Como fazer um artigo científico – Dicas preciosas

Como fazer um artigo científico – Dicas preciosas
Por Cristiano das Neves Bodart

 

É muito comum no curso de graduação o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ser um “Artigo Científico”, isso por exigir do aluno a compreensão das etapas da pesquisa científica, sobretudo o desenvolvimento de um problema de pesquisa e sua resolutividade, tendo para isso que conhecer toda a etapa dessa método, objetivo mínimo de um curso superior.
Se por um lado diversas instituições têm valorizado o artigo científico, por outro, este tem sido visto, pelos alunos, como um obstáculo à sua formação de graduado ou de especialista.
Quem deseja cursar um mestrado e/ou um doutorado terá que “encarar” essa modalidade de trabalho com mais naturalidade, uma vez que o terá como rotina em seus estudos; seja lendo-os ou produzindo-os. Quem está na graduação ou na especialização está na hora de se introduzir nessa realidade.
Frente as dúvidas mais recorrentes, produzir um vídeo abordando questões iniciais a serem consideradas ao produzir um artigo.
Segue abaixo o vídeo:

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

2 Comments

  1. interessante o vídeo e pra quem inicia ele dá as coordenadas necessárias. mas fiquei na verdade com uma dúvida: se ao término de um trabalho de dissertação pode-se publicá-lo através de um artigo, ou seja, transformar a dissertação em um artigo científico.
    obrigada

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: