Florestan Fernandes e o marxismo: entrevista com Lidiane Rodrigues (UFSCar)

Florestan Fernandes e o marxismo: entrevista com Lidiane Rodrigues (UFSCar)

Lidiane Rodrigues* (UFSCar), professora doutora,  apresenta neste vídeo alguns elementos que colaboram para  a compreensão das relações existente entre o pensamento de Florestan Fernandes e o marxismo. A entrevista foi realizada e publicada pelo blog Global Editora .

 

Lidiane Rodrigues, em 2006, defendeu sua dissertação de mestrado na Universidade de São Paulo cujo título do trabalho é “Entre a Academia e o Partido: A obra de Florestan Fernandes (1969-1983)” [Disponível AQUI].
A professora doutora Lidiane Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos, apresenta neste vídeo alguns pensamentos sobre a relação do sociólogo Florestan Fernandes e o marxismo. Ele acreditava no regime socialista como o melhor caminho para a sociedade, ainda que tenha visto ruir os governos instalados na Europa, principalmente o da União Soviética. No livro Leituras & Legados (Global Editora) há o ensaio Reflexão sobre o socialismo e a autoemancipação dos trabalhadores, formatado a partir de uma palestra de Florestan, em 1991, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. No mesmo livro, pode-se ler os depoimentos de Florestan Fernandes sobre o Socialismo, dados durante o programa Roda Viva (TV Cultura), em 1994.

Nota:

  • Lidiane Rodrigues é professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP). Pós-Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Doutora em História (USP). Desenvolve pesquisas na área de Sociologia dos Intelectuais, História das Ciências Sociais, História do Marxismo, Autoritarismo Contemporâneo e Direitas Brasileiras.
Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: