Aos 72 anos, morre o sociólogo Marshall Berman

 

O sociólogo e filósofo marxista humanista, Marshall Berman, autor das obras “Tudo que É Sólido Desmancha no Ar”, “Aventuras no Marxismo” e “Um Século em Nova York” (publicados no Brasil), morreu na última quarta-feira, 11 de setembro de 2013, aos 72 anos.
De acordo com um amigo, ele sofreu um ataque cardíaco enquanto comia em um de seus restaurantes favoritos em Manhattan, Nova York.
Berman se destacou pelo seu conhecimento das obras de Karl Marx, pensador que teve acesso quando estudava na Universidade de Columbia, ainda nos anos 1950. Berman foi membro do conselho editorial do “Dissent” e contribuiu regularmente para a publicação “The Nation”. Berman lecionava ciências políticas no “The City College of New York” e filosofia política e urbanismo na “City University of New York”.

O ensaísta esteve em Porto Alegre em diversas ocasiões. Em 1993, realizou duas palestras em que criticou o isolamento dos intelectuais, propôs a reinvenção do marxismo e defendeu até mesmo a derrubada do muro da Mauá. Em 2001, esteve presente no 1º Encontro sobre Espaço e Linguagem e, em 2007, era esperado no Ciclo Fronteiras do Pensamento, mas desmarcou alegando motivos de saúde. Ao invés disso, enviou um vídeo gravado em Nova York” (ZERO HORA, 12/10/2013).

O ensaísta norte-americano Marshall Berman,
autor do livro “Tudo Que é Sólido Desmancha no Ar”, em imagem de 1987
Em 2001, Berman deu uma entrevista que foi publicada na revista “Superinteressante”. Veja AQUI.
O sociólogo e filósofo deixou sua mulher, Shellie, e seus filhos Eli e Danny.
A sua principal obra pode ser baixada AQUI (“Tudo que É Sólido Desmancha no Ar”). A resenha do livro Um Século em Nova York” pode ser acessado AQUI.
Fontes:
https://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2013/09/morre-o-cientista-politico-marshall-berman-4267098.html
https://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,aos-72-anos-morre-o-sociologo-marshall-berman,1074130,0.htm
https://super.abril.com.br/cultura/marshall-berman-442536.shtml
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/09/1341298-morre-o-autor-marxista-marshall-berman-aos-72-anos.shtml

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

26 Comments

  1. Certamente ele teve bastante importância para a Sociologia ! Sua célebre obra chama-se "Tudo que é solido desmancha no ar", fazendo uma alusão a uma frase de Karl Marx. É autor de dois outros livros e, de inúmeros artigos sobre cultura e política e é membro do conselho editorial do Dissent e contribuiu regularmente para a publicação The Nation.

  2. Realmente ele teve bastante importancia para a sociologia mas bem que eu discordaria das sua atitudes, pois a atitude marxista dele me da nos nervos, pois não gosto muito de homens maxistas nada contra ele ta bom…..

  3. Numca tive a oportunidade de ler essa tao famosa obra "Tudo que É Sólido Desmancha no Ar", só pelas palavras descritas acima da pra perceber que ele foi e esta sendo um grande nome da sociologia.

  4. Berman se destacou pelo seu conhecimento das obras de Karl Marx, pensador que teve acesso quando estudava na Universidade de Columbia, ainda nos anos 1950. Berman foi membro do conselho editorial do "Dissent" e contribuiu
    regularmente para a publicação "The Nation".

  5. Sua obra mais conhecida é "Tudo que é sólido desmancha no ar" O título é uma referência ao Manifesto Comunista o livro combina crítica literária moderna e análise histórica .. De fato teve uma grande significância para a sociologia .. Mesmo nao tendo conhecido nenhuma de suas obras ..

  6. e ele e muito importante para mim e para muitas pessoas com sua obra mais conhecida "tudo que e solido se desmancha no ar" o titulo faz referencia ao manifesto comunista o livro combina critica literária moderna e analise historica,ele e um icone da sociologia ,fez muita coisa legal.

  7. Vejo, pelos trechos que li do livro, que Marshall Berman tinha um pensamento modernista, pois logo no inicio do livro coloca como introdução o titulo "Modernidade Ontem, Hoje e Amanha". E também define o termo "Ser Moderno" como:"Ser moderno é encontrar-se em
    um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento,
    autotransformação e transformação das coisas em redor…"

  8. Bom, nunca tive oportunidade de ler nenhuma das obras de Marshall Berman "Tudo que É Sólido Desmancha no Ar", "Aventuras no Marxismo" e "Um Século em Nova York". Mas posso acreditar que ele já está fazendo uma enorme falta para a sociologia e para todos aqueles que apreciavam suas obras.

  9. Imagino que Marshall Berman tenha sido um importante homem para a sociologia, tanto pelos seus conhecimentos que tinha quanto como pelas suas obras publicadas, mesmo não tendo conhecimento de suas obras, mas elas devem falar de coisas bem interessantes,deveria ser muito inteligente e ter um grande conhecimento das coisas.

  10. Certamente ele teve bastante importância para a Sociologia ! Sua célebre obra chama-se "Tudo que é solido desmancha no ar", fazendo uma alusão a uma frase de Karl Marx. É autor de dois outros livros e, de inúmeros artigos sobre cultura e política e é membro do conselho editorial do Dissent , ele teve bastante importância para a sociologia mas bem que eu discordaria das sua atitudes, pois a atitude marxista dele não agrada a maior parte da sociedade a parte feminina .

  11. Certamente ele teve bastante importância para a Sociologia ! Sua célebre obra chama-se "Tudo que é solido desmancha no ar", fazendo uma alusão a uma frase de Karl Marx. É autor de dois outros livros e, de inúmeros artigos sobre cultura e política e é membro do conselho editorial do Dissent , ele teve bastante importância para a sociologia mas bem que eu discordaria das sua atitudes, pois a atitude marxista dele não agrada a maior parte da sociedade a parte feminina .

  12. Eu não cheguei a ler nem uma de suas obras como ´´um seculo em Nova York`mas com certeza ele foi um grande sociólogo que teve grande importância enquanto esteve vivo.

  13. Eu não cheguei a ler nem uma de suas obras como ´´um seculo em Nova York`mas com certeza ele foi um grande sociólogo que teve grande importância enquanto esteve vivo.

  14. Certamente e uma morte lamentável, mais acho que que a morte não seja o fim do seu ensinamento social, pelo que que deu para perceber Marshall Berman foi um grande sociólogo, teve 3 livros lançados e um se destaca "Tudo que é solido desmancha no ar" por fazer uma alusão a uma frase de Karl Marx, certamente ele era um grande admirado de karl marx pois Berman se destacou pelo seu conhecimento das obras de Karl.

  15. É uma morte lamentável, é um autor de dois livros e, de inúmeros artigos sobre a cultura e polícia. Ele teve bastante importância para a sociologia. Mais discordaria algumas atitudes dele. Pois ele é marxista e isso não agrada a sociedade feminina.

  16. É uma perda muito lamentável pois e pessoas como ele q nos deveríamos nos espelhar com a força de vontade dele e com a sociologia e muito importante para para a sociedade por causa que devemos nos esforçar para sermos pessoas melhores e nos esforçamos para alcançarmos as melhoras.

  17. É uma perda muito lamentável pois e pessoas como ele q nos deveríamos nos espelhar com a força de vontade dele e com a sociologia e muito importante para para a sociedade por causa que devemos nos esforçar para sermos pessoas melhores e nos esforçamos para alcançarmos as melhoras.

  18. É uma perda muito lamentável pois e pessoas como ele q nos deveríamos nos espelhar com a força de vontade dele e com a sociologia e muito importante para para a sociedade por causa que devemos nos esforçar para sermos pessoas melhores e nos esforçamos para alcançarmos as melhoras.

  19. O mundo infelizmente perdeu um grande sociologo. Mas ate hoje seu trabalho continua vivo e faz com que aprendemos a sociologia de uma maneira muito interessante atraves de seus livros. Ele era nao somente sociologo mais tambem um grande filosofo. Suas ideias, seu legado continuam influenciando ate os dias atuais.

  20. Devemos lamentar muito por a perda de um sociólogo, no qual era tão inteligente e capaz de nós auxiliar tanto para sociologia, mais sabemos que ele é capaz de nos passar muito pelas suas obras deixadas.

  21. Devemos lamentar muito por a perda de um sociólogo, no qual era tão inteligente e capaz de nós auxiliar tanto para sociologia, mais sabemos que ele é capaz de nos passar muito pelas suas obras deixadas.

  22. É uma pena perdemos um sociólogo tão inteligente e importante como Marshall Berman. Berman fez belos trabalhos, que até hoje a sociedade desfruta deles. Grande admirador das obras de Kal Marx, Bermam tinha uma visão muito clara da sociedade, e deixou isso escrito em seus livros, que até os dias atuais vem sendo muito popular na sociedade.

  23. Em relação a esse texto que fala sobre a morte do Marshall Berman, devemos agradecer por ele ter feito parte da Sociologia de certo modo claro , e devemos também lamentar sua morte porque foi um sociólogo que era muito inteligente e prestativo, e apesar de tudo isso era adimirador de Kall Marx'.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: