Redes sociais como tribunal são instrumento de juilgamento para que que os julgadores se sintam melhores, em superioridade. Cabe ao júri um ritual de sacrifício em favor do Deus mercado.
Por Roniel Sampaio-Silva
Milhares de anos depois, as redessociais online tornaram-se um espaço de encontro de diferentes ideias,ideologias, crenças e valores e passaram a ser um espaço de circulação deideias e crenças as quais colocaram em um mesmo espaço pessoas ricas e pobres,acadêmicos e pouco letrados etc. As velhas hegemonias da “nova Igreja”, “Agrande mídia”, tornaram-se questionáveis, a audiência e os lucros diminuíram eos discursos tornaram-se mais plurais. Como resultado tem havido uma novainquisição cultural, pautada no conspiracionismo e maximização do sentimento demedo, terror com uma pitada de pseudo-nacionalismo.
A nova “Santa Instituição” passa a ser a Grande Mídia, a qual tem amplos poderes no nosso tempo, se dizendofalar em nome do “Povo” e alertando para as heresias contra o seu Deus: O Capital. A doutrina precisa ser preservada, para isso é convocado sacerdotes,guardião das tradições. As escriturassagradas passam a ser Von Mises, Constantino, Reinaldo Azevedo e Olavo de Carvalho. Milhares de seguidores são recrutados pela televisão e pelos jornaisque direcionam os seus telespectadores a buscarem os sites dos profetas. Essassão as novas rotas das cruzadas.
Religiosa, hoje os soldados da inquisição são a população medíocre e quem julga é a Grande Mídia. Tudo com as bênçãos do “Deus Mercado”.