A importância do sono no processo de aprendizado

Saber a importância do sono no processo de aprendizado, pode fazer toda a diferença. E isso se aplica tanto para quem está em processo de alfabetização, ou mesmo para quem está em um período pontual, se preparando para uma prova importante, vestibular, ou mesmo para um concurso público, por exemplo.

O sono desempenha um papel importante na nossa saúde física e mental. Além de ser essencial para a recuperação do corpo, ele também influencia diretamente no processo de aprendizado.

Contudo, muitas vezes por não saber disso, as pessoas se descuidam nesse aspecto. E isso pode trazer consequências catastróficas para quem precisa aprender.

Pensando nisso, hoje vamos te mostrar como uma boa noite de sono afeta nossa capacidade de reter informações e como isso se relaciona com o aprendizado. Quer saber mais? Então fique com a gente e acompanhe até o final, para ficar por dentro de tudo. Boa leitura!

A importância do sono para a memória

Durante o sono, nosso cérebro processa e consolida as informações que adquirimos ao longo do dia. E esse processo é fundamental para a formação da memória de longo prazo.

Ou seja, quando dormimos bem, nosso cérebro pode organizar as experiências que vivemos, fazendo com que essas experiências fiquem mais acessíveis e isso facilita o processo de aprendizado.

Por conta disso, é bastante comum experimentarmos esquecimentos repentinos e até uma leve perda de memória ao longo do dia, quando estamos em estado de privação do sono.

Para quem está em meio a um processo de aprendizado, desde crianças, até adultos, durante a preparação para um concurso, por exemplo, dormir bem é fundamental para melhorar a fixação do conhecimento obtido nos estudos. E, em contrapartida, deixar de descansar de forma adequada pode trazer consequências negativas para esse processo a longo prazo.

Como o sono interfere no aprendizado?

A privação de sono pode desequilibrar nossa concentração, nossa capacidade de memória e até mesmo nosso comportamento. Assim, quando não dormimos o suficiente, nosso cérebro não consegue fixar as informações que adquirimos enquanto estamos estudando, o que afeta diretamente nossa capacidade de tomar decisões e resolver problemas.

Sendo assim, para aprender de forma mais eficiente, é muito importante garantir uma boa qualidade de sono. Afinal, caso você negligencie esse aspecto de sua vida, poderá experimentar uma certa dificuldade para aprender e até memorizar os conteúdos que estuda ao longo do tempo.

Além disso, esse efeito pode se prolongar com o passar do tempo. Ou seja, deixar de dormir por uma noite, já causa sérios efeitos no nosso cérebro, mas se você fica vários dias sem dormir direito, o efeito se torna ainda pior e, em alguns casos mais sérios, pode se tornar irreversível.

A importância do sono e de um bom colchão

Falando em sono, não podemos esquecer a importância de um colchão de qualidade. Afinal, um bom colchão pode trazer o suporte necessário para uma noite de descanso e reparação, tanto para o corpo, quanto para nosso cérebro.

Sendo assim, uma boa dica é buscar por modelos que se adequem às suas necessidades, como os colchões ortopédicos, por exemplo. E, nesse caso, algumas marcas, como a Colchões Probel, são reconhecidas por sua qualidade e conforto e, assim,podem ser boas opções para quem está aprendendo.

Além da Probel, a Emma também é uma boa opção, já que pode oferecer modelos que se adaptam a diferentes corpos, tamanhos e pesos. Assim, você garante uma boa noite de sono, todos os dias.

Como melhorar minha qualidade de sono?

Como vimos, entender a importância do sono no processo de aprendizado pode te ajudar a aprender e fixar melhor os conteúdos, além de que, melhorar a qualidade do sono também é fundamental para a saúde e o bem-estar.

Contudo, muitas pessoas ainda não sabem por onde começar, a fim de ter noites mais tranquilas e reparadoras. Por isso, a seguir separamos algumas dicas que podem ajudar. Confira!

1. Crie uma rotina de sono

Tente dormir e acordar sempre nos mesmos horários, mesmo nos fins de semana. Isso ajuda a regular o relógio biológico.

Isso pode ser difícil no começo mas, de acordo com especialistas, nosso cérebro cria um hábito depois de 21 dias. Então, se esforce para seguir essa rotina até que vire um hábito natural.

Depois de um certo tempo, os horários serão mais simples de seguir e você já poderá notar as mudanças e benefícios que esse tipo de comportamento pode trazer.

2. Tenha um ambiente adequado para descansar

Mantenha o quarto escuro, silencioso e fresco e busque investir em um colchão e travesseiros confortáveis. Você pode encontrar opções que se encaixam perfeitamente em suas necessidades, na Colchões Probel, ou na Emma Colchões, que são referências no mercado atualmente.

Você também pode economizar na compra, já que na plataforma da Cashbe, você encontra tanto cupons Emma, quanto cupons Probel, para ter parte do valor final de sua compra abatido.

3. Evite estímulos antes de dormir

Evite telas de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets, computadores, pelo menos uma hora antes de dormir. Reduza também a exposição à luz azul à noite.

Isso ajuda seu corpo a entender que é hora de relaxar e descansar. Assim, você consegue entrar em um estado de sono profundo mais rápido e, assim, descansar mais durante a noite.

4. Entenda a importância do sono e cuide da sua saúde

Uma outra dica importante, além de entender a importância do sono para o processo de aprendizado, é cuidar da saúde do corpo. Então, pratique exercícios físicos regularmente, mas evite atividades intensas perto da hora de dormir.

Esse tipo de atividade aumenta os níveis de adrenalina e, consequentemente, te deixa mais agitado e inquieto. Assim, você não consegue relaxar o corpo e a mente, dificultando que você “desligue” e pegue no sono.

5. Cuide da alimentação e da hidratação

Evite refeições pesadas antes de dormir e beba água, mas evite excessos para não acordar durante a noite. O ideal é comer com pelo menos 1 hora de antecedência, antes da hora que você determinou para dormir em sua rotina de sono.

Além disso, hidrate-se bem, para que você não precise acordar à noite para beber água, mas não exagere, pois assim, você provavelmente precisará acordar para ir ao banheiro. Evite também ingerir cafeína e álcool à noite, pois podem afetar o sono.

A importância do sono para o processo de aprendizado deve ser levada a sério, para que você consiga aprender mais rápido e com mais eficácia!

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile