Sobre ser professor traz uma retrospectiva pessoal da qual me orgulho. Minha experiência de vida e leituras no campo da educação me ajudaram a refletir sobre minha prática e pensar em alguns tópicos que podem ser aplicados para refletir sobre ser professor cujo magistério inspira. Algumas das experiências foram conquistadas com muita leitura e reflexão e outras foi observando outros colegas a partir de toda minha tragetória acadêmica.
Para ensinar o professor deve ter um perfil diferenciado para ser um ótimo professor. Engajamento, curiosidade e dedicação são essenciais para transformar teorias, leituras em aprendizados e experiências de ensino marcantes.
1- Domínio das teorias fundamentais
Um bom professor de qualquer área precisa conhecer muito bem os clássicos do campo de conhecimento. No caso de nós da Sociologia deve ser Durkheim, Marx e Weber. Eles são bases teóricas fundamentais para compreender como se deu o desenvolvimento do pensamento do nosso campo de estudo.
2- Didática
Saber o conteúdo não é o suficiente para ser um bom professor. É necessário tornar o assunto compreensível e claro. O grande desafio do professor de sociologia é transpor os resultados de uma disciplina tradicionalmente “academicista” em uma “saber sábio”, primando pelo rigor teórico e ao mesmo tempo proporcionar a compreensão do assunto. Isso requer planejamento tendo em vista que um exemplo mal dado ou uma explicação rebuscada e não-linear pode comprometer o aprendizado.
3- Contextualização
Relacionar os conteúdos aprendidos com os eventos históricos do país e do mundo fortalecem o aprendizado e fomenta mais interesse para aprender a pensar sociologicamente. Relacionar com outras áreas do conhecimento Também potencializa a experiência de aprendizado.
4- Posicionamento
Para o professor posicionar-se é importante. Isso encoraja outros alunos a manifestarem suas visões e refletir sobre elas. Não de uma maneira cegamente militante, mas de uma forma crítica e flexível. Primeiro porque o posicionamento é uma forma honesta de mostrar aos alunos que o professor tem suas preferências e isso deve ser considerado pelo público para um filtro mais adequado. Segundo porque posicionar-se problematiza pontos de vista e fomentam um debate que enriquece e enaltece os envolvidos.
5- Respeito aos pontos de vista
Entender que existem pontos de vistas diferentes pode ajudar a enxergar vários cosmovisões diferentes de uma forma ampla é fundamental. É também fundamentalmente necessário que o professor tenha a compreensão que muitos dos estudantes são de realidades e têm referências distintas as quais lhes dão leituras e percepções diferentes. No bojo dessa dialética, o professor deve mostrar como seu campo de conhecimento pode contribuir para visualizar os problemas de forma mais ampla, sistemática e crítica.
6- Disposição para buscar conhecer o que discorda
O debate faz parte da natureza das ciências. Nas ciências sociais o debate é ainda mais intenso porque se relaciona com percepções e leituras de leigos e especialistas. Por essa razão, o debate faz parte do crescimento profissional do professor e para que haja um constante desenvolvimento a zona de conforto do fortalecimento de uma teoria predileta atrapalha. Portanto, torna-se fundamental que o professor de sociologia leia também o que ele discorda a fim de enriquecer seu repertório e conhecer outras leituras sobre a realidade a qual está acostumado.
7- Gostar de ler
Esse hábito não é apenas relativo a professores de sociologia, mas para todo e qualquer pessoa que deseja ser um bom profissional. Ler diariamente ajuda a expandir o repertório acadêmico tão necessário para ensinar bem qualquer assunto.
8- Gostar de escrever
Essa é uma das grandes vantagens de um bom professor de sociologia. Escrever ajuda a organizar ideias e exercita a imaginação e criatividade, fundamentais para qualquer atividade intelectual. Ler e escrever são habilidades relacionadas as quais potencializam o desenvolvimento intelectual.
9- Criatividade
“Criatividade é a inteligência brincando”. Quando o repertório de teorias, conceitos e categorias é marcante, o professor sente mais necessidade de compartilhar o que aprendeu de maneira criativa. A criatividade é a necessidade de fazer uma aula diferente, produtiva e inovadora. Isso além de motivar os alunos motiva o professor e dá um sentido diferenciado a sua prática.
10- Curiosidade
A curiosidade é uma vantagem não apenas para o excelente professor de sociologia, como também para qualquer profissional das ciências. A curiosidade é a força que move o indivíduo a buscar fazer perguntas cujas respostas se transformam em repertórios os quais serão debatidos e aplicados em sala de aula.
11- Domínio do método científico
A sociologia é uma ciência e como tal demanda uma problematização científica dos seus resultados. Para tanto, é necessário que as discussões incentivem os alunos a buscarem interpretação da realidade para validar os que está sendo ensinado. Tal validação não deve ser subjetiva, deve seguir o crivo do método científico: comparar e analisar dados, avaliar métodos de levantamento de dados a fim de ir além das percepções subjetivas.
12- Valorização de experiências de vida
Compreender que as nossas biografias pessoais interagem com a de outros indivíduos e também com a estrutura social proporcionam uma campo fértil para o desenvolvimento da imaginação sociológica. Neste sentido, as biografias podem e devem ser objeto de análise da sociologia, observando o método científico e buscando contextualizar o que está sendo aprendido não apenas de maneira geral, mas também a partir da vivência de cada sujeito social. Enfim, colocar fomentar a autonomia intelectual dos alunos para que eles consigam fazer boas leituras da realidade social.
Parabéns pelo texto, parabéns pelo blog. Desejo receber notificações de novos artigos.
Oi Arlene, tudo bem?
Para acompanhar o blog por email basta inscrever-se em
https://cafecomsociologia.us15.list-manage.com/subscribe?u=91efb1b7c7e7cbb35d9ff94b9&id=3e1e3379dc
Um grande abraço
Oi Professor Roniel, estou pensando em Fazer Licenciatura em Sociologia porque gosto demais de ensinar e Sociologia é a materia que me fascina. Gostaria muito de sua ajuda sobre isso, pode me chamar no whatsapp 86 988910797 sou de Teresina.
oi amigo, tudo bem?
Eu posso tirar todas suas dúvidas por aqui mesmo sem nenhum problema.
Abraço
Faço licenciatura em sociologia a distância, estou no último ano. Pretendo dar aula. Mas estou insegura em pegar uma sala de aula , gostaria de saber mais como preparar as aulas?
oi Rosi,
Essa leitura vai ajudar você. No começo é dificil mesmo, mas você vai pegando o jeito com a experiência.
https://pt.scribd.com/document/248931778/GIL-Como-Planejar-o-Ensino
Ótimo o texto, mas acrescentaria: Consciência de classe!
Excelente comentário, concordo com você. Consciência de classe melhora é fundamental!