Prefácio
O 9° Encontro Nacional do Ensino da Sociologia na Educação Básica (ENESEB), organizado pelo Comitê de Pesquisa Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), foi o primeiro presencial pós pandemia. Além do reencontro de pesquisadores, professores e estudantes, foi, também, espaço para diálogo entre pesquisas e práticas pedagógicas oriundas de diferentes vivências daqueles que se dedicam ao ensino de Sociologia na educação básica nas diversas regiões do país. Neste sentido, o aprender,
sentir e compartilhar se concretizaram com muita ênfase no reencontro de diferentes gerações, sendo este um dos objetivos centrais do ENESEB, ou seja, momento de troca que possa fortalecer, organizar e fazer seguir a luta em defesa da Sociologia na educação básica e da escola pública, laica, democrática, de qualidade, socialmente referenciada para todos.
É um momento de grandes desafios! A sociedade brasileira começa a retomar a democracia, com embates cotidianos nas diferentes esferas do poder e das instituições. Na educação, a ofensiva neoliberal continua forte, com novos elementos em sua implementação como a plataformização da educação, reduzindo os espaços pedagógicos da sala de aula e a autonomia do professor, com o objetivo de manter o controle sobre estudantes e docentes, levando a uma antítese do que se espera da escola. As duas últimas reformas do ensino médio também têm contribuído com o esvaziamento científico do currículo sem a efetiva garantia de uma formação qualificada, comprometida com as demandas da juventude brasileira, submersa em problemas estruturais da escola, do mundo do trabalho e da própria sociedade.
Mais do que nunca a Sociologia se faz necessária para desnaturalizar o que é imposto diariamente pela hegemonia política e econômica das elites brasileiras, que flertam e dominam com governos tanto conservadores, como de centro-esquerda.
Assim, o tema do ENESEB Cadê a Sociologia que estava aqui? Imaginando Sociologias na educação básica buscou enfrentar esses desafios por meio do amplo debate das questões da educação, da escola e da Sociologia na educação básica, articulando as dimensões política, sociológica e pedagógica, com aqueles que fazem a educação no seu dia a dia, em seus estudos, trabalho e pesquisas, buscando superar os entraves perversos presentes na sociedade atual.
A riqueza dos trabalhos apresentados motivou a organização desse ebook, que traz ao público um recorte do debate realizado durante os três dias do evento. O livro se organiza em cinco seções:
1. O lugar das Ciências Sociais na Educação.
2. Sociologia escolar, juventudes e resistências.
3. Ciências Sociais, Diversidade e Enfrentamento às desigualdades.
4. Metodologias e materiais para as Ciências Sociais Escolar.
5. Formar-se e ser cientista social educador/a
Desse modo, com certeza este livro contribui com a consolidação da presença da Sociologia na educação básica como disciplina científica, necessária e estratégica à formação das juventudes brasileiras. Ao mesmo que também se soma à Campanha Nacional em Defesa da Sociologia na Educação Básica, aprovada no 9° ENESEB e referendada pela assembleia do 22° Congresso Brasileiro de Sociologia, ambos realizados na USP, em julho de2025.
São Paulo, setembro de 2025.
Sueli Guadelupe de Lima Mendonça
Débora Cristina Goulart
Daniel Cara
Sávio Machado Cavalcante



