Site icon Blog Café com Sociologia

Plano de Ensino de Sociologia para os 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio

plano de ensino sociologia

plano de ensino sociologia

Plano de Ensino Sociologia pronto para uso

A equipe do Café com Sociologia preparou uma sugestão de plano de ensino que pode ser adaptada e utilizada por professores de Sociologia do Ensino Médio. O documento aborda vários conteúdos sugeridos pelas orientações curriculares nacionais.

Objetivo Geral:

Compreender os conceitos básicos de sociologia a fim de desenvolver a imaginação sociológica de modo que seja possível fazer uma leitura da realidade social, aprofundando as leituras dos discursos sociológicos como contraponto aos demais discursos.

Metodologia:

O ano letivo será conduzido por leituras e discussão de textos os quais serão articulados com a experiência de vida dos educandos.

Os temas do conteúdo programático serão problematizados a partir de músicas, vídeos e poesias; bem como será feita utilizada algumas

dinâmicas. Em situações especiais os alunos poderão ser acompanhados para realizar pesquisas na internet, bem como, também para realizarem de visitas técnicas temáticas as quais poderão ser trabalhadas interdisciplinarmente com professores das demais áreas afins.

Recursos didáticos:

Avaliações:

As avaliações serão ponderadas, sobretudo, sob os aspectos qualitativos. Haverá uma prova bimestral com valor igual a 8,0 e cada turma será avaliada por participação e comportamento com nota até 2,0 pontos. Em alguns momentos esta nota poderá ser atribuída mediante a realização de trabalhos individuais a critério do professor.

>

>

Referências Bibliográficas:

BODART, C. N; SAMPAIO SILVA, R.Blog Café com Sociologia. Disponível em<cafecomsociologia.com>. Acesso em março de 2013.

GIDDENS, A. Sociologia . 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005 LAKATOS, E.V; Marconi ,M. A . Sociologia Geral. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 1990

TOMAZI, N. D. Sociologia para o ensino médio. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Download Mega

Download Dropbox

Download Direto

 

 

 

Sair da versão mobile