/

O que são artefatos culturais, materiais pedagógicos e recursos didáticos?

Recursos didáticos

Por Andréa Giordanna Araujo da Silva*

No ambiente escolar, especialmente na Educação Básica, a apropriação de artefatos culturais, materiais pedagógicos e recursos didáticos variados é uma ação intrínseca ao trabalho do professor. O uso de diversas linguagens e o desenvolvimento de procedimentos de ensino diferentes deve ter como objetivo facilitar a compreensão do aluno sobre o conteúdo abordado em sala de aula.

Artefatos culturais

O conjunto dos materiais pedagógicos, dos recursos didáticos e demais produções materiais e imateriais elaboradas e experienciadas nas relações culturais, como costumes, tradições, valores e normas, expressões e experiências sensoriais, visuais, sonoras e palatáveis, música, dança, cinema dentro outros compõe o que se denomina de artefatos culturais.

Materiais pedagógicos

Produções escritas, orais e visuais, como um cordel temático, uma palestra ou um documentário, elaborados com a intenção de informar e formar o receptor da mensagem ou participante da prática cultural podem ser denominadas de materiais pedagógicos.

Para garantir a apropriação do conhecimento e dos procedimentos de aprendizagem próprios do universo escolar e relacionados aos campos disciplinares, diferentes materiais didáticos, com distintos formatos e utilizando diversas linguagens, têm sido produzidos para o trabalho pedagógico nas instituições de ensino.

Recursos didáticos

Criados para serem utilizados pelos estudantes, com ou sem o auxílio direto do professor, os recursos didáticos têm como função possibilitar a eles acessar conhecimentos e atividades, de forma independente ou orientada, que considerem a suas demandas sociais de formação e o seu estágio de desenvolvimento cognitivo e cultural. São livros de leitura, cadernos de exercício, livros didáticos, jogos, mapas temáticos e vídeos, dentre outros, elaborados exclusivamente para a aprendizagem no ambiente escolar. São materiais que passam por avaliações no interior da escola (com mediações pedagógicas e contextuais dos professores e da gestão escolar), que são constantemente objeto de análise do campo disciplinar específico, que estrutura os conhecimentos e práticas a serem transmitidos como ciência, e também podem sofrer mediações e interferências, no momento de sua produção, de dispositivos oficiais, como as orientações e diretrizes oficiais de âmbito nacional ou local. É o caso, por exemplo, dos livros didáticos, quando incorporados aos programas nacionais de distribuição de material didático às escolas.

No processo de ensino, cabe ao docente, considerando as condições de aprendizagens dos estudantes, selecionar ou produzir artefatos culturais, materiais pedagógicos e recursos didáticos que possibilite melhor participação do estudante na experiencia cultural que é a sala de aula e a apropriação do conteúdo abordado. Esta é uma das mais importantes tarefas do trabalho docente e uma das formas de exercício da autonomia pedagógica no ambiente escolar democrático.

 

* Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

 

Como citar este texto:

SILVA, Andréa Giordanna Araujo da. O que são artefatos culturais, materiais pedagógicos e recursos didáticos? Blog Café com Sociologia, Maceió, mai. 2020.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

2 Comments

Deixe uma resposta