9º ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
9º ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Anais do 9º ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O 9° Encontro Nacional do Ensino da Sociologia na Educação Básica (ENESEB), organizado pelo Comitê de Pesquisa Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), foi o primeiro presencial pós pandemia. Além do reencontro de pesquisadores, professores e estudantes, foi, também, espaço para diálogo entre pesquisas e práticas pedagógicas oriundas de diferentes vivências daqueles que se dedicam ao ensino de Sociologia na educação básica nas diversas regiões do país. Neste sentido, o aprender,
sentir e compartilhar se concretizaram com muita ênfase no reencontro de diferentes gerações, sendo este um dos objetivos centrais do ENESEB, ou seja, momento de troca que possa fortalecer, organizar e fazer seguir a luta em defesa da Sociologia na educação básica e da escola pública, laica, democrática, de qualidade, socialmente referenciada para todos.

É um momento de grandes desafios! A sociedade brasileira começa a retomar a democracia, com embates cotidianos nas diferentes esferas do poder e das instituições. Na educação, a ofensiva neoliberal continua forte, com novos elementos em sua implementação como a plataformização da educação, reduzindo os espaços pedagógicos da sala de aula e a autonomia do professor, com o objetivo de manter o controle sobre estudantes e docentes, levando a uma antítese do que se espera da escola. As duas últimas reformas do ensino médio também têm contribuído com o esvaziamento científico do currículo sem a efetiva garantia de uma formação qualificada, comprometida com as demandas da juventude brasileira, submersa em problemas estruturais da escola, do mundo do trabalho e da própria sociedade.

Mais do que nunca a Sociologia se faz necessária para desnaturalizar o que é imposto diariamente pela hegemonia política e econômica das elites brasileiras, que flertam e dominam com governos tanto conservadores, como de centro-esquerda.

Assim, o tema do ENESEB Cadê a Sociologia que estava aqui? Imaginando Sociologias na educação básica buscou enfrentar esses desafios por meio do amplo debate das questões da educação, da escola e da Sociologia na educação básica, articulando as dimensões política, sociológica e pedagógica, com aqueles que fazem a educação no seu dia a dia, em seus estudos, trabalho e pesquisas, buscando superar os entraves perversos presentes na sociedade atual.
A riqueza dos trabalhos apresentados motivou a organização desse ebook, que traz ao público um recorte do debate realizado durante os três dias do evento. O livro se organiza em cinco seções:
1. O lugar das Ciências Sociais na Educação.
2. Sociologia escolar, juventudes e resistências.
3. Ciências Sociais, Diversidade e Enfrentamento às desigualdades.
4. Metodologias e materiais para as Ciências Sociais Escolar.
5. Formar-se e ser cientista social educador/a

Desse modo, com certeza este livro contribui com a consolidação da presença da Sociologia na educação básica como disciplina científica, necessária e estratégica à formação das juventudes brasileiras. Ao mesmo que também se soma à Campanha Nacional em Defesa da Sociologia na Educação Básica, aprovada no 9° ENESEB e referendada pela assembleia do 22° Congresso Brasileiro de Sociologia, ambos realizados na USP, em julho de2025.

São Paulo, setembro de 2025.

Sueli Guadelupe de Lima Mendonça
Débora Cristina Goulart
Daniel Cara
Sávio Machado Cavalcante

 

9º ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
9º ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA –  Baixe aqui

 

 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O blog foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente tratava-se de uma espécie de “espaço virtual” para guardar materiais de suas aulas. Na ocasião lecionava em uma escola de ensino público no Estado do Espírito Santo. Em 2012 o Roniel Sampaio Silva, na ocasião do seu ingresso no Instituto Federal, tornou-se administrador do blog e desde então o projeto é mantido pela dupla.

O blog é uma das referências na temática de ensino de Sociologia, sendo acessado também por leitores de outras áreas. Há vários materiais didáticos disponíveis: textos, provas, dinâmicas, podcasts, vídeos, dicas de filme e muito mais.

Em 2019 o blog já havia alcançado a marca de 9 milhões de acessos.

O trabalho do blog foi premiado e reconhecido na 7º Edição do Prêmio Professores do Brasil e conta atualmente com milhares de seguidores nas redes sociais e leitores assíduos.

Seguimos no objetivo de apresentar aos leitores um conteúdo qualificado, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais mais acessíveis.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

Machismo como regime discursivo
Previous Story

Machismo como regime discursivo + atividade para a aula

Latest from Apoio Didático

Go toTop

Don't Miss