Processo de Socialização: para entender de vez o conceito

Processo de Socialização
.
.
A socialização é o processo pelo qual o ser humano se “civiliza”, internaliza as normas e valores coletivos. É a partir dela que o indivíduo toma para sí os comportamentos sociais como seus.
.
“Toda a educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras [adequadas] de ver, sentir e agir às quais elas [supostamente] não chegariam espontaneamente (…). Desde os primeiros anos de vida, são as crianças forçadas a beber comer e dormir em horários regulares; são constrangidas a terem hábitos higiênicos, a serem calmas e obedientes; mais tarde, obrigamo-las a aprender a pensar nos demais, a respeitar usos e conveniências; forçamo-las ao trabalho, etc. […]” (DURKHEIM, 1974, p.5).
.
Mais ainda, para Durkheim (1974, p.5),
.
“[…] a educação tem justamente por objeto formar o ser social; pode-se então perceber, (…), de que maneira este se constitui através da história. A pressão de todos os instantes que sofre a criança é a própria pressão do meio social tendendo [permanentemente] a moldá-la à sua imagem e semelhança.”
.
O processo de socialização tem início a partir dos primeiros contatos com os outros indivíduos e instituições, sendo esses agentes socializadores. Estes por sua vez exercerão coerções a fim de “ensinar” como se integrar à sociedade e manter-se coesa a ela. Nesse sentido, a socialização é de extrema importância para que se mantenha a harmonia social.
.
Grosso modo, afirma-se que existem dois estágios ou tipos de socialização: primária e secundária. A socialização primária seria aquela onde a criança apreende as primeiras habilidades intelectuais e sociais, obtendo suas primeiras experiências com as convenções sociais. Geralmente a socialização primária ocorre no seio da família. Já a socialização secundária seria o contato, ou acesso, subsequente, ingressando em grupos e instituições da sociedade e absorvendo suas regras, práticas, convenções, crenças, etc. É por meio da socialização secundária que os indivíduos aprenderão a desempenhar seus diversos papeis sociais e obterão cultura, em seu sentido amplo.
.
.
Cristiano Bodart, doutor em Sociologia (USP) Professor do Programa de de Pós-Graduação em Sociologia (Ufal)
Referência

DURKHEIM, Emile. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1973.

______________. As regras do método sociológico. São Paulo: Nacional, 1974.

 

Como citar este texto:

BODART, Cristiano das Neves. Para entender de vez o que é socialização. Blog Café com Sociologia. 2010. Disponível em: <https://cafecomsociologia.com/socializacao-con…icoes-da-obra-as/>. Acesso em: dia, mês, ano.

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta