O 7º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro, a ser realizado nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2020, tem como tema “Reforma do Ensino Médio e BNCC: o ensino de Sociologia na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”. As razões que levaram a escolha do tema estão relacionadas às recentes alterações na estrutura do Ensino Médio no Brasil e às reformas curriculares em andamento. Vejamos.
Em 2016, o governo do presidente Michel Temer publicou a Medida Provisória (MP) nº. 746, que propôs modificar o Ensino Médio por meio de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de itinerários formativos e da organização por áreas de conhecimento e em tempo integral. Essa MP retirou a obrigatoriedade, entre outras, da disciplina Sociologia. O Congresso Nacional transformou, em 2017, essa Medida Provisória na Lei nº. 13.415, aprovando a reforma, mas, diferentemente da MP, introduzindo obrigatoriamente a Sociologia na BNCC, como “estudos e práticas”. A Base Nacional Comum Curricular, em sua terceira e última versão, de 2018, incluiu Sociologia, juntamente com Filosofia, Geografia e História, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Com essas mudanças, a Sociologia deixou, portanto, a condição de disciplina obrigatória em todas as séries do Ensino Médio, conforme lhe garantia a Lei nº. 11.684/2008, ora revogada, para uma situação de obrigatoriedade na BNCC, mas cuja forma e carga horária, na prática, ainda estão indefinidas. Esse debate, travado até então apenas no âmbito federal, desde 2019 passou para o nível estadual, uma vez que cada estado é responsável pela criação de seu novo currículo adaptado a essa reforma. São Paulo, por exemplo, foi o primeiro estado do Brasil a aprová-lo, cuja implementação se dará nas escolas da rede estadual de forma gradual, com início pela 1ª série do Ensino Médio em 2021.
Sendo assim, esse contexto pede um urgente e intenso debate sobre o lugar ocupado pela Sociologia no Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro a partir de agora e a respeito dos limites e possibilidades de seu ensino como parte da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Inscrições e informações em www.ensoc-rj.com
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
26 de novembro de 2020 (quinta-feira)
16h30 Sessão de abertura
16h45 Homenagem à professora Anita Handfas (FE/UFRJ), por Julia Polessa Maçaira (FE/UFRJ)
17h Homenagem ao centenário de Florestan Fernandes, por Roberto Leher (UFRJ)
17h30 às 19h30 Mesa-Redonda I – Reforma do Ensino Médio e BNCC: qual é o lugar da Sociologia a partir de agora?
LOCAL: Plataforma na web
27 de novembro de 2020 (sexta-feira)
14h às 16h Oficinas Pedagógicas
16h30 às 17h30 Eleição da coordenação da Unidade Regional da ABECS-RJ
18h às 20h Mesa-Redonda II – Em defesa da educação: socialização e conhecimento na escola pública
LOCAL: Plataforma na web
28 de novembro de 2020 (sábado)
10h às 12h Grupos de Trabalho
14h às 16h Grupos de Trabalho
17h às 18h30 Plenária Final
LOCAL: Plataforma na web
*Os trabalhos da modalidade Postagem Sociológica estarão expostos durante esse período no perfil do Instagram (@ensocrj)
Bom dia. É lamentável o total descaso com uma ciência tão importante. “Para Pierre Bourdieu, sociólogo francês contemporâneo, a Sociologia,
quando se coloca numa posição crítica, incomoda muito, porque, como outras ciências humanas, revela aspectos da sociedade que certos indivíduos ou grupos se empenham em ocultar” (Nelson Dacio Tomazi, Sociologia Para o Ensino Médio, 2 edição, São Paulo, 2010)