Infraestrutura e superestrutura em Marx
Ideologia
“As ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes; isto é, a classe que é a força material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, sua força espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios de produção material dispõe também dos meios de produção espiritual, de modo que a ela estão submetidos aproximadamente ao mesmo tempo os pensamentos daqueles aos quais faltam os meios de produção espiritual. As ideias dominantes nada mais são que a expressão ideal das relações materiais dominantes, são as relações materiais dominantes apreendidas como ideias; portanto, são a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante, são as ideias de sua dominação” (MARX, 1993, p. 72).
Ideologia e estrutura social
“é evidente que eles o fazem em toda a sua extensão, portanto, entre outras coisas, que eles dominam também como pensadores, como produtores de ideias, que regulam a produção e distribuição das ideias de seu tempo; e, por conseguinte, que suas ideias são as ideias dominantes da época” (MARX, 1993, p. 72).
Referência
MARX, Karl. A ideologia alemã. 9ª ed. São Paulo: Hucitec, 1993.
Como citar esse texto:BODART, Cristiano das Neves. Infraestrutura e superestrutura em Marx. Blog Cagé com Sociologia. com. Disponível em: linkdapostagemaqui. Acesso em: dia mês ano.
Gostei. Resume com qualidade o pensamento de Marx
Muito bem explicado, a internet vem deteriorando Marx através dos pseudo políticos. Esses conceitos em combate a dominação do capital ideia e relação sem dúvida é o caminho.
Simples, Conciso e Claro.
Simples, conciso e claro.
Muito bom o texto. Está bem resumido e explicado.
Obrigado pela ajuda na compreensão desse pensamento da Infraestrutura e Superestrutura, pois não havia estabelecido uma relação entre as duas estruturas socioeconômicas.
Parabéns! ótimo trabalho.
Gostei muito, parabéns! O conteúdo foi abordado de forma direta e didática. Muito bom!
parabéns, leitura simples e acessível
muito obrigado pelo resumo, ajudou muito. 🙂