Dinâmica do contra ou a favor
Por Roniel Sampaio Silva
1- Problema
Progressivamente o país tem se polarizado em opiniões e posicionamentos extremamente dogmáticos. Muitas pessoas imunizam suas conclusões sem validar as premissas tendo em vista tão somente o posicionamento político do grupo o qual elas têm mais afinidade. Como consequência, temos a criação de “guetos políticos” formados por pessoas que não crescem intelectualmente porque não estão dispostas a conhecer outras fontes de informação para (re)validar seus posicionamentos. Posições dogmáticas ou inflexíveis andam de mãos dadas com a intolerância que gera violência.
2- Objetivo:
Problematizar vários posicionamentos políticos a partir de arguição política improvisada e criar uma situação bem humorada que faça o indivíduo conhecer diversos posicionamentos sobre um assunto tido como polêmico ou dogmático.
3- Metodologia:
3.1- A partir de um conteúdo previamente estudado, escolha um assunto correlato que possibilite posicionamentos polêmicos. A título de exemplo desta atividade vou propor que após trabalhar o conteúdo “instituições políticas” o professor selecione pautas da reforma política para utilizar na atividade.
3.2- Preferencialmente selecione posicionamentos no qual seja possível estabelecer um posicionamento claro, “contra” ou a “favor”. Tenha o cuidado de organizar a dinâmica por temas específicos. Evite pautas com temas que não foram estudados para não tornar a dinâmica pobre e evite mais de um tema para que a atividade não fique confusa. Você pode pensar em pautas organizadas por conteúdos: Política, Cultura, Gênero e Religião. Todos estes conteúdos são muito ricos em pautas polêmicas. Apenas tenha o cuidado de ser o mais específico possível.
3.3- A fim de enriquecer o debate, disponibilize alguns textos e fontes que aborde o tema das mais variadas perspectivas, contra ou a favor. O aluno pode utilizar outras referências, livros, pesquisa pela internet, porém o material disponibilizado pelo professor será a referência básica sobre o assunto. Caso não seja possível
disponibilizar textos complementares, peça que os alunos fundamente-se no livro didático e em outras fontes as quais julguem necessário.
disponibilizar textos complementares, peça que os alunos fundamente-se no livro didático e em outras fontes as quais julguem necessário.
3.4- Explique a metodologia, avaliação e sistemática com pelo menos uma semana de antecedência e peça para que os alunos se estudem para a dinâmica. A avaliação pode basear-se na flexibilidade, improviso e nos argumentos fundamentados cientificamente.
3.5- Selecione as pautas dentro assunto as quais os alunos irão precisar se posicionar.
3.5.1- Pautas da Reforma política
3.5.1.1- Financiamento empresarial
3.5.1.2- Voto distrital
3.5.1.3- Parlamentarismo
3.5.1.4- Presidencialismo
3.5.1.5- Cotas para mulheres no Congresso
3.6- No dia da apresentação leve uma placa com os inscritos “A favor” e “Contra”, sorteie as pautas previamente divulgadas. Cada aluno terá 5 minutos para posicionar-se e no momento que a placa mudar o discurso do aluno deve adequar-se ao que diz a placa. O professor deve ter a sensibilidade de descobrir qual o posicionamento do aluno para força-lo a pensar em argumentos contrários aos seus.
3.7- Anote todas as observações pertinentes e revise o assunto com base no que foi comentado pelos alunos.
4- Avaliação
Lembre-se que os critérios de avaliação flexibilidade, improviso, fundamentação dos argumentos.
Lembre-se que os critérios de avaliação flexibilidade, improviso, fundamentação dos argumentos.
5- Encerramento
Explique a importância do exercício da alteridade, de enxergar as múltiplas dimensões de um objeto e como a sociologia pode ajudar a problematizar vários pontos de vista sobre um assunto. Assim, seus alunos estarão a caminho de amadurecer intelectualmente e certamente vai ficar mais fácil fugir das armadilhas da polarização tão comum do nosso tempo.