///

Ep009 Podcast carnaval, malandros e heróis*

Podcast carnaval, malandros e herois é uma produção da podosfera que nos divertimos ao produzir. Usando a sociologia e a música, convidamos você para um breve retrospecto histórico a fim de conseguirmos compreender a relação entre carnaval e cultura brasileira.

O Carnaval é uma festa popular que acontece anualmente em várias cidades e países do mundo, especialmente na América Latina, Caribe e Europa. É conhecido por suas músicas animadas, danças, fantasias coloridas e desfiles de rua.

O Carnaval tem raízes históricas que remontam aos antigos festivais romanos e gregos, que celebravam o início da primavera. Na Europa medieval, o Carnaval era uma época de excessos e descontração antes da Quaresma, quando os cristãos se abstinham de carne e outros prazeres mundanos. Com o tempo, o Carnaval foi se espalhando pelo mundo e adquirindo características próprias em cada lugar.

No Brasil, o Carnaval é especialmente famoso e tem uma tradição de mais de 100 anos. É celebrado principalmente no Rio de Janeiro, mas também acontece em outras cidades do país, como São Paulo, Recife e Salvador. O Carnaval carioca é conhecido por suas escolas de samba, que são grupos de dança e música que desfilam pelo sambódromo, um espaço especialmente construído para os desfiles. As escolas de samba se esforçam muito para criar fantasias luxuosas e coreografias elaboradas para impressionar o júri e o público.

Além das escolas de samba, o Carnaval também é marcado por blocos de rua, que são grupos informais de pessoas que se reúnem para dançar e cantar pelas ruas. Os blocos são muito populares entre os jovens e costumam tocar músicas tradicionais do Carnaval, como samba, frevo e axé.

Outra tradição do Carnaval brasileiro é o uso de fantasias coloridas e criativas. As pessoas podem se fantasiar de personagens famosos, animais ou até mesmo criaturas fictícias. O objetivo é se divertir e deixar de lado as preocupações do dia a dia por um tempo.

O Carnaval é uma época de muita alegria e celebração, mas também pode ser bastante cansativo, já que as festividades geralmente duram vários dias. No final, muitas pessoas ficam exaustas, mas também cheias de memórias inesquecíveis e prontas para se preparar para o próximo ano.

Podcast Café com Sociologia

Episódio 009 – Carnaval, malandros e heróis

Por Cristiano Bodart e Roniel Sampaio-Silva

Saudações sociológicas! Podcast Café com Sociologia trouxe uma temática da ordem do dia para comemorar  “10 anos do Blog Café com Sociologia“, blog editado por Cristiano Bodart e Roniel Sampaio-Silva.

Neste podcast carnaval, malandros e herois trazemos o tema, o que fazemos sob abordagens sociológica e antropológica acompanhadas de diversas músicas que nos ajuda a entender essa manifestação cultural. Esperamos que curtam este episódio recheado de reflexões, além de um pouca da história dessa festa popular.

Não deixe de ouvir! Confira! 

Além deste episódio é possível ouvir diversos outros Podcasts Café com Sociologia AQUI

Clique aqui para baixar

Para ouvir no anchor.fm,  acesse abaixo

 

 

 

 

Nota:

*Publicado originalmente em 25 de fevereiro de 2019

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

1 Comment

  1. “Saudações sociológicas”. Parabéns pelo blog! Sociologia é uma ciência que dever ser debatida e a cada debate, conseguimos elucida muitas coisas. Muito interesse os podcasts, ja baixei quase todos. Kkkkkkkkkk Poderiam trabalhar o tema desigualdade social? Abraço!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile