Slides de Sociologia da Educação: disponíveis para download em ppt

Slides de Sociologia da Educação

Slides de Sociologia da Educação elaborados pela professora Rosângela Pereira do Instituto Federal Rio de Janeiro. A disciplina em questão também é chamada de SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO e tem outros nomes, dependendo da instituição.

EMENTA

Conceitos filosóficos, sociológicos e antropológicos de ser humano e educação. Pensamento clássico e contemporâneo sobre educação. As relações entre Estado, sociedade e escola. A escola como dispositivo de inclusão e exclusão. Relações étnico-raciais, diversidade e ética no cotidiano escolar.

2. OBJETIVOS
2.1. Gerais:

Qualificar os Licenciandos para a compreensão dos fundamentos teórico-conceituais da educação à luz de referenciais antropológicos, sociológicos e filosóficos, possibilitando a análise contextual dos fenômenos educacionais e das práticas escolares.

2.2 Específicos:

Analisar os conceitos filosóficos, sociológicos e antropológicos de ser humano e educação. Diferenciar o pensamento clássico e contemporâneo sobre educação. Discutir as relações entre Estado, sociedade e escola. Identificar a escola como dispositivo de inclusão e exclusão. Debater sobre as relações étnico-raciais, diversidade e ética no cotidiano escolar.

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A Educação como objeto de Estudo O processo de Socialização: socialização Primária e Secundária. Socialização Organizacional Cultura: Conceito. Determinismo geográfico e Biológico. Evolucionismo. Funcionalismo. Estruturalismo. Cultura como sistema simbólico e antropologia Interpretativa. Etnocentrismo, Multiculturalismo, Alteridade, Relativismo Cultural
Cultura, Educação e Conhecimento: Os conceitos filosóficos, sociológicos e antropológicos de ser humano e educação. As relações entre Estado, sociedade e escola. Contexto histórico de surgimento da Sociologia e da Antropologia. O pensamento clássico e contemporâneo sobre educação A escola como dispositivo de inclusão e exclusão. As relações étnico-raciais, diversidade e ética no cotidiano escolar.

Slides de Sociologia da Educação

1. A educação como objeto de estudo sociológico

1. Exclusão social – minorias – raça

2. Contexto histórico e social de desenvolvimento da Sociologia

3. Karl Marx e a concepção dialética dos fenômenos

3.MARX ENGELS e a educação

4. Émile Durkheim e a integração social

5. MAX WEBER

5. WEBER e a educação

6. Educação como objeto de Estudo sociológico2

PLANO DE CURSO SCE 2019.2

 

 

Publicado originalmente em http://sites.ifrj.edu.br/rosangela-pereira/disciplinas/direitos-humanos-e-educacao

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile