunto, as autoridades competentes podem ser acionadas. Dependendo da esfera, as instituições que podem ajudar a solucionar o problema são:
Na esfera federal: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação; Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Ministério Público, Ministério Público do Trabalho.
Na esfera estadual e municipal: Secretaria de Educação, Conselho Estadual/Municipal de Educação, Ministério Público Estatual, Ministério Público do Trabalho.
Além disso, o documento elaborado por nós pode ser utilizado numa possível ação judicial para os servidores no regime estatutário e numa ação trabalhista para os servidores de vínculo CLTista.
A charge reflete a realidade, Aqui no RJ , perdemos 1 tempo de aula no 2° ano. Só no 3° temos os 2 tempos. Turmas super cheias!
Bom , acho que hoje em dia são muitos alunos e a carga horária e muito estressante , tanto para os alunos quanto para o professor .
e isso de certa forma interfere , um pouco direto e indiretamente no interesse e na aprendizagem dos alunos de hoje em dia .
mas para que os estudos sejam valorizados é preciso , interesse , de ambos os lados …
tanto de educadores quanto de alunos , .
só assim então poderemos ter ensino de qualidade , ou pelo almenos finjirmos que aprendemos algo né kkk !"
A carga horária é muito estresante (Principalmente para professores que dão aula em duas ou mais escolas), as salas de aulas mais cheia. Bom alunos não importam em aprender e nem professores (alguns) querem ensinar, isso prejudica, pois alguns professores fingem q dão aula, precisamos de ensino de qualidade e que leve esse país adiante.
Professores na minha opinião é uma das profissões mais importantes que possa ter na sociedade democraticamente falando, pois o caráter de uma pessoa hoje se dá pelo que ela foi quando pequena, e quando pequena na escola.Não existe ensino fundamental sem alfabetização, e ensino médio sem ensino fundamental e aí é que tá a grande importancia de um professor que exerce sua profissão corretamente na vida de um aluno.
Os professores deveriam ser mais do que valorizados…
Alguns professores trabalham em varias escolas e isso aumenta sua carga horaria, e tem alguns q não tem interesse, preferem fazer bagunça do que estudar!
Apoio o comentário citado acima, nossos professores são muito desvalorizados, os professores são como um oráculo, nos ensinam propriamente dito o futuro. Um futuro não tão distante, e dependendo de nossos atos no presente sofreremos as consequência, e pode ter certeza que que elas virão, pois até a Física nos prova isso "Toda ação exerce uma reação".
Então valorize seu professor!
Algumas pessoas não valorizam a profissão dos professores, mas será que eles não sabem que os professores é que vão definir seu futuro?