/

O que é família? Uma contribuição ao conceito de família

O que é Família?[1]: Conceito de família na perspectiva da Sociologia

Anderson Vicente da Silva[2]

Anderson Vicente da Silva é doutor em Antropologia pela UFPE e um dos autores do livro “Conceitos e categorias do ensino de Sociologia, vol.1 (2021).

O texto tem o objetivo apresentar a definição do termo família sob o ponto de vista sociológico. Assim, a família é uma unidade social básica constituída por um conjunto de pessoas relacionadas entre si por laços de sangue, casamento, aliança ou adoção, que compartilham da atribuição primária de reprodução e de cuidador dos membros mais novos e mais velhos do grupo; convivendo, em geral, no mesmo ambiente físico (casa, apartamento, barraca, etc.), por um período não estipulado. A família também deve ser compreendida como um conjunto de regras e padrões de comportamentos, que podem sofrer mudanças (COSTA, 2009). Para que a família se constitua enquanto grupo social é necessário levar em consideração duas características importantes: 1) a formação de vínculos de parentesco por laços de sangue, por casamento ou adoção; e 2) o estabelecimento de posições de autoridade dos seus membros, bem como a existência de uma autoridade no grupo.

No pensamento popular e na definição de alguns dicionários, a família é um grupo formado por pai, mãe e filhos, mas para a Sociologia esse grupo se define como família nuclear. Quando a família é formada por pais e seus filhos, avós, tias ou tios ligados por laços consanguíneos, habitando a mesma residência, chamamos de família estendida (SCHAEFER, 2016). Há também a família composta, que se forma quando homens e mulheres casados e com filhos se divorciam (separam-se) e se casam novamente, constituindo nova família com os filhos da família anterior ou tendo outros (LAKATOS; MARCONI, 2009).

Para a Sociologia, a família pode ser compreendida e definida do ponto de vista das relações estabelecidas pelo casamento. Embora, o casamento tenha diversas representações, em várias culturas, o número de cônjuges permitidos determina o tipo de família (monogâmica ou poligâmica) em que os membros passam a pertencer, contribuindo para “criar novas relações e direitos recíprocos entre os cônjuges e entre cada um deles e os parentes do outro” (LAKATOS; MARCONI, 2009, p. 174).

Conceituar o termo família contribui para evidencia-la como uma instituição social importante na organização e estabilidade social. O grupo familiar deve favorecer a satisfação das necessidades de seus membros, “tais como apoio financeiro, alimentação e vestuário, proteção e socialização das crianças ou apoio emocional entre os cônjuges” (AMARO, 2014, p. 05). Destacam-se também algumas outras funções da instituição familiar, tais como, reprodução, proteção, socialização, regulação do comportamento sexual, afeto/companhia e transmissão do status social. Tais contribuições são reflexos direto das transformações histórico-culturais.

Referências Bibliográficas

AMARO, Fausto. Sociologia da família. 1.ed. Lisboa: Pactor, 2004.

COSTA, Lívia Fialho. Notas sobre formas contemporâneas de vida familiar e seus impactos na educação dos filhos. In: NASCIMENTO, Antonio Dias; HETKOWSKI, Tânia Maria. (Org.) Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009, pp. 356-371.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2009.

SCHAEFER, Richard T. Fundamentos de sociologia. 6. ed. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda., 2016.

SILVA, Anderson Vicente da. O que é família? In: BODART, Cristiano das Neves. Conceitos e categorias do Ensino de Sociologia, vol.1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021. pp. 89-94

Como citar este texto:

SILVA, Anderson Vicente da. O que é família. Blog Café com Sociologia. mar. 2021. Disponível em:< https://cafecomsociologia.com/o-que-e-familia/>

Notas

[1] Texto derivado de “O que é Família?”, publicado em “Conceitos e categorias do ensino de Sociologia” (2021).

[2] Doutor em Antropologia pela UFPE e Professor Adjunto de Metodologia de Ensino em Ciências Sociais da Universidade de Pernambuco.

 

Versão em PDF 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

2 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile