Conceito de Desenvolvimento

O conceito de “desenvolvimento” é sem dúvida o mais polêmico dos conceitos. A noção de desenvolvimento que tem predominado na atualidade é o conceito ocidental de “desenvolvimento”. Uma imposição ideológica marcada por uma visão capitalista, onde o urbano e o industrial e o moderno são sinônimos, estando impregnado de valores específicos e de interesse dos detentores do capital.
Contemplamos no termo em análise um processo de ocidentalização que acabou implantando a idéia hegemônica – do capitalismo. A idéia de periferia é fruto dessa imposição ideológica.
A criação do ideal de “desenvolvimento”, nos moldes capitalistas, ganhou o mundo, especialmente entre as décadas de 50 e 80, inclusive no Brasil. No Brasil a política desenvolvimentista é a maior evidencia de tal ideal.
Para Latouche (1996) o Ocidente colocou a Progresso (para o capitalismo sinônimo de desenvolvimento) como pedra angular da modernidade, as nações viram-se mergulhadas em atraso. Desta forma, o desenvolvimento criou a noção de subdesenvolvimento, obrigando a todos a seguir os passos do “desenvolvimento”, nos moldes capitalista, é claro.
(Bodart, Cristiano das N.)
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
Leave a response comment2 Responses
  1. LouMondlane
    agosto 12, 10:53 LouMondlane

    Gostaria de saber implicações da origem dessa definição de para a classificação e categorização dos países, cultura e sociedade.

    reply Reply this comment
  2. LouMondlane
    agosto 12, 10:56 LouMondlane

    Gostaria de saber as implicações da origem do conceito de desenvolvimento para classificação e categorização dos países, cultura e sociedade.

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: