Formas de corrigir provas automaticamente usando o celular
Por Roniel Sampaio Silva
Corrigir provas é uma das tarefas mais repetitivas e enfadonhas, especialmente se o professor dispõe de muitas turmas, muitos alunos e muitas avaliações. A avaliação é um processo que inevitavelmente faz parte da rotina do professor e é por meio dela que é possível fazer uma reflexão sobre o aprendizado, a prática docente, as experiências e acompanhar os objetivos e metas traçados na avaliação. Há vários tipos de avaliação e várias formas de avaliar. O que poucos professores sabem é que há várias ferramentas e instrumentos de avaliação. Nesta postagem iremos conhecer como usar o celular como este instrumento.
Conheço e testei dois aplicativos que conseguem atender bem a tarefa de usar o celular para corrigir gabaritos. Os dois principais são o gradepen e o provafácil, ambos funcionam no android e no iphone. O gradepen é mais indicado para provas de até 30 questões, enquanto o provafácil consegue ler gabaritos de 90 questões. Enquanto o gradepen é mais simples e direto, o provafácil é mais sofisticado e um pouco mais pesado para o celular. Vamos conhecer como trabalhar com cada um dos aplicativos.
I- Gradepen
1- De preferência usando um computador. Acesse a página do aplicativo e cadastre-se;
2- Em seguida clique na aba “avaliações” para criar uma prova. Você pode cadastrar apenas um gabarito ou criar uma prova também com os enunciados das questões e alternativas. Neste último caso, você vai poder gerar uma prova inteira usando o site. Neste caso selecione “Cadastrar nova avaliação”.
3- Preencha o cabeçalho da sua prova e dê um nome para seu arquivo de avaliação. Configure escola, nome da disciplina, data e coloque suas instruções personalizadas de preenchimento de prova.
4- Do lado esquerdo selecione “Criar nova questão”, irá aparecer uma tela como essa.
Repare que a alternativa “C” foi marcada com um “X”, sinalizando que a questão é correta. Preencha todos os dados indicados (disciplina, assunto etc) e depois selecione “Inserir”. Feito isso a sua questão estará no banco de dados do programa e será privativa da sua conta por seis meses.
5- Clique na seta abaixo para inserir a questão do banco de dados na sua prova. Repare que ao inserir, o “total de questões”, mudou porque mais uma questão foi adicionada a sua prova.
6- Terminada a sua prova, com todas as questões inseridas. Clique em “gerar prova”, em seguida selecione “gerar pdf”. Você vai baixar um arquivo pdf com a sua prova e o seu gabarito será codificado na forma de q-code. É possível proteger seu gabarito por senha para que o gabarito da web só seja consultado por quem dispõe da senha.
7- O arquivo pdf terá prova disponível será uma como essa. No arquivo terá várias versões da prova cujas questões estarão embaralhadas.
8- Impressão das provas. Os alunos deverão preencher o gabarito no mesmo molde do gabarito do ENEM para que o celular consiga ler o gabarito adequadamente. É importante que a impressão seja de qualidade razoável para que o q-code (à esquerda do gabarito) tenha suas informações de gabarito codificadas pelo aplicativo.
9- Correção da prova. Instale o aplicativo no seu dispositivo móvel. Abra o aplicativo e selecione “Iniciar correção”.
10- Seu celular vai ligar a câmera e o aplicativo te pedirá primeiro que aponte para o q-code, aquele quadradinho que lembra um xadrez do lado esquerdo, posicione-o corretamente para leitura do código que indica as questões corretas. Logo em seguida, aponte o feixe vermelho para as guias como na figura abaixo.
Por fim o aplicativo te dará a quantidade de acertos e a nota.
II- prova fácil
Semelhante ao gradepen, você precisa instalar o aplicativo e por meio dele criar uma prova e definir um gabarito.
Testei o Gradepen para as avaliações do segundo trimestre. Simplesmente maravilhoso! Amei! Facilita muito a correção. Único inconveniente é ser pago. Acima de 5 questões é necessário inserir créditos pelo aplicativo do celular. Cada prova desconta um crédito.
De qualquer maneira, para mim, valeu muito o investimento.
Muito Obrigada pela dica ;D
Por nada. Continue acompanhando o Blog. Aqui tem muita novidade e muita informação útil 😀
Roniel, boa noite. Pelo que pude entender do Gradepen, quando vc cadastra as questões, após 6 meses elas entram no domínio da empresa do prgrama e eles podem disponibilizá-las a outros professores ou cadastrados. Vc sabe se essa versão paga isenta dessa situação?
Creio que não isente.