/

As formas elementares da vida religiosa, de Émile Durkheim

As formas elementares da vida religiosa

Émile Durkheim

Release*

Obra-prima de Durkheim é traduzida pela primeira vez para o português a partir da edição original

 

“As formas elementares da vida religiosa” é publicada pela Edipro a partir da versão francesa de 1912, em edição dotada de aparato crítico

Considerada a obra-prima de Émile Durkheim e o último livro publicado pelo sociólogo, As formas elementares da vida religiosa foi traduzida diversas vezes para o português. Todas elas foram baseadas em reimpressões da terceira edição. Agora, pela primeira vez, a obra chega ao leitor brasileiro a partir da tradução da edição francesa original, de 1912.

A publicação, pela Editora Edipro, foi traduzida por Rafael Faraco Benthien, historiador e doutor em História Social pela USP, e Raquel Andrade Weiss, mestre em Sociologia e doutora em Filosofia pela USP. Ambos integram o Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos e explicitam, na introdução, as escolhas e intervenções feitas na edição da obra.

Segundo eles, a nova publicação vem corrigir erros que se acumularam nas revisões feitas após a morte de Durkheim, em 1917, publicadas em 1925, 1937 e em 1960. Imprecisões nas citações, erros tipográficos prejudiciais à boa compreensão do texto e as condições técnicas em que foram realizadas estas edições comprometeram a fidedignidade de alguns trechos.

O mais anedótico e inventivo desses erros refere-se à substituição da palavra dogmas (dogmes) por gnomos (gnomes) em uma das passagens mais importantes e referenciadas da obra, proveniente do Capítulo I de seu primeiro livro. A polaridade entre o sagrado e o profano é inscrita nesse trecho como algo central para a definição do fenômeno religioso (As formas elementares da vida religiosa, p. 10)

As formas elementares da vida religiosa inaugura a visão da religião como objeto de pesquisa da Sociologia. Por meio do estudo de tribos aborígenes da Austrália, o autor analisa a religiosidade como fenômeno social, atribuindo o desenvolvimento da religião à segurança proporcionada pela vida em comunidade.

Para o sociólogo francês, a religião é um dos pilares essenciais da sociedade, consistindo em um sistema solidário de crenças e práticas relativas ao sagrado. Nas palavras dos tradutores, “ao mergulhar no coração da vida religiosa, Durkheim nos oferece um intrigante ponto de partida para investigar os múltiplos domínios que instituem e são instituídos pela vida coletiva”.

Adquira AQUI

Ficha técnica

Livro: As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália

Autor: Émile Durkheim 

Editora: Edipro

Preço: R$ 99,00

ISBN: 9786556600543

Formato: 14×21 cm

Páginas: 544

 

 

Nota:

 * Matéria de divulgação. Caso queira divulgar seu livro recém-lançado, entre em contato.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile