Para entender o momento histórico: Golpe de 1964 e o ensaio de golpe de 2016

O que a história do Brasil nos ensina sobre o segundo
mandato Dilma?
Por Roniel Sampaio Silva

O atual momento histórico remonta ao ano de 1961. Naquele momento Brizola e outros encamparam a Campanha da Legalidade, um movimento civil e político o qual tinha por finalidade garantir a governabilidade do presidente Jango, mesmo não sendo seu aliado político. Contrariando a
Constituição, a imprensa, setores políticos, os EUA e setores empresariais fomentaram um clima de instabilidade social e política desrespeitando a Constituição, buscando impedir a posse e limitar os poderes do presidente eleito. Jango assumia a Presidência em razão da renúncia de Jânio Quadros (1961). O clima de instabilidade política culminou no Golpe Militar. A História se repetirá como tragédia em 2016?

Em 2016 a História parece se repetir como farsa. A mesma instabilidade social e política é criada para que o Legislativo aprove retrocessos. A  grande mídia tem centrado fogo em um grupo político e incitando o judiciário e a Polícia Federal a atacar um grupo político e poupar outros. Cunha, Aécio e Calheiros estão sendo poupados flagrantemente, mesmo havendo provas contra eles. A obstinação em centrar fogo em um único grupo político é tamanha que a Constituição está sendo desrespeitada: Grampos ilegais, falsificação de documentos, atropelamento de competência e abuso de poder. Vale a pena abrir mão da ordem constitucional para tirar um partido do poder?

Não é possível concluir, até o momento, que Lula cometeu crime. Essa é a conclusão do próprio Juiz Sérgio Moro quem até o momento diz não haver nenhuma prova contra o ex-presidente. É importante nos atentarmos que não dá pra afirmar se alguém é culpado ou inocente até que se encerre as investigações.

A estratégia da operação Lava-Jato é concentrar a investigação em um partido político e, em especial, em dois nomes. O Partido: PT. Os nomes: Lula e Dilma. Os objetivos parece cada vez mais claro: não é combater a corrupção e sim aos dois. Se assim não fosse, todos seriam indiciados conforme a força das provas contra eles. Aécio, Cunha e Calheiros possivelmente já estariam presos.  Os objetivos de centrar fogo em dois nomes é bem claro: 1- cassar Dilma e 2- evitar a eleição de Lula.  É difícil negar que há um seletividade orientada por um interesse político partidário. Como consequência disso, temos um executivo atônito que
aprova os retrocessos numa tentativa de sobreviver, nada mais consegue fazer além de preservar sua própria manutenção em uma corda bamba, seriamente ameaçada, como em 1961.
Não importa quem vença, se oposição ou situação. O que não podemos perder é a ordem constitucional. Não vale a pena abrir mão da Constituição para tirar um ou outro partido do poder, principalmente quando essa transgressão é encabeçada por setores como FIESP e setores midiáticos os quais foram os mesmos que encabeçaram a quebra da ordem constitucional em 1961.

Não quero retrocessos. ‪#‎Campanhalegalidade2016

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

30 Comments

  1. Concordo plenamente. Não sou a favor nem de Lula e nem de Dilma. Mas sou menos a favor ainda do modo como to da essa situação vem sendo conduzida. O PSDB por trás de tudo isso é retrocesso e golpe na certa.

    • Não concordo com as respostas simplistas aqui mencionadas. No meu entender, a partir do momento que temos conhecimento, devemos optar por um lado. Eu tenho um lado. Concordo com Thiago pelo ótimo texto; Se Lula cometeu algum ato de corrupção, ele deve pagar por seus atos; Quanto ao Júlio, ele deveria ler jornais alternativos e analisar os dois lados da moeda, pois se referiu aos 'presentinhos', levados por Lula (pesquise a revista Época, de direita, de 2010/11) tem matéria completa sobre os 'presentinhos'; Roniel, quem acusa é que deve provar o crime; Sou contra qualquer tipo de corrupção, suborno e golpes de qualquer natureza, Civil ou Militar.Concordo inteiramente com a parcialidade das mídias e na perseguição aos membros de um só Partido Político. Desculpe a sinceridade petista.

    • Pode até ter tido um ou outro desvio de conduta por conta da revolta que paira em detrimento a moral do nosso país…a impunidade que se instaurou nesse país…mas dizer que não há provas! Isso é piada né…o triplex, o sítio em Atibaia? está tudo sendo investigado…e mais revoltante e um presidente tentar intervir pra defender um bandido….

    • eu acho que essas pessoas nao leem jrnal nao veem noticiarios , ou entao o Brasil inteiro esta errado e eles certos ……No minimo ele e um ladraozinho barato , roubar presente de Estado…. que falta de moral cara …!!!!!

    • Do jeito que as coisas estão se ele tivesse cometido crime já estaria preso. Já que ele cometeu crime, poderia indicar as provas e o artigo do código penal já que está mais informado que a gente?

  2. Todo mundo é inocente até que se prove culpado… mídia tendenciosa no Brasil é triste… Não sou a favor de corrupção… o texto deixa claro se o problema é corrupção porque atacar um pequeno grupo quando se tem vários outros em situação igual… volto a dizer não sou a favor da corrupção porém muito menos de golpe principalmente se for militar…

  3. Todo mundo é inocente até que se prove culpado… mídia tendenciosa no Brasil é triste… Não sou a favor de corrupção… o texto deixa claro se o problema é corrupção porque atacar um pequeno grupo quando se tem vários outros em situação igual… volto a dizer não sou a favor da corrupção porém muito menos de golpe principalmente se for militar…

  4. A minha resposta é o que sinto e vivo no meu dia-a-dia…estamos sem o básico…sem saúde…Justiça…E recursos para educação…E vejo a nossa Petrobras ir para o ralo…Petróleo dando prejuízo?…ME POUPE COM ESSE DISCURSO DE VÍTIMA, O POVO É QUE NÃO AGUENTA MAIS…

  5. A perseguição ao PT é clara, porém não se pode negar tudo que acharam e gravaram. Ainda não há prova suficiente para prisão, pois os caras sabem fazer as coisas, mas sempre aprendi e vi que um dia pois malandros caem.

    Cabe a todo e qualquer brasileiro querer a verdade. Vamos aproveitar a perseguição eficiente e exigir essa mesma eficiência para os outros.

  6. A perseguição ao PT é clara, porém não se pode negar tudo que acharam e gravaram. Ainda não há prova suficiente para prisão, pois os caras sabem fazer as coisas, mas sempre aprendi e vi que um dia pois malandros caem.

    Cabe a todo e qualquer brasileiro querer a verdade. Vamos aproveitar a perseguição eficiente e exigir essa mesma eficiência para os outros.

  7. MAGINA NÃO HA PROVAS CONTRA ELES, SALIENTO A FRASE "Não é possível concluir, até o momento, que Lula cometeu crime" EXATAMENTE UM DOS MAIORES FILHOS DA PUTA DA HISTORIA DO MUNDO SENDO DEFENDIDO COM abundância DE evidênciaS DEMONSTRADAS PELA PROPIA MIDIA PRO PT,IMPRESIONANTE.

  8. Concordo em partes com o texto, que por dizer parte digo que NÃO JULGAR E PERSEGUIR toda essa malandragem que diz que estão representando o POVO BRASILEIRO, chega de DIREITA E ESQUERDA, vamos lutar por um Brasil sem corrupção e sem essa filha da puta da mídia sem vergonha.

  9. Algumas questões, O STF não faz seu trabalho contra Renan e Cunha ? Um Juiz de primeira resolveu trabalhar e movimentar um povo inerte e fazer Brasilia trabalhar um pouco ?

  10. Interessante as opiniões aqui postadas. Saltam aos olhos o conservadorismo e a tacanhice de algumas. "Provas da mídia", "um dos maiores filhas da puta da história" e por aí vai, quando referem-se ao Lula. Como se a mídia produzisse "provas isentas" e "informasse". Vamos rir, porque o nível intelectual e de discernimento do brasileiro médio deteriorou muito por influência dessa mídia que deforma. Para que escolas, academias e universidades se a velha mídia dos coronéis(muitas delas concessões da ditadura militar) "esclarece e forma" né?

  11. Golpe é deixar brasileiros com educação e saúde escassa,deixar pessoas morrendo por falta de medicamento e leitos hospitalares, golpe é levar um pais que tinha tudo para ser de primeiro mundo ir a falência, nem direita, nem esquerda, apenas por um pais onde eu não leve um "golpe" dos governantes.

  12. E sou de 1978… quando criança era tam bom ir à escola … primeiro de tudo esperávamos no pátio da escola para cantar o hino nacional e entrávamos enfileirados para a sala de aula.. com muitos respeito aos professores.. hj cadê o respeito. Lutaram contra um sistema que colocava ordem para mudar para um sistema que incentiva a desordem.. que liberdade e essa.. 
    Onde s alunos agridem os seus professores.. putaria na TV. .. em horário que tem crianças vendo televisão.. 
    Meu avô Mario de Souza Pina lotou contra o regime militar… mais antes de morrer ele foi bem claro… em dizer.. que se soubesse que iria virar essa MERDA jamais teria lutado contra o regime…

  13. Dos 38 35 respondem por crimes kkkk "Se fazem com o Lula, elas matam vc." O Alckmin fez um Carnaval com metrô merenda, pacto com pcc e Borracha em peofessor. É um Golpe Escândalo

Deixe uma resposta