podcast sobre violência

Ep014 Podcast violência

Podcast sobre violência que traz conceitos e perspectivas fundamentais para compreender o tema,  usando a sociologia e a música, convidamos você para mergulhar nesse divertido programa.

Neste episódio do Podcast Café com Sociologia, Roniel Sampaio-Silva e Cristiano Bodart discutem o tema violência, explorando suas múltiplas dimensões e conceitos sociológicos. A conversa inicia com uma análise de letras de músicas como “O Beco”, dos Paralamas do Sucesso, e “Sapato 36”, de Raul Seixas, que ilustram as formas explícitas e simbólicas da violência.

Os apresentadores abordam o conceito de violência a partir de autores como Ives Michaud, que descreve a violência como ações que causam danos físicos, morais ou simbólicos, e Pierre Bourdieu, que introduz a ideia de violência simbólica, muitas vezes invisível, mas igualmente prejudicial. Também dialogam com Hannah Arendt, que relaciona a violência com poder e dominação, mostrando como as estruturas sociais e econômicas, como o capitalismo, perpetuam práticas violentas.

O episódio apresenta reflexões sobre como as desigualdades sociais, o controle ideológico e a busca pelo poder alimentam diferentes formas de violência, legais ou ilegais. Encerrando, Gabriel, o Pensador, com a música “Paz”, traz uma mensagem de esperança e luta por justiça social.

Um episódio provocador e educativo, que convida os ouvintes a refletirem sobre as dinâmicas de poder e violência em nossa sociedade.

Podcast Café com Sociologia

Episódio 014 – Violência.

Por Cristiano Bodart e Roniel Sampaio-Silva

Saudações sociológicas! Podcast Café com Sociologia trouxemos o último episódio do ano de 2024, blog editado por Cristiano Bodart e Roniel Sampaio-Silva.

Neste podcast sobre violência,  trouxemos algumas algumas reflexões sobre o tema , explorando suas múltiplas dimensões e conceitos sociológicos. 

Não deixe de ouvir! Confira! 

Além deste episódio é possível ouvir diversos outros Podcasts Café com Sociologia AQUI

Clique aqui para baixar

Para ouvir no anchor.fm,  acesse abaixo

podcast cafecom sociologia

Roniel Sampaio Silva

Doutorando em Educação, Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais e Pedagogia. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Teresina Zona Sul.

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O blog foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente tratava-se de uma espécie de “espaço virtual” para guardar materiais de suas aulas. Na ocasião lecionava em uma escola de ensino público no Estado do Espírito Santo. Em 2012 o Roniel Sampaio Silva, na ocasião do seu ingresso no Instituto Federal, tornou-se administrador do blog e desde então o projeto é mantido pela dupla.

O blog é uma das referências na temática de ensino de Sociologia, sendo acessado também por leitores de outras áreas. Há vários materiais didáticos disponíveis: textos, provas, dinâmicas, podcasts, vídeos, dicas de filme e muito mais.

Em 2019 o blog já havia alcançado a marca de 9 milhões de acessos.

O trabalho do blog foi premiado e reconhecido na 7º Edição do Prêmio Professores do Brasil e conta atualmente com milhares de seguidores nas redes sociais e leitores assíduos.

Seguimos no objetivo de apresentar aos leitores um conteúdo qualificado, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais mais acessíveis.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

O Auto da Compadecida e Sociologia
Previous Story

CINEMA E SOCIOLOGIA: o personagem João Grilo, de O Auto da Compadecida

imaginação sociológica
Next Story

Imaginação sociológica de Mills

Latest from Apoio Didático

O que é Uberização do Trabalho?

O que é Uberização do Trabalho?

Por Agenor FlorêncioContentsContextualizandoConceituandoO conceito em movimentoO conceito e seus usosReferênciasDicas de leituraDicas de filmesDicas de músicasDica de atividadeQuestão no Padrão ENEMComo citar este texto:
Go toTop

Don't Miss