História em Novas Mídias: Quanto Impacto os Videogames Terão na Compreensão da História?

Os videogames têm se tornado cada vez mais acessíveis com o advento da tecnologia. Muitos jogos são desenvolvidos para proporcionar ao usuário momentos de entretenimento, outros vão além.

A influência de novas mídias

As novas mídias, que são novos meios de comunicação desenvolvidos com o advento da internet, são a porta de acesso para o consumo de informação e entretenimento.

A tecnologia mudou e continua mudando a forma como interagimos como sociedade.

Atualmente os serviços de rádio e televisão podem ser acessados em um mesmo dispositivo, em formato online. Livros, antes impressos, estão disponíveis em formato de e-book. Jogos de console são disponibilizados online ou para baixar diretamente no celular ou computador.

O meio como nos comunicamos muda constantemente. Novas mídias surgem e tornam-se populares, aliando-se a mídias existentes ou tornando estas ultrapassadas.

Videogame: (quase) todo mundo joga

Segundo a Pesquisa Game Brasil, 74,5% da população brasileira tem costume de jogar jogos eletrônicos. A pesquisa se refere ao consumo de jogos de console, computador e smartphones. Cerca de 36% dos consumidores de jogos afirmam que jogam todos os dias.

O acesso à internet e a possibilidade de baixar jogos grátis para smartphones e computador é uma das razões para o crescimento do número de jogadores. A indústria de jogos tem ampliado a oferta de jogos para essas plataformas e melhorado a qualidade dos gráficos e enredos, tornando-os mais interativos.

Os jogos eletrônicos se mostraram uma das melhores formas de entretenimento da população brasileira na pesquisa realizada e com o avanço tecnológico e aumento da realidade gráfica, a tendência é que o número de jogadores cresça ainda mais.

História e diversão

A história da humanidade está cheia de fatos interessantes, mas que para algumas pessoas não é contada de uma forma tão atrativa. O uso de jogos de videogame tem bastante potencial e pode ser uma forma de implementar conhecimento de forma mais dinâmica.

Há jogos que são desenvolvidos especificamente para a compreensão da História, onde há a reprodução dos fatos de forma literal. São jogos como quebra-cabeça, tabuleiro e cartas. Estes são considerados mais simples, porém com conteúdo que representa a realidade com precisão.

Outros jogos de videogame são dedicados à diversão e apenas se inspiram em fatos históricos, personagens, figurinos e cenários. Esses jogos captam a atenção dos jogadores por serem dinâmicos e de alta qualidade gráfica e também podem ser úteis no auxílio à compreensão da História, pois levam a imaginação do jogador a um cenário próximo a realidade.

Contar uma história sobre cruzadas, imperialismo, expansionismo, colonialismo, entre outros fatos, não é uma tarefa simples. Por isso, os desenvolvedores de jogos se preocupam em elaborar um storytelling tão bom quanto os gráficos e design dos jogos. Pois a criação do enredo é fundamental para atrair os jogadores, tanto quanto a criação de cenários.

Jogos de videogame como ferramenta de ensino

Os jogos de videogame podem ajudar a aumentar o interesse dos jogadores por acontecimentos históricos. O uso dessa nova mídia como instrumento de compreensão da História tem se mostrado cada vez mais eficaz, tendo em vista o desenvolvimento da narrativa, a introdução de pontos de referência, períodos e personagens históricos nos jogos.

Jogos que abrangem conteúdos históricos expõem os jogadores a fatos e os induzem a pensar e debater sobre os acontecimentos que transformaram a sociedade. Desta forma, o aprendizado se torna mais dinâmico e mais interessante para aqueles que têm dificuldade em desenvolver o raciocínio com leitura.

Os jogos podem ser utilizados para o desenvolvimento de argumentos entre os jogadores acerca de fatos e personagens históricos reais ou até mesmo fictícios, desde que retratem a forma como civilizações do passado viviam, governavam e se relacionavam.

Como parte da indústria de entretenimento, os jogos têm como objetivo principal a diversão e podem impactar fortemente na compreensão da História. Portanto, como a maioria dos jogos são inspirados em fatos reais, devemos ficar cientes de que apesar da proximidade com a realidade estes não representam exatamente a História.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile