Banco de Dissertações e teses – Ensino de Sociologia

untitled-1

BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA

Levantamento realizado por Cristiano das Neves Bodart

Por ordem alfabética:

ANGREWSKI, Elisandra. 2016. Ensino de sociologia e cinema nacional. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

ALENCAR, Maria Gisele De. 2015. A Lei 10.639/03 e o ensino de sociologia: possibilidades e impossibilidades de desvendamento das muitas nuanças das relações raciais no Brasil. Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

ALMEIDA, Carlos Fernando de. 2014. As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

ALMEIDA, Francisca Rosania Ferreira de. 2013. Tornar-se professor de sociologia no Ensino Médio: identidades em construção. Mestrado em Sociologia. Universidade Federal Do Ceará.

ALVES, Elaine Goncalves. 2013. Interface pedagógica virtual para a prática docente de Sociologia – o portal centro de referência virtual do professor. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Federal De Uberlândia.

ALVES. Maria Adelia. 2001. Filmes na escola: Uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e propagandas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Mestre em Educação. Universidade Estadual de Campinas.

ALVES NETO, Francisco Raimundo. 2002. Instituto de Educação Lourenço Filho, Rio Branco-AC : a sociologia da educação no currículo do Ensino Médio. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ANDRADE, Claudia Pereira. 2003. A difusão do conhecimento como atividade emancipatória: estudo sobre a prática docente em sociologia na escola pública do estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

ANDRADE, Rafael Ademir Oliveira de. 2014. Formação de professores de sociologia: possibilidade de crítica à sociedade de massas. Mestrado em Educação. Universidade Federal De Rondônia, Porto Velho.

ANTUNES, Anna Christina de Brito. 2014. A formação inicial de professores de sociologia: elementos de constituição da profissionalidade docente. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina.

AZEVEDO, Gustavo Cravo de. 2014. Sociologia no ensino médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008). Dissertação de Mestrado em Ciência Política. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

BARBOSA, Wallace de Melo Gonçalves. 2015. Criminalidade e Sociologia: debatendo o crime no ensino médio por meio das aulas de Sociologia. Dissertação (mestrado). Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

BORGES, Adriana Cristina. 2014. Tecnologias e ensino de sociologia: interfaces problematizadas pelos professores no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

BUKOWITZ, Tatiana. 2015. Sociologia com (in)disciplina escolar: desafios da prática docente. Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

CAJU, Andréia Vania Ferreira. 2005. Análise da disciplina sociologia na educação profissional: reflexões a partir de um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

CAMPOS, Fernando Roberto Campos. 2002. A sociologia da educação nos cursos de formação de professores entre os anos 30 e 50: um estudo da disciplina a partir dos manuais didáticos. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CARIDA, Ana Carolina Bordini Brabo. 2014. Sociologia no ensino médio: diretrizes curriculares e trabalho docente. Dissertação de mestrado em Sociologia Política. Universidade Federal De Santa Catarina.

CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de. 2012. Ensino de Sociologia: elementos da prática docente no Ensino Médio. Mestrado em Educação. Universidade do Estado de Minas Gerais.

CAVALCANTE, Thayene Gomes. 2015. Adoção do livro didático de Sociologia na educação básica: estudo com docentes da rede pública da Primeira Gerência Regional de Ensino da Paraíba. Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

CIGALES, Marcelo Pinheiro. 2014. A sociologia educacional no Brasil (1946-1971): análise sobre uma instituição de ensino católica. Mestrado em Educação. Universidade Federal de Pelotas.

COAN, Marival. 2006. A sociologia no ensino médio, o material didático e a categoria trabalho. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina.

CORREA, Lesi. 1993. A Importância da disciplina Sociologia, no currículo de 2o. Grau: a questão da cidadania, problemas inerentes ao estudo da disciplina em 2 escolas oficiais de 2o. Grau de Londrina-PR. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CUNHA, Patricia Pereira Cunha. 2009. O ensino de sociologia: uma experiência na sala de aula. Mestrado em Sociologia. Universidade Federal do Ceará.

ERAS, Ligia Wilhelms. 2006. O trabalho docente e a discursividade da autopercepção dos professores de sociologia e filosofia no Ensino Médio em Toledo/PR: entre angústias e expectativas. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-graduação em Linguagem e Sociedade. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

ERAS, Ligia Wilhelms. 2014. A produção de conhecimento recente sobre o ensino de sociologia/ciências sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013): sociologias e trajetórias. Doutorado em Sociologia. Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

FEIJÓ, Fernanda. 2012. A sociologia contemporânea na sala de aula : (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

FERNANDES, Maria Clara Aguiar de Castro. 2013. A Sociologia na educação básica. Educação para o trabalho ou o trabalho como princípio educativo no currículo de Sociologia. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal Fluminense.

FERREIRA, Eduardo Carvalho. 2011. Sobre a noção de conhecimento escolar de sociologia. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.. Universidade Estadual de Londrina.

FERREIRA, Vanessa do Rêgo. A Construção dos Referenciais Curriculares de Sociologia em Alagoas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas.

FIREMAN, Eleclézia de Oliveira. 2012. Uma abordagem sociológica do relato da obrigatoriedade do ensino de Sociologia no Ensino Médio. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Alagoas.

FRANÇA, Valnei Francisco de. 2009. O “entorno” da transposição didática da disciplina de sociologia no ensino médio do Paraná : “a construção de seu universo gravitacional”. Dissertaçao (mestrado). Programa de Pós-Graduaçao em Educação. Universidade Federal do Paraná.

FLORÊNCIO, Maria Amélia de Lemos. 2011. O Ensino da Sociologia no nível médio e as contradições institucionais de sua obrigatoriedade. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Alagoas.

FRUNEAUX, Suelen Cristine. 2015. O currículo da disciplina de sociologia nas escolas públicas de Ensino Médio da rede estadual de Florianópolis/SC. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

FUENTES, Jorge Henrique Dias. 2015. Situação do trabalho docente e a disciplina de Sociologia no Ensino Médio: um estudo no município de Ourinhos/SP. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

GALDINO, Marcelo Sales. 2015. O ensino de Sociologia nas escolas: entre o prescrito e o feito. Dissertação (Mestrado) Programa de Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

GIGLIO, Adriano Carneiro. 1999. A Sociologia na escola secundária: uma questão das Ciências Sociais no Brasil-anos 40 e 50. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

GUELFI, Wanirley Pedroso. 2001. A sociologia como disciplina escolar no ensino secundário brasileiro: 1925-1942. Dissertação (mestrado)Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná.

GUIMARAES, Rodrigo Belinaso. 2013. Sociologia no Ensino Médio: cenários biopolíticos e biopotência em sala de aula. Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

HOLANDA, Liliam Camilo Sousa. 2015. A pesquisa como ferramenta para o ensino de sociologia no Ensino Médio. Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

LEITE, Maria Cristina Stello. 2014. “Faz sentido?” – práticas docentes no ensino médio na disciplina sociologia: um estudo na rede pública do estado de São Paulo.  Dissertação de Mestrado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP).

LEMOS, Laisse Silva. 2015. As condições de trabalho docente do cientista social no Ensino Médio: um estudo em Goiânia/Goiás. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade Federal De Goiás, Goiânia.

LENNERT, Ana Lucia. 2009. Professores de sociologia: relações e condições de trabalho. Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Campinas.

LEODORO, Silvana Aparecida Pires. 2009, A Disciplina Sociologia no Ensino Médio: perspectivas de mediação pedagógica e tecnológica. Um diálogo possível. Dissertação de Mestrado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP).

LIMA, Alexandre Jeronimo Correia. 2012. Teorias e métodos em pesquisas sobre ensino de sociologia. Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Londrina.

LIMA, Fabiana Conceição Ferreira de. 2012, A Sociologia no Ensino Médio e sua Articulação com as Concepções de Cidadania dos Professores. Dissertação de Mestrado em Sociologia. Recife: UFPE.

LIMA, Jorge Alexandro Barbosa de. 2015. Sala de aula em movimento: análise e proposta de material didático acerca do tema dos movimentos sociais no Ensino Médio. Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio Instituição de Ensino: Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

LIMA, Leticia Bezerra de. 2013. A Universidade Aberta do Brasil e a formação do professor de Sociologia à distância. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Rio De Janeiro.

LIMA, Silvia Leni Auras de. 1999.  Sociologia: grande orquestração doutrinária de como pensar e do que pensar sobre o social. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina.

LOPES, Marcelo De Oliveira. 2013. Por uma sociologia menor. Mestrado em Sociologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

MACHADO, Olavo. 1996. O ensino de Ciências Sociais na escola média. 199p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MAIA, Angelica Araujo de Melo. 2014. Educação para a cidadania no Ensino Médio: uma aproximaçao das articulações discursivas de alunos, docentes e documentos curriculares no âmbito da sociologia. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graducação em Educação. Universidade Federal da Paraíba/João Pessoa.

MASCARENHAS, Alexandra Garcia. 2012. As representações dos professores e estudantes sobre a Sociologia no Ensino Médio: investigando as comunidades virtuais do Orkut. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

MENEZES, Victor Cesar Rodrigues de. 2015. A teoria sociológica nos planos de curso de Sociologia da rede estadual de Pernambuco (GRE – Garanhuns). Dissertação (mestrado). Programa de pós-graduação em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundacao Joaquim Nabuco.

MEUCCI, Simone. 2000. A institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 157p. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

MORAES, Lívia Bocalon Pires de. 2016. Representando disputas, disputando representações: cientistas sociais e campo acadêmico no ensino de sociologia. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

MORAES, Luiz Fernando Nunes. 2009. Da sociologia cidadã a cidadania sociológica: tensões e disputas na construção dos significados de cidadania e do ensino de sociologia. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Universidade Federal do Paraná.

MOURA, Lisandro Lucas de Lima. 2013. O imaginário como mística do ensino em Sociologia: sobre a “atenção imaginante” nas narrativas visuais de Bagé. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

MOURA, Neide de Lima.2012.  O papel da Sociologia na formação do jovem: perspectivas dos estudantes. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Nove de Julho.

MOURA, Tatiane Oliveira de Carvalho. 2015. Espiral do Ensino: percursos possíveis para a mediação didática de sociologia. Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco , Recife.

MOTA, Kelly Cristine Corrêa da Silva. 2003, Os Lugares da Sociologia na Educação Escolar de Jovens do Ensino Médio: formação ou exclusão da cidadania e da crítica? Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Vale do Rio Sinos – UNISINOS.

MOTTA, Átila Rodolfo Ramalho. 2012. Que sociologia é essa: análise da recontextualização pedagógica do conhecimento sociológico. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.. Universidade Estadual de Londrina.

NEUHOLD, Roberta dos Reis. 2014. Sociologia no ensino de Sociologia: os debates acadêmicos sobre a constituição de uma disciplina escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

NEVES, Fagner Henrique Guedes. 2014. Conhecimento, Escola e Cultura/s: Ensino de Sociologia e Educação Intercultural. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, Eliane Aparecida de. 2014. A prática do professor de sociologia nas escolas públicas de Maringá. Análise sobre a institucionalização e as dificuldades de (re) inserção da disciplina no Ensino Médio. Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

OLIVEIRA, Karla Michelle de. 2015. Representações sociais da identidade docente na formação inicial de professores de sociologia. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

OLIVEIRA, Rubia Machado de. 2015. “Sociologia serve para quê?” As práticas escolares do ensino de Sociologia no Ensino Médio na Instituição de Ensino Olavo Bilac de Santa Maria – RS. Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Federal de Santa Maria.

PAVEI, Katiuci. 2008. Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PEREZ, Cilmara Ferrari. 2002. A formação sociológica de normalistas nas décadas de 20 e 30. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Campinas.

PERUCCHI, Luciane.  2009. Saberes Sociológicos nas escolas de nível médio sob a ditadura militar: os livros didáticos de OSPB. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina.

PRADO, Gregorio Antonio Fominski do. 2014. Quando o ensino desafia a ciência: algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da Sociologia. Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

PEREIRA, Marcia Menezes Thomaz. 2013. A Construção social da identidade da Sociologia como disciplina escolar: que Sociologia é essa?. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro.

QUEIROZ, Jorge Jose Lins de. 2016. O ensino de Sociologia hoje: práticas docentes e o livro didático. Dissertação (mestrado). Programa de pós-graduação em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco.

RÊSES, Erlando da Silva. 2004. E com a palavra: os alunos estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do distrito federal sobre a sociologia no ensino médio. (Dissertação de Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação do Departamento de sociologia da Universidade de Brasília.

ROBBA, Giordano Gonzalez. 2013. As transformações do currículo de sociologia em São Paulo. Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

 ROCHA, Cláudio César Torquato. 2013.  Saberes da docência aprendidos no PIBID: Um estudo com futuros Professores de Sociologia. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Ceará.

RÖWER, Joana Elisa. Por uma Sociologia da Suspensão: ensino de sociologia e narrativas de si como dispositivo de formação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

ROMANO, Fábio Geraldo. 2009. A luta em defesa da Sociologia no Ensino Médio: 1996-2007: um estudo sobre a invenção das tradições. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara).

ROSA, Maristela. 2009. O trabalho docente com a disciplina de sociologia: algumas reflexões sobre o ser professor no Ensino Médio da rede pública de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina.

ROSSI, Laura De Almeida Braga. 2015. A presença da Sociologia no Ensino Médio: letramento cívico e democracia. Mestrado em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro.

RUSSCZYK, Jaqueline. 2013. Práxis pedagógica: modo de vida da juventude rural e ensino de sociologia. Doutorado em Desenvolvimento Rural. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

SALES, Rodrigo Viana. 2013. Canções no ensino de sociologia: reflexões e aplicação. Dissertação. Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

SANTOS, Fabio Rogerio dos. 2014. Sociologia – uma leitura das relações de ensino na escola pública. Mestrado em Educação. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba.

SANTOS, Jaqueline Fabeni dos. 2014. Experiências de ensino de sociologia/ciências sociais no Ensino Fundamental: análises das práticas dos professores‘. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Londrina.

SANTOS, Mario Bispo dos. 2002. A Sociologia no Ensino Médio: o que pensam os professores da rede pública do Distrito Federal. Dissertação de Mestrado em Sociologia. Brasília: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB).

SANTOS, Renata Oliveira dos. 2011. A implementação da sociologia nas instituições privadas paranaenses: um estudo sociológico. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Maringá.

SANTOS, Silmara Aibes dos. 2014. Reflexões sobre o ensino de sociologia : a prática docente com estudantes do curso médio integrado. Dissertação (mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.

SANTOS, Valci Melo Silva dos. 2016. Ensino de Sociologia no Sertão Alagoano: o discurso oficial e a concepção dos professores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas.

SARANDY, Flávio. M.S. 2004. A sociologia volta à escola: um estudo dos manuais de Sociologia para o ensino médio no Brasil. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SCARSELLI, Mayara Bezerra. 2015. A institucionalização da sociologia no ensino médio: um estudo sobre a política curricular em duas escolas públicas de Cuiabá-MT. Mestrado em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

SCHWEIG, Graziele Ramos. 2015. Aprendizagem e ciência no ensino de Sociologia na escola: um olhar desde a Antropologia. Doutorado em Antropologia Social. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

SENNA, Alecrides Jahne Raquel Castelo Branco de. 2012. Diálogos com o homem imaginário: pensando o uso de imagens no ensino de sociologia. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SEREJO, Bruna Rafaela Bobato. 2014. ”Em Mato Grosso do Sul é assim”: as contribuições do ensino de sociologia na educação básica para construção de identidades em Mato Grosso do Sul. Mestrado em Educação. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

SILVA, Anicelia Ferreira da. 2015. Contextos e possibilidades de formação continuada para professores de Sociologia no ensino médio: a experiência do IFPE Campus Pesqueira. Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

SILVA, Aracelli Gomes Da. 2015. Do Engenho Massangana ao Porto de Suape: a realidade local como tema para aulas de Sociologia no ensino médio de Pernambuco. Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio Instituição de Ensino: Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

SILVA, Eliane Magalhães da. 2014. Uma nova licenciatura: representações sociais de ??Ser professor?? Por alunos ingressantes e concluintes. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Estácio de Sá.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. 2006. Das fronteiras entre ciência e educação escolar : as configurações do ensino das ciências sociais/sociologia, no estado do Paraná (1970-2002). Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo.

SILVA, Janete Araujo da. 2013. As tecnologias da informação e da comunicação e o ensino de sociologia nas escolas públicas do Distrito Federal: Inclusão Digital e capital tecnológico-informacional. Mestrado em Sociologia. Universidade De Brasília, Brasília.

SILVA, Gabriela Montez Holanda Da. 2015. Formando o Cidadão e Construindo o Brasil: a socialização política nos manuais de Educação Moral e Cívica e de Sociologia. Mestrado em Sociologia e Antropologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SOARES, Jefferson da Costa. 2009. O ensino de sociologia no Colégio Pedro II (1925-1941). Dissertação de mestrado em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SOLDAN, Tabata Larissa. 2015. A construção de um saber que se dá em interação: Uma análise de representações sociais da sociologia escolar. Mestrado em Sociologia. Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

SOUSA, Maria das Dôres de. 2012. Identidade e docência: o saber-fazer do professor de sociologia das escolas públicas estaduais de Picos – PI. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SOUSA NETO, Manoel Moreira de. 2014. A relação entre currículo, culturas escolares e conhecimento escolar de Sociologia em três escolas do Ceará. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade Federal do Ceará.

SOUZA, Shelley. 2008. A defesa da disciplina sociologia nas políticas para o Ensino Médio de 1996 a 2007. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

STEMPKOWSKI, Ivete Fatima. 2010. A influência social na construção do conhecimento: a formação dos currículos de sociologia no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

TAKAGI, Cassiana Tiemi Tedesco. 2007. Ensinar Sociologia: análise de recursos do ensino na escola média. Dissertação de Mestrado em Sociologia. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP).

TAKAGI, Cassiana Tiemi Tedesco. 2013. Formação do professor de sociologia do ensino médio: um estudo sobre o currículo do curso de ciências sociais da Universidade de São Paulo. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

ZANARDI, Gabriel Seretti. 2009. A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente. Dissertação. (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Por data de defesa

1993 (1)

CORREA, Lesi. 1993. A Importância da disciplina Sociologia, no currículo de 2o. Grau: a questão da cidadania, problemas inerentes ao estudo da disciplina em 2 escolas oficiais de 2o. Grau de Londrina-PR. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

1994 (0)

1995 (0)

1996 (1)

MACHADO, O. 1996. O ensino de Ciências Sociais na escola média. 199p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

1997 (0)

1998 (0)

1999 (2)

GIGLIO, Adriano Carneiro. 1999. A Sociologia na escola secundária: uma questão das Ciências Sociais no Brasil-anos 40 e 50. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

LIMA, Silvia Leni Auras de. 1999.  Sociologia: grande orquestração doutrinária de como pensar e do que pensar sobre o social. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina.

2000 (1)

MEUCCI, Simone. 2000. A institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 157p. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

2001 (3)

ALVES. Maria Adelia. 2001. Filmes na escola: Uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e propagandas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Mestre em Educação. Universidade Estadual de Campinas.

GUELFI, Wanirley Pedroso. 2001. A sociologia como disciplina escolar no ensino secundário brasileiro: 1925-1942. Dissertação (mestrado)Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná.

PEREZ, Cilmara Ferrari. 2002. A formação sociológica de normalistas nas décadas de 20 e 30. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Campinas.

2002 (3)

ALVES NETO, Francisco Raimundo. 2002. Instituto de Educação Lourenço Filho, Rio Branco-AC : a sociologia da educação no currículo do Ensino Médio. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CAMPOS, Fernando Roberto Campos. 2002. A sociologia da educação nos cursos de formação de professores entre os anos 30 e 50: um estudo da disciplina a partir dos manuais didáticos. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SANTOS, Mario Bispo dos. 2002. A Sociologia no Ensino Médio: o que pensam os professores da rede pública do Distrito Federal. Dissertação de Mestrado em Sociologia. Brasília: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB).

2003 (02)

ANDRADE, Claudia Pereira. 2003. A difusão do conhecimento como atividade emancipatória: estudo sobre a prática docente em sociologia na escola pública do estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

MOTA, Kelly Cristine Corrêa da Silva. 2003, Os Lugares da Sociologia na Educação Escolar de Jovens do Ensino Médio: formação ou exclusão da cidadania e da crítica? Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Vale do Rio Sinos – UNISINOS.

2004 (2)

RÊSES, Erlando da Silva. 2004. E com a palavra: os alunos estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do distrito federal sobre a sociologia no ensino médio. (Dissertação de Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação do Departamento de sociologia da Universidade de Brasília.

SARANDY, Flávio. M.S. 2004. A sociologia volta à escola: um estudo dos manuais de Sociologia para o ensino médio no Brasil. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

2005 (1)

CAJU, Andréia Vania Ferreira. 2005. Análise da disciplina sociologia na educação profissional: reflexões a partir de um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2006 (3)

COAN, Marival. 2006. A sociologia no ensino médio, o material didático e a categoria trabalho. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina.

ERAS, Ligia Wilhelms. 2006. O trabalho docente e a discursividade da autopercepção dos professores de sociologia e filosofia no ensino Médio em Toledo/PR: entre angustias e expectativas. Mestrado em Letras. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. 2006. Das fronteiras entre ciência e educação escolar : as configurações do ensino das ciências sociais/sociologia, no estado do Paraná (1970-2002). Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo.

2007 (1)

TAKAGI, Cassiana Tiemi Tedesco. 2007. Ensinar Sociologia: análise de recursos do ensino na escola média. Dissertação de Mestrado em Sociologia. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP).

2008 (2)

SOUZA, Shelley. 2008. A defesa da disciplina sociologia nas políticas para o Ensino Médio de 1996 a 2007. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PAVEI, Katiuci. 2008. Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2009   (10)

CUNHA, Patricia Pereira Cunha. 2009. O ensino de sociologia: uma experiãncia na sala de aula. Mestrado em Sociologia. Universidade Federal do Ceará.

FRANÇA, Valnei Francisco de. 2009. O “entorno” da transposição didática da disciplina de sociologia no ensino médio do Paraná : “a construção de seu universo gravitacional”. Dissertaçao (mestrado). Programa de Pós-Graduaçao em Educação. Universidade Federal do Paraná.

LENNERT, Ana Lucia. 2009. Professores de sociologia: relações e condições de trabalho. Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Campinas.

LEODORO, Silvana Aparecida Pires. 2009, A Disciplina Sociologia no Ensino Médio: perspectivas de mediação pedagógica e tecnológica. Um diálogo possível. Dissertação de Mestrado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP).

MORAES, Luiz Fernando Nunes. 2009. Da sociologia cidadã a cidadania sociológica: tensões e disputas na construção dos significados de cidadania e do ensino de sociologia. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Universidade Federal do Paraná.

PERUCCHI, Luciane.  2009. Saberes Sociológicos nas escolas de nível médio sob a ditadura militar: os livros didáticos de OSPB. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina.

ROMANO, Fábio Geraldo. 2009. A luta em defesa da Sociologia no Ensino Médio: 1996-2007: um estudo sobre a invenção das tradições. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara).

ROSA, Maristela. 2009. O trabalho docente com a disciplina de sociologia: algumas reflexões sobre o ser professor no Ensino Médio da rede pública de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina.

SOARES, Jefferson da Costa. 2009. O ensino de sociologia no Colégio Pedro II (1925-1941). Dissertação de mestrado em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ZANARDI, Gabriel Seretti. 2009. A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente. Dissertação. (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

2010 (1)

STEMPKOWSKI, Ivete Fatima. 2010. A influência social na construção do conhecimento: a formação dos currículos de sociologia no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2011 (3)

FERREIRA, Eduardo Carvalho. 2011. Sobre a noção de conhecimento escolar de sociologia. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.. Universidade Estadual de Londrina.

FLORÊNCIO, Maria Amélia de Lemos. 2011. O Ensino da Sociologia no nível médio e as contradições institucionais de sua obrigatoriedade. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Alagoas.

SANTOS, Renata Oliveira dos. 2011. A implementação da sociologia nas instituições privadas paranaenses: um estudo sociológico. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Maringá.

2012 (9)

CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de. 2012. Ensino de Sociologia: elementos da prática docente no Ensino Médio. Mestrado em Educação. Universidade do Estado de Minas Gerais.

FEIJÓ, Fernanda. 2012. A sociologia contemporânea na sala de aula : (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

FIREMAN, Eleclézia de Oliveira. 2012. Uma abordagem sociológica do relato da obrigatoriedade do ensino de Sociologia no Ensino Médio. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, Alexandre Jeronimo Correia. 2012. Teorias e métodos em pesquisas sobre ensino de sociologia. Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Londrina.

LIMA, Fabiana Conceição Ferreira de. 2012, A Sociologia no Ensino Médio e sua Articulação com as Concepções de Cidadania dos Professores. Dissertação de Mestrado em Sociologia. Recife: UFPE.

MASCARENHAS, Alexandra Garcia. 2012. As representações dos professores e estudantes sobre a Sociologia no Ensino Médio: investigando as comunidades virtuais do Orkut. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

MOTTA, Átila Rodolfo Ramalho. 2012. Que sociologia é essa: análise da recontextualização pedagógica do conhecimento sociológico. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.. Universidade Estadual de Londrina.

MOURA, Neide de Lima. 2012.  O papel da Sociologia na formação do jovem: perspectivas dos estudantes. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Nove de Julho.

SENNA, Alecrides Jahne Raquel Castelo Branco de. 2012. Diálogos com o homem imaginário: pensando o uso de imagens no ensino de sociologia. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SOUSA, Maria das Dôres de. 2012. Identidade e docência: o saber-fazer do professor de sociologia das escolas públicas estaduais de Picos – PI. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2013   (14)

ALMEIDA, Francisca Rosania Ferreira de. 2013. Tornar-se professor de sociologia no Ensino Médio: identidades em construção. Mestrado em Sociologia. Universidade Federal Do Ceará.

ALVES, Elaine Goncalves. 2013. Interface pedagógica virtual para a prática docente de Sociologia – o portal centro de referência virtual do professor. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Federal De Uberlândia.

FERNANDES, Maria Clara Aguiar de Castro. 2013. A Sociologia na educação básica. Educação para o trabalho ou o trabalho como princípio educativo no currículo de Sociologia. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal Fluminense.

GUIMARAES, Rodrigo Belinaso. 2013. Sociologia no Ensino Médio: cenários biopolíticos e biopotência em sala de aula. Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

LIMA, Leticia Bezerra de. 2013. A Universidade Aberta do Brasil e a formação do professor de Sociologia à distância. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Rio De Janeiro.

MOURA, Lisandro Lucas de Lima. 2013. O imaginário como mística do ensino em Sociologia: sobre a “atenção imaginante” nas narrativas visuais de Bagé. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

LOPES, Marcelo De Oliveira. 2013. Por uma sociologia menor. Mestrado em Sociologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

TAKAGI, Cassiana Tiemi Tedesco. 2013. Formação do professor de sociologia do ensino médio: um estudo sobre o currículo do curso de ciências sociais da Universidade de São Paulo. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SILVA, Janete Araujo da. 2013. As tecnologias da informação e da comunicação e o ensino de sociologia nas escolas públicas do Distrito Federal: Inclusão Digital e capital tecnológico-informacional. Mestrado em Sociologia. Universidade De Brasília, Brasília.

PEREIRA, Marcia Menezes Thomaz. 2013. A Construção social da identidade da Sociologia como disciplina escolar: que Sociologia é essa?. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro.

ROBBA, Giordano Gonzalez. 2013. As transformações do currículo de sociologia em São Paulo. Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

ROCHA, Cláudio César Torquato. 2013.  Saberes da docência aprendidos no PIBID: Um estudo com futuros Professores de Sociologia. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Ceará.

RUSSCZYK, Jaqueline. 2013. Práxis pedagógica: modo de vida da juventude rural e ensino de sociologia. Doutorado em Desenvolvimento Rural. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

SALES, Rodrigo Viana. 2013. Canções no ensino de sociologia: reflexões e aplicação. Dissertação. Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

2014 (2o)

ALMEIDA, Carlos Fernando de. 2014. As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

ANDRADE, Rafael Ademir Oliveira de. 2014. Formação de professores de sociologia: possibilidade de crítica à sociedade de massas. Mestrado em Educação. Universidade Federal De Rondônia, Porto Velho.

ANTUNES, Anna Christina de Brito. 2014. A formação inicial de professores de sociologia: elementos de constituição da profissionalidade docente. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina.

AZEVEDO, Gustavo Cravo de. 2014. Sociologia no ensino médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008). Dissertação de Mestrado em Ciência Política. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

BORGES, Adriana Cristina. 2014. Tecnologias e ensino de sociologia: interfaces problematizadas pelos professores no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

CARIDÁ, Ana Carolina Bordini Brabo. 2014. Sociologia no ensino médio: diretrizes curriculares e trabalho docente. Dissertação de mestrado em Sociologia Política. Universidade Federal De Santa Catarina.

CIGALES, Marcelo Pinheiro. 2014. A sociologia educacional no Brasil (1946-1971): análise sobre uma instituição de ensino católica. Mestrado em Educação. Universidade Federal de Pelotas.

ERAS, Ligia Wilhelms. 2014. A produção de conhecimento recente sobre o ensino de sociologia/ciências sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013): sociologias e trajetórias. Doutorado em Sociologia. Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

LEITE, Maria Cristina Stello. 2014. “Faz sentido?” – práticas docentes no ensino médio na disciplina sociologia: um estudo na rede pública do estado de São Paulo.  Dissertação de Mestrado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP).

MAIA, Angelica Araujo de Melo. 2014. Educação para a cidadania no Ensino Médio: uma aproximaçao das articulações discursivas de alunos, docentes e documentos curriculares no âmbito da sociologia. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graducação em Educação. Universidade Federal da Paraíba/João Pessoa.

NEUHOLD, Roberta dos Reis. 2014. Sociologia no ensino de Sociologia: os debates acadêmicos sobre a constituição de uma disciplina escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

NEVES, Fagner Henrique Guedes. 2014. Conhecimento, Escola e Cultura/s: Ensino de Sociologia e Educação Intercultural. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, Eliane Aparecida de. 2014. A prática do professor de sociologia nas escolas públicas de Maringá. Análise sobre a institucionalização e as dificuldades de (re) inserção da disciplina no Ensino Médio. Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

SILVA, Eliane Magalhães da. 2014. Uma nova licenciatura: representações sociais de ??Ser professor?? Por alunos ingressantes e concluintes. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Estácio de Sá.

SOUSA NETO, Manoel Moreira de. 2014. A relação entre currículo, culturas escolares e conhecimento escolar de Sociologia em três escolas do Ceará. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade Federal do Ceará.

PRADO, Gregorio Antonio Fominski do. 2014. Quando o ensino desafia a ciência: algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da Sociologia. Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

SEREJO, Bruna Rafaela Bobato. 2014. ”Em Mato Grosso do Sul é assim”: as contribuições do ensino de sociologia na educação básica para construção de identidades em Mato Grosso do Sul. Mestrado em Educação. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

SANTOS, Fabio Rogerio dos. 2014. Sociologia – uma leitura das relações de ensino na escola pública. Mestrado em Educação. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba.

SANTOS, Jaqueline Fabeni dos. 2014. Experiências de ensino de sociologia/ciências sociais no Ensino Fundamental: análises das práticas dos professores‘. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Londrina.

SANTOS, Silmara Aibes dos. 2014. Reflexões sobre o ensino de sociologia : a prática docente com estudantes do curso médio integrado. Dissertação (mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.

2015   (23)

ALENCAR, Maria Gisele De. 2015. A Lei 10.639/03 e o ensino de sociologia: possibilidades e impossibilidades de desvendamento das muitas nuanças das relações raciais no Brasil. Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

BARBOSA, Wallace de Melo Gonçalves. 2015. Criminalidade e Sociologia: debatendo o crime no ensino médio por meio das aulas de Sociologia. Dissertação (mestrado). Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

BUKOWITZ, Tatiana. 2015. Sociologia com (in)disciplina escolar: desafios da prática docente. Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

CAVALCANTE, Thayene Gomes. 2015. Adoção do livro didático de Sociologia na educação básica: estudo com docentes da rede pública da Primeira Gerência Regional de Ensino da Paraíba. Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

FERREIRA, Vanessa do Rêgo. 2015. A Construção dos Referenciais Curriculares de Sociologia em Alagoas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas.

FRUNEAUX, Suelen Cristine. 2015. O currículo da disciplina de sociologia nas escolas públicas de Ensino Médio da rede estadual de Florianópolis/SC. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

FUENTES, Jorge Henrique Dias. 2015. Situação do trabalho docente e a disciplina de Sociologia no Ensino Médio: um estudo no município de Ourinhos/SP. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

GALDINO, Marcelo Sales. 2015. O ensino de Sociologia nas escolas: entre o prescrito e o feito. Dissertação (Mestrado) Programa de Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

HOLANDA, Liliam Camilo Sousa. 2015. A pesquisa como ferramenta para o ensino de sociologia no Ensino Médio. Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

LEMOS, Laisse Silva. 2015. As condições de trabalho docente do cientista social no Ensino Médio: um estudo em Goiânia/Goiás. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade Federal De Goiás, Goiânia.

LIMA, Jorge Alexandro Barbosa de. 2015. Sala de aula em movimento: análise e proposta de material didático acerca do tema dos movimentos sociais no Ensino Médio. Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio Instituição de Ensino: Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

MENEZES, Victor Cesar Rodrigues de. 2015. A teoria sociológica nos planos de curso de Sociologia da rede estadual de Pernambuco (GRE – Garanhuns). Dissertação (mestrado). Programa de pós-graduação em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundacao Joaquim Nabuco.

MOURA, Tatiane Oliveira de Carvalho. 2015. Espiral do Ensino: percursos possíveis para a mediação didática de sociologia. Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco , Recife.

SILVA, Gabriela Montez Holanda Da. 2015. Formando o Cidadão e Construindo o Brasil: a socialização política nos manuais de Educação Moral e Cívica e de Sociologia. Mestrado em Sociologia e Antropologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SOLDAN, Tabata Larissa. 2015. A construção de um saber que se dá em interação: Uma análise de representações sociais da sociologia escolar. Mestrado em Sociologia. Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

OLIVEIRA, Karla Michelle de. 2015. Representações sociais da identidade docente na formação inicial de professores de sociologia da UFRN Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

OLIVEIRA, Rubia Machado de. 2015. “Sociologia serve para quê?” As práticas escolares do ensino de Sociologia no Ensino Médio na Instituição de Ensino Olavo Bilac de Santa Maria – RS. Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Federal de Santa Maria.

SILVA, Anicelia Ferreira da. 2015. Contextos e possibilidades de formação continuada para professores de Sociologia no ensino médio: a experiência do IFPE Campus Pesqueira. Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

SILVA, Aracelli Gomes Da. 2015. Do Engenho Massangana ao Porto de Suape: a realidade local como tema para aulas de Sociologia no ensino médio de Pernambuco. Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio Instituição de Ensino: Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

SCARSELLI, Mayara Bezerra. 2015. A institucionalização da sociologia no ensino médio: um estudo sobre a política curricular em duas escolas públicas de Cuiabá-MT. Mestrado em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

SCHWEIG, Graziele Ramos. 2015. Aprendizagem e ciência no ensino de Sociologia na escola: um olhar desde a Antropologia. Doutorado em Antropologia Social. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

ROSSI, Laura De Almeida Braga. 2015. A presença da Sociologia no Ensino Médio: letramento cívico e democracia. Mestrado em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro.

2016 (5)

ANGREWSKI, Elisandra. 2016. Ensino de sociologia e cinema nacional. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

MORAES, Lívia Bocalon Pires de. 2016. Representando disputas, disputando representações: cientistas sociais e campo acadêmico no ensino de sociologia. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

QUEIROZ, Jorge Jose Lins de. 2016. O ensino de Sociologia hoje: práticas docentes e o livro didático. Dissertação (mestrado). Programa de pós-graduação em Ciências Sociais para o Ensino Médio. Fundação Joaquim Nabuco.

RÖWER, Joana Elisa. 2016. Por uma Sociologia da Suspensão: ensino de sociologia e narrativas de si como dispositivo de formação. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

SANTOS, Valci Melo Silva dos. 2016. Ensino de Sociologia no Sertão Alagoano: o discurso oficial e a concepção dos professores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas.

>>>>>Caso tenha conhecimento de alguma dissertação ou tese cujo tema seja o Ensino de Sociologia, nos indique nos comentários e nos ajude a tornar esse banco de dados cada vez mais completo.

menu
menu