Sociologia e Quadrinhos
Compartilhamos com nossos leitores um trabalho muito legal desenvolvido por um grupo de professores de Sociologia (ver ficha técnica). Trata-se do “Sociologia e Quadrinhos: refletindo sobre trabalho e desigualdades sociais” que pode ser baixado gratuitamente AQUI e utilizado em sala de aula.
Trecho introdutório do “Sociologia e Quadrinhos: refletindo sobre trabalho e desigualdades sociais“:
“Os Quadrinhos ou Histórias em Quadrinhos (HQs) muitas vezes podem nos fazer pensar exclusivamente nos super-heróis. Talvez também na Turma da Mônica. Contudo, sendo uma forma de arte e comunicação, as HQs possuem vários gêneros. Suas histórias podem conter terror, aventura, romance, humor, ficção científica. Também seus formatos podem variar, como por exemplo: charges, cartuns, novelas gráficas e tantos outros.
O que a Sociologia tem a ver com isso tudo? De uma forma mais simples, podemos entender o conhecimento sociológico como uma reflexão demorada e sistemática sobre o mundo social. Este mundo social envolve as relações entre as pessoas, entre as pessoas e a natureza e também, as produções culturais dos mais diversos povos. Os Quadrinhos são uma forma de expressão cultural. Indicam ideias, valores, crenças. Refletem sobre a vida, a política, a economia, a religião.
Dessa forma, é possível pensar sobre o nosso cotidiano e temas como trabalho e desigualdades sociais, não só a partir de livros e palestras, mas também pelo exercício da leitura e compreensão de HQs. Como existem muitas modalidades e uma grande variedade de histórias, analisaremos algumas Charges e Cartuns. As duas modalidades podem nos ensinar através do humor gráfico, da crítica política e social, além de apresentar histórias curtas, muitas vezes em apenas uma figura. Contudo, precisamos saber diferenciá-las” (p.3-4).
Capa:
***
Ficha técnica:
Produção Textual – Marcus Bernardes
Professora Colaboradora – Ioná Maia
Colaboração – Adriana Carvalho da Silva, Angélica Aparecida de Souza, Humberto Machado Junior, Maiara Figueredo da Soledade, Ton Messias
Projeto Gráfico – Janaina França ([email protected])
Diagramação – Janaina França
Imagens – Sociologia Ilustrada (João Paulo Cabrera) Cabrião Coxo (Guilherme Bronzatto, Luís Otávio e Marcus Bernardes)