O que é Tecnologia Social?

O que é Tecnologia Social?

O que é Tecnologia Social?[1]

Raquel Folmer Corrêa[2]

Raquel Folmer Corrêa - Tecnologia Social

Raquel Folmer Corrêa e uma das autoras do livro “Conceitos e categorias do ensino de Sociologia, vol.2” (2021)

Você pode se perguntar: por que tal conceito está em um livro de Sociologia? Tecnologia não é assunto das Engenharias? Veja bem, será que passamos um dia sem escutar a palavra “Tecnologia”? A Sociologia tem se dedicado a elaborar explicações científicas que nos ajudem a compreender de modo crítico as diferentes dimensões de análise da Tecnologia.

O texto, publicado no livro Conceitos e Categorias do ensino de Sociologia, vol.2 (CORRÊA, 2021), mostra como Tecnologia Social e Tecnologia se constituem como atividades humanas voltadas à prática. Elas dizem respeito a processos e fenômenos socialmente organizados que estão fortemente imbricados com as relações sociais que vivenciamos em nosso cotidiano. Portanto, podemos entender que a Tecnologia é elaborada e desenvolvida em sociedade por sujeitos específicos em determinados momentos históricos e faz parte de nossas relações sociais.

No contexto do capitalismo, o conceito aqui debatido vai ser pensado como contraponto à Tecnologia Convencional (capitalista) de modo a considerar os desejos e as necessidades básicas de sujeitos em situação de vulnerabilidade social. Teoricamente, ela considera a participação coletiva no seu processo de organização, desenvolvimento e implantação, além de estar baseada na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas sociais concretas.

Você tem aqui um convite para refletir sobre como podemos perceber que a Tecnologia, como atividade social, faz parte do nosso cotidiano e que a Tecnologia Social está a nossa disposição como ferramenta que pode ser utilizada para a transformação social, inclusive na escola.

Portanto, esse tipo de tecnologia deve ser compreendido, estranhado, desnaturalizado, aperfeiçoado e desenvolvido segundo nossas necessidades. Importa, sobretudo, que tenhamos um olhar sociológico e, portanto, crítico para que esse instrumento analítico sirva à emancipação social em uma sociedade igualitária e justa.

 

Referência

CORRÊA, Raquel Folmer. O que é Tecnologia Social. In: BODART, Cristiano das Neves (Org.). Conceitos e categorias do ensino de Sociologia, vol.2. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021. pp.113-118.

Como citar este texto:

CORRÊA, Raquel Folmer. O que é Tecnologia Social. Blog Café com Sociologia. mar. 2021. Disponível em: < https://cafecomsociologia.com/tecnologia-social/>.

Notas

[1] Texto derivado de verbete publicado em “Conceitos e categorias do ensino de Sociologia” (2021).

[2] Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Docente do IFRS.

 

Versão em PDFAQUI

Conceitos e categorias do ensino de Sociologia

Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo:

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: