Cultura diz respeito a uma estrutura suprabiológica que faz com que o ser humano medie sua relação com o mundo físico, social e simbólico. Na antropologia, o conceito de cultura se refere ao conjunto de crenças, valores, práticas, conhecimentos e outros elementos simbólicos e materiais produzidos, transmitidos e transformados pelos seres humanos em suas sociedades. Isso inclui as instituições sociais, a arte, a literatura, a religião, o idioma, os costumes e a tecnologia. A cultura é o que distingue uma sociedade de outra e é o resultado da interação dos indivíduos com o meio ambiente e com os outros membros da sociedade. É por meio da cultura que os seres humanos aprendem as normas e os valores que orientam o seu comportamento e lhes permitem participar da vida social. A cultura também pode ser um fator de mudança social, pois é por meio dela que as novas ideias e práticas são transmitidas e incorporadas na sociedade.
Por Roniel Sampaio Silva
Conceito
Cultura segundo os antropólogos clássicos
Edward Tylor – “Todo complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. (Kahn apud Lakatos, 2010:131) Lévi-Strauss – “Conjunto de sistema simbólico, entre os quais se incluem a linguagem, as regras matrimoniais, a arte, a ciência e religião. Estes sistemas se relacionam e influenciam a realidade social e física de diferentes sociedades.” (Tomazi, 2010:173) Franz Boas – “Totalidade de reações e atividades mentais que caracterizam o comportamento dos indivíduos que compõe o grupo social”. (Lakatos, 2010:132) Malinowski – “O todo global, consiste de implementos e bens de consumo, de cartas constitucionais para vários agrupamentos sociais, de ideias e ofícios humanos, de crenças e costumes.” (Idem) Kroeber e Kluckholn – uma abstração de comportamento concreto, mas em si próprio não é comportamento.” (Idem) Beals e Hoijer – “A cultura é uma abstração de comportamento e não deve ser confundida com atos do comportamento ou com artefatos materiais, tais como ferramentas, recipientes, obras de arte e demais instrumentos que o homem fabrica ou utiliza”. (Idem) Leslie A. White, para esclarecer a diferença entre cultura e comportamento as difere da seguinte forma: Comportamento: “quando as coisas e acontecimentos dependentes de simbolização são considerados e interpretados face à sua relação com o organismo humano. Cultura: “quando as coisas e acontecimentos dependentes de simbolização são considerados e interpretados em si, independentes do organismo humano.” Portanto, o comportamento biológico é objeto da Psicologia e a cultura da Antropologia. Contribuição de antropólogos contemporâneos. Clifford Geertz–“A cultura deve ser vista como um conjunto de mecanismos de controle- planos receitas, regras, instituições – para governar o comportamento.” (Idem) Margaret Mead – “Estudou a influencia da cultura na formação da personalidade e concluiu que as diferenças de personalidade não estão vinculada a fatores biológicos, como sexo, mas a maneira como cada sociedade define a educação das crianças” (Idem) Ruth Benedict – “a cultura tem um padrão cultural coerente em si mesmo. Em suas pesquisas identificou dois padrões culturais extremos; apolítico, representado por indivíduos tranquilos, solitários, respeitadores e comedidos na expressão de seus sentimentos, e o dionisíaco, que reunia os ambiciosos agressivos e individualistas, com uma tendência ao exagero afetivo. Para ela ainda haveria dois tipos intermediários que mesclariam características dos dois tipos extremos. (Tomazi, 2010:173).
A abrangência da cultura e a relação com outras áreas do conhecimento
Você sabia?
A antropóloga estadunidense Ruth Benedict foi contratada pelo serviço secreto para fazer um estudo minucioso da cultura japonesa com imigrantes nipônicos nos EUA. O fruto do estudo pode é apresentado no livro “O crisântemo e a espada: os padrões da cultura japonesa”, de 2006, da editora Perspectiva
|
Questões para reflexão:
Referências:
Tomazi, Nelson Dácio. Sociologia para o Ensino Médio. 2ª Edição. Saraiva: São Paulo, 2010.
Baixe uma apostila elaborada pelo Profº Matheus H do Sociolé
|
---|
Gostei muito do texto,está resumidoos diversos conceitos de cultura, mas de forma bem compreensiva, podendo ser utilizado em sala de aula.
Obrigado Elisangela. Continue acompanhando o blog. Estamos preparando um material bem interessante sobre esse e outros tema. Nosso empenho é tentar passar um material fácil assimilação que auxilie professores e alunos do Ensino Médio. Abraço
Acho que é muito interessante , além de ser curioso estudar outras culturas diferente das de costume , então se enplantar estudo de outras culturas nas escolas e se pesquisar mas a fundo isso , pode se obter conhecimentos adversos sobre um determinado povo , acho essa ideia bem inovadora e legal para as pessoa porque isso trás mais animo para estudar . coisas novas são sempre boas .
Cada região, estado ou pais tem uma cultura diferente, cada uma delas tem costumes e tradições diferentes é muito importante respeitá-las. No mundo há varias culturas diferentes, mas muitas delas como as dos índios brasileiros estão desaparecendo justamente pela falta de respeito do povo brasileiro.
Cada região, estado ou pais tem uma cultura diferente, cada uma delas tem costumes e tradições diferentes é muito importante respeitá-las. No mundo há varias culturas diferentes, mas muitas delas como as dos índios brasileiros estão desaparecendo justamente pela falta de respeito do povo brasileiro.
amei