images

Erros metodológicos comuns na análise social

 

Por Cristiano das Neves Bodart

 

images

É comum vermos não iniciados em Ciências Sociais se propondo a tirar conclusões em torno da realidade social. Geralmente usando como base o senso comum. Porém, em alguns casos, nota-se uma tentativa de utilizar-se de um método para fazer tais análises.

Não propomos apresentar aqui metodologias ou realizar análises exaustivas, mas propor uma atividade de reflexão em torno de “métodos” que vemos se espalhar pela internet, sobretudo via redes sociais. Tomaremos um exemplo para análise. O exemplo, trata-se de uma boa (assim acreditamos) maneira de conduzir os iniciantes em Ciências Sociais a problematizar “testes” de “análises” da realidade social.
A atividade deve ser realizada em etapas. Vamos a elas:
Etapa 1: Explicar que o vídeo a seguir trata-se de um experimento, onde duas situações foram simuladas a fim de analisar os resultados em compará-los. No primeiro momento coloca-se um homem branco com uma arma (AR-15) para observar como ele é abordado pela polícia. Depois o mesmo é feito com um homem negro.
Etapa 2: Assistir o vídeo a seguir:

Etapa 2: Perguntar aos discentes se eles podem tirar conclusões a partir desse experimento e quais seriam.
Etapa 3: Explicar sobre os cuidados que temos ter ao elaborar um métodos e aplica-lo. No caso desse vídeo, a proposta do teste é interessante e intrigante (no mínimo nos faz pensar na questão), mas há problemas metodológicos por envolver indivíduos (os dois policiais) diferentes (uma vez que a reação pode ter mais a ver com eles do que com a instituição) e por ser realizada uma única vez, não tendo representatividade dentro do universo que parece tentar generalizar a conclusão.
Outro problema é não mostrar como se comportava o “homem branco” antes da abordagem. Não sabemos se o comportamento era o mesmo (caminhando próximo a uma avenida com uma arma). Em síntese, notamos problemas na execução (quando a proposta é comparar, tudo deve ser reproduzido, sem muitas variações) e na incapacidade de generalização pelo tamanho da amostragem.
De qualquer forma, o vídeo nos parece bastante rico para o processo de ensino-aprendizagem do uso de métodos nas ciências sociais, ainda que nos levando a aprender com os erros existentes.

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O Site foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente, funcionava como um espaço virtual destinado ao armazenamento e compartilhamento de materiais utilizados em suas aulas, quando lecionava na rede pública de ensino do Estado do Espírito Santo. Em 2012, Roniel Sampaio Silva, por ocasião de seu ingresso no Instituto Federal, passou a integrar a administração do blog. Desde então, o projeto é desenvolvido e mantido em parceria pelos dois pesquisadores.

Ao longo de sua trajetória, o blog consolidou-se como uma das principais referências nacionais na área de ensino de Sociologia, sendo amplamente consultado por professores, estudantes, pesquisadores e leitores de diferentes áreas do conhecimento. O portal reúne uma extensa coleção de materiais didáticos, incluindo artigos, planos de aula, avaliações, dinâmicas pedagógicas, podcasts, vídeos, indicações de filmes e diversos outros recursos voltados à educação.

Em 2019, o blog ultrapassou a marca de 9 milhões de acessos, evidenciando seu alcance e relevância no cenário educacional brasileiro.

O trabalho desenvolvido pelo blog foi reconhecido nacionalmente, tendo sido premiado na 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Atualmente, o projeto reúne centenas de milhares de seguidores nas redes sociais e mantém uma comunidade de leitores que acompanha regularmente suas publicações.

Seguimos comprometidos com a missão de produzir e divulgar conteúdos de qualidade, contribuindo para tornar os conhecimentos das Ciências Sociais cada vez mais acessíveis, relevantes e úteis para a formação crítica de estudantes, educadores e da sociedade em geral.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

282852 440834409305115 184000073 n
Post Anterior

Sob o resquício da Ditadura e o avanço da Democracia

filmes 1756 A Fonte das Mulheres 5
Próximo post

Fonte das mulheres: Resenha crítica do filme sobre democracia e poder*

Latest from Sem categoria

Lado yang?

Por  Karla Cristina da Silva* Eu não quero ser Yin muito menos Yang… Tirar a paz? Desequilibrar o mundo? Tanto faz… Foi Pandora
Ir para oTopo

Don't Miss