Simulando Jornal televisionado no ensino de Sociologia

Simulando um jornal televisivo para aulas de sociologia

3-3

Por Cristiano das Neves Bodart

A sugestão deste post busca demonstrar como podemos trabalhar diversos temas de sociologia utilizando uma representação teatral de um telejornal

Vamos à sugestão:

Após ter estudado as principais ideias de Karl Marx*, divida a turma em grupos de seis alunos (o número pode variar de acordo com o tamanho da turma e as competências dos mesmos no uso de tecnologias). Certifique que em cada grupo haja um aluno que tenha uma câmera (pode ser no celular) e um que saiba usar editor de vídeo. Peça que façam um jornal televisivo (teatral) contendo ao menos:

  1. Abertura do telejornal com chamadas de notícias (resumo da edição do jornal);
  2. Notícias jornalísticas fictícias, ou não, de casos de exploração do homem sobre o homem via relações de trabalho;
  3. Cobertura jornalística de casos fictícios, ou não, de manifestações de trabalhadores em prol de melhores salários;
  4. Uma entrevista a um convidado tratando questões relacionadas às desigualdades sociais (simulando uma entrevista a um especialista ou mesmo convidando um professor de Ciências  Humanas para ser o entrevistado).
  5. Uma propaganda (ou matéria) que transmita ou aborde a ideia de Fetichismo da Mercadoria e;
  6. Uma propaganda que remeta ao consumismo.

Os alunos podem se inspirar em algum jornal televisivo conhecido.

O jornal será gravado** para ser transmitido para toda a turma***. Delimite o tempo do vídeo de acordo com o tempo que terá para as apresentações.

Apresentação do trabalho: O jornal será gravado e editado. Em aula marcada, todos deverão levar o seu jornal em arquivo para ser passado para a turma, sendo utilizado datahow, computador e som.

.

.

.

Notas:

*A mesma atividade pode ser adaptada para qualquer outro conteúdo.

**A gravação pode ser realizada em outro horário extra-sala.

***Se possível em uma sala apropriada de vídeo. Lembrando que uma pipoca não é uma má pedida.

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

  1. Excelente ideia Cristiano. Uma das lembranças mais intensas e felizes que tenho do ensino médio foi uma atividade que envolvia um jornal, no caso era ao vivo. Hoje temos a facilidade da gravação com a popularização dos celulares. Obrigado por mais essa contribuição. Passarei para meus alunos.

Deixe uma resposta