Aula de Sociologia e Filosofia

Dica de debate

A ” Red Bull: Jesus ” produziu um comercial que passou a ser divulgado dia 16 de Fevereiro/2012 bastante polêmico e que causou indignação entre os cristãos. O comercial da Red Bull ironiza, ou brinca, com os supostos milagres feitos por Jesus, especificamente o milagre de andar sobre as águas.

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) Aceitou a denúncia de cristão que sentiram sua crença ofendia.Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”.

Por um lado existem aqueles que afirmam que a religião priva as pessoas da liberdade de expressão (como teria ocorrido nesse caso), por outro há aqueles que afirmam que o comercial é um desrespeito a cultura do outro.
Segue o comercial:


Questões para discussão:
1. A propaganda deveria ter sido proibida? Por que?
2. As empresas podem e devem veicular “brincadeiras” como essa para a sua promoção? É ético?
3. Propagandas como essa podem ampliar a intolerância? De que forma?

Visite também os blogs  Mangue Sociológico e Ciência Social Ceará

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta