Entrevista Francisco de Oliveira

Entrevista Francisco de Oliveira no Roda Viva

Entrevista Francisco de Oliveira ao programa Roda Viva em 2012 foi marcante para a sociologia brasileira. Em sua fala, Oliveira destacou a importância da sociologia para a compreensão da realidade social brasileira, e criticou a postura elitista e conservadora da intelectualidade brasileira.

Oliveira enfatizou a necessidade de uma sociologia crítica e engajada, que se coloque a serviço das lutas populares e dos movimentos sociais. Para ele, a sociologia deve ser uma ciência comprometida com a transformação social, e não uma disciplina neutra e distante da realidade.

Outro tema abordado por Oliveira foi a questão da desigualdade social no Brasil. Para ele, a concentração de renda e a falta de acesso aos direitos básicos são problemas graves que afetam milhões de brasileiros. Ele destacou que a luta pela justiça social é fundamental para a construção de um país mais justo e democrático.

A entrevista de Chico de Oliveira ao Roda Viva em 2012 é um importante registro de suas reflexões sobre a realidade brasileira e o papel da sociologia na transformação social. Suas ideias inspiraram muitos estudantes e pesquisadores a se engajar na luta por um país mais justo e igualitário.

O Roda Viva do dia 30/12/2013 recebeu o sociólogo Francisco de Oliveira para relembrar e analisar os principais acontecimentos de 2013.
Assista a Entrevista Francisco de Oliveira:

 

“O escritor e professor emérito da USP falou, entre outros assuntos, dos protestos que levaram milhões de brasileiros às ruas em junho deste ano, do julgamento do mensalão, da Copa do Mundo de 2014 e do acordo nuclear firmado entre Irã e potências mundiais como os Estados Unidos.
Participaram da bancada Glenda Mezarobba (cientista política), Carlos Guilherme Mota (historiador, professor do Mackenzie e professor emérito da USP), Fernando Rodrigues (colunista e repórter do jornal Folha de S. Paulo em Brasília), Ferréz (escritor, autor de Capão Pecado e Deus Foi Almoçar) e Paul Singer (economista e secretário Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego). O Roda Viva ainda contou com a participação do cartunista Paulo Caruso” (TV Cultura).

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O blog foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente tratava-se de uma espécie de “espaço virtual” para guardar materiais de suas aulas. Na ocasião lecionava em uma escola de ensino público no Estado do Espírito Santo. Em 2012 o Roniel Sampaio Silva, na ocasião do seu ingresso no Instituto Federal, tornou-se administrador do blog e desde então o projeto é mantido pela dupla.

O blog é uma das referências na temática de ensino de Sociologia, sendo acessado também por leitores de outras áreas. Há vários materiais didáticos disponíveis: textos, provas, dinâmicas, podcasts, vídeos, dicas de filme e muito mais.

Em 2019 o blog já havia alcançado a marca de 9 milhões de acessos.

O trabalho do blog foi premiado e reconhecido na 7º Edição do Prêmio Professores do Brasil e conta atualmente com milhares de seguidores nas redes sociais e leitores assíduos.

Seguimos no objetivo de apresentar aos leitores um conteúdo qualificado, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais mais acessíveis.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

capa dvd tiao simpatia
Previous Story

Lei Maria da Penha em Cordel

images 3
Next Story

Terras Brasilis: tese, antítese e síntese? Olhando pelo “retrovisor”

Latest from Conceitos Sociológicos

O que é Uberização do Trabalho?

O que é Uberização do Trabalho?

Por Agenor Florêncio Baixe a versão em PDF AQUI Contextualizando A uberização do trabalho é resultado de uma interseção dos avanços tecnológicos e das
Go toTop

Don't Miss