/

Conceito de Território

Conceito de Território

Conceito de território

Por Cristiano Bodart
O conceito de território abre horizontes para a compreensão dos espaços físicos e sociais; diria físicos-sociais. Aqui pretendo apresentar, de forma mais objetiva possível esse importante conceito para as Ciências Sociais e para a Geografia, em particular.
O território é a dimensão do espaço habitado, delimitado fisicamente com limites físicos de caráter político/administrativo. O território é fruto de sua história que se manifesta no presente, portanto, um espaço dotado de heranças, sobre as formas das estruturas, da cultura e das relações sociais, apresentando-se como uma condição herdada.
O território guarda o passado dos agir hegemônicos e dos conflitos sociais, das lutas de classe e do fazer cotidiano. As lutas sociais que se desenvolvem nesse espaço possibilita o fechamento de uma região a qual será delimitada fisicamente. Uma vez delimitada, cria-se fronteiras simbólicas e físicas a fim de trazer clareza de sua existência, dando início a um processo social de construção de legitimidade.
A compreensão desse conceito proporciona entender as configurações dos espaços ocupados, marcados por disputas e representações simbólicas. O país, acompanhado da ideia de nação, é exemplar para entendermos os usos do território para agregar indivíduos de forma coesa em torno de aspectos construídos socialmente a partir de um arbitrário cultura. A compreensão de conceitos e categorias do campo disciplinar são fundamentais para enxergar melhor os fenômenos sociais, tais como o território. Nesse direção, indicamos a leitura da coleção conceitos e categorias do ensino das Ciências sociais.
Conceitos e categorias do ensino de Sociologia, vol.1. Adquira AQUI

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

3 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile